Introdução aos App Themes
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on linkedin
Share on email

Com o aumento da quantidade de sites produzidos com WordPress, a necessidade de temas também está crescendo. Os Temas multiusos (Multi-Purpose) estão se tornando muito populares entre os proprietários de sites. Muitos temas existentes são construídos principalmente para tratar a funcionalidade do blog.

Com o crescimento do desenvolvimento de aplicações web #WordPress, está surgindo um necessidade maior também por temas específicos para diferentes fins. Estes temas são conhecidos como Temas App. Neste artigo, vamos familiarizar com o conceito de Temas App e seu uso no mundo real. Pode parecer meio confuso no início, mas leia até o final do post e você vai entender perfeitamente o que são os #TemasApp, e não só isso, tenho certeza que vai pensar em um projeto onde poderia aplicá-los.

No final deste artigo, se você achar que este conhecimento foi útil para você, considere deixar um comentário e compartilhar o post nas suas redes sociais. Isso nos ajuda a divulgar melhor nosso conteúdo, dividir nosso conhecimento e ajuda a manter este canal funcionando por muito mais tempo.

O que é um Tema App?

Temas de Aplicativos, Temas App ou App Themes é a abreviação de “Application Theme”. Como o próprio nome sugere, um Tema App é usado como uma aplicação com necessidades específicas, além de blogs. Geralmente, os Temas de Aplicativos são construídos com foco em um domínio de negócio específico, em vez de fornecer uma solução multi-uso.

Um Tema App pode ser considerado como uma versão estendida do WordPress. Eles não diferem muito do processo de criação de um tema padrão, mas os App Themes fornecem soluções internas com funcionalidades completas para um determinado negócio, eliminando a necessidade de plugins de terceiros.

Comparado a sites normais com blogs, eles são aplicações web muito limitadas, construídas em cima do WordPress; Portanto, o número de Temas de Aplicativos existentes ainda é muito modesto em comparação aos #TemasWordPress normais. Então, é uma boa ideia começar a se familiarizar com alguns dos Temas App disponíveis, dado o futuro do desenvolvimento de aplicativos com WordPress.

Razões para a Criação de Temas App

Há duas principais partes interessadas, que têm uma demanda por Temas App: os proprietários de sites que querem construir aplicações complexas com WordPress e desenvolvedores de temas.

Vamos considerá-los separadamente para analisar a necessidade de Temas App de cada uma, a partir de suas perspectivas únicas.

Tema App para Proprietários de Site

Felizmente, tenho visto muitos proprietários de sites que têm a capacidade de usar plugins de terceiros para construir sites avançados sem saber nada sobre o desenvolvimento WordPress. Eles poderiam contra argumentar a necessidade de um Tema App, quando eles podem construir sistemas avançados com um tema padrão.

Mas, como um site se expande com características cada vez mais complexas, o processo de combinação de plugins de terceiros torna-se um pesadelo.

Assim, a solução é usar um tema padrão com um plugin de aplicação específica ou simplesmente usar um Tema App. Vejamos por que devemos escolher Temas App em aplicações complexas, ou aplicações que se concentram em negócios específicos:

  • A interface de usuário do aplicativo é otimizada para atender aos requisitos de negócio.
  • O domínio do negócio é definido dentro do tema.
  • Todas as características e interfaces são uniformes e compatíveis uma com a outra. É difícil conseguir a mesma consistência com um grupo de plugins de terceiros.

Estas são algumas das razões para preferir Temas App, para os proprietários de sites. A outra solução é usar um tema padrão, com plugins autônomos de domínio específico. É considerado como sendo uma alternativa melhor para a construção de uma aplicação com vários plugins de terceiros, mas quando comparado com Temas App, torna-se a segunda melhor, já que um plugin autônomo não é compatível com todos os temas padrão.

Tema App para Desenvolvedores

Há uma grande demanda por Temas App para WordPress, e a oferta tem sido, muitas vezes, insuficiente. Construir um Tema App para um domínio de negócio não coberto, pode levá-lo à muitas oportunidades como um desenvolvedor.

Vamos descobrir a necessidade de criação de Temas App para desenvolvedores.

  • Geralmente, os desenvolvedores de Temas WordPress têm menos conhecimento de PHP em comparação com os desenvolvedores de plugins. Em vez disso, eles se concentram nos aspectos do design ao utilizar os recursos básicos de PHP necessários para o desenvolvimento do tema. Claro, haverá desenvolvedores de temas excepcionais, que dominam o PHP também. Para o menos experiente, será uma boa oportunidade para aprender técnicas avançadas de desenvolvimento, alargando o tema padrão para um Tema App.
  • Há uma grande demanda por Temas de Aplicativos na maioria dos mercados de temas WordPress, por isso é uma boa oportunidade para fazer algum lucro através do desenvolvimento de um Tema App único.
  • Temas padrões são construídos com estruturas de layout semelhantes e, portanto, todos os temas têm muito em comum, por isso é difícil apresentar suas habilidades criativas como designer. Com os Temas App, você pode levar os layouts para além das estruturas comuns, para mostrar suas habilidades como designer.

Então, nós vimos as razões para a criação de Temas App a partir da perspectiva de ambos, os proprietários de site e desenvolvedores. Claro, há também os usuários que utilizam o site. Mas, como um usuário, há muito pouca diferença se é um tema aplicativo ou tema padrão estendido. Desta forma, não vamos aprofundar sob a perspectiva dos usuários.

Comparando Temas App vs. Temas Padrão

Geralmente, a maioria das nossas necessidades são por temas padrões e, portanto, raramente usamos Temas App na prática. Mas, para se tornar um desenvolvedor de tema WordPress de primeira classe, você deve estar familiarizado com temas de aplicativos, em ordem de ascensão, para o próximo nível de desenvolvimento WordPress. Compreender as semelhanças e diferenças entre os Temas App e Temas Padrões pode ser altamente benéfico à longo prazo.

Como desenvolvedores, nós temos a liberdade de escolher a estrutura de arquivos do tema WordPress. Por isso, é possível fazer um Tema WordPress com apenas os arquivos “index.php” e “style.css“. Mas na maioria dos casos, teremos a lista arquivos de template completa, criada dentro dos temas. Temas App também pode ser construído usando arquivos de template personalizado em vez dos padrões recomendados pelo WordPress, mas a maioria dos desenvolvedores preferem arquivos padrões, até para ganhar o apoio do núcleo para a funcionalidade.

Agora, eu gostaria de dividir os temas WordPress em três segmentos principais para a finalidade desta discussão:

  1. Temas Padrões que são geralmente usados ​​para o desenvolvimento de websites com blogs. Estes temas se concentram no design e oferecem menos funcionalidades.
  2. Temas App Básicos que são amplamente utilizados em aplicações web como uma forma estendida de temas padrões. Eles fornecem mais funcionalidade em comparação à um tema padrão. Podemos facilmente transformar tema padrão em um Tema App Básico, ajustando os arquivos do template com funcionalidades personalizadas.
  3. Temas App Avançados que são ocasionalmente usados ​​para aplicações web altamente avançadas. É difícil transformar um tema padrão em um Tema App Avançado e, portanto, é melhor escolher um já existente.

Temas Padrões e Temas App Básicos têm muitas semelhanças. Basicamente, temos uma lista de posts, post individuais (single posts), categorias, tags, arquivos e páginas, de um site normal com o tema padrão. Podemos experimentar as mesmas coisas de uma perspectiva diferente dentro de um Tema App. Muitos Temas App Básicos são construídos através da extensão desses recursos.

Por exemplo, eu sugiro que você veja os seguintes Temas App: (Talvez já os tenha visto em ação…)

  • ClassiPress – Neste tema, anúncios classificados atuarão como as mensagens e todos os layouts padrão são utilizados com anúncios classificados em vez de mensagens normais.
  • JobRoller – Mensagens são substituídas por postos de trabalho e todos os recursos restantes é semelhante com trabalhos categorias relacionadas, etiquetas etc
  • Academy – Neste tema, as mensagens são substituídas por cursos e assim por diante.

A maioria dos Temas App cai na categoria onde posts e páginas normais são estendidos para construir um tema com foco em domínio específico. A utilização de dados personalizados adicionais é a principal diferença.

Tendo olhado para as semelhanças, agora podemos passar para as variações dosTemas App em comparação com temas padrão.

  • Uso de dados personalizados é muito alto,
  • Temas App podem exigir tabelas de banco de dados adicionais para armazenar seus dados personalizados,
  • Estrutura do layout pode diferir de temas padrões,
  • Barras laterais e seções de comentários são limitados em Temas App,
  • Temas App contém um painel de opções avançadas ou páginas opções de tema separadas para trabalhar com dados personalizados.

O número de variações pode aumentar com base na complexidade e no domínio do negócio de um Tema App. Como um Tema Aplicativo se torna mais simples, vai ser mais fácil de estender o tema padrão, do que construir um Tema App.

Exemplos Práticos de Temas App

Como já mencionei anteriormente, os Temas App podem ser desenvolvidos para atender a muitos domínios de negócios, mas atualmente temos um número limitado de domínios cobertos com os WordPress App Themes disponíveis.

Estes, incluem mercados como Job Listing, Classificados, Bases de Conhecimento, e mais alguns poucos, entre os mais populares Temas App.

Aqui está uma lista dos Temas App que mais tem se destacado no mercado:

The Navigator

Navigator

The Navigator é um tema baseado em diretório para fornecer detalhes sobre locais com navegação Google Maps embutida.

Clipper

Clipper

Clipper é um sistema de gerenciamento de cupom para WordPress.

ProjectPress

ProjectPress

ProjectPress introduz gestão de projeto básico no WordPress.

Tour Operator

Tour Operator

O tema aplicativo Tour Operator é um sistema de reservas para agências operadoras de turismo, hotéis, resorts, pousadas, parques de campismo, ou quaisquer outras empresas que necessitam de reservas.

Publisher

Publisher

Publisher é um sistema para a demonstração e gestão de produtos digitais de autores de livros e editoras de produtos digitais.

Estes são alguns dos Temas App que oferecem características incomuns com domínios de negócios incomuns. Você pode encontrar muitos temas de aplicativos populares através de uma pesquisa no Google por “WordPress App Themes”. Infelizmente, a maioria deles são premium e deve custar um pouco caro, em comparação com temas WordPress mais generalizados.

Os usuários do WordPress ainda aguardam Temas App incríveis que estejam disponíveis de forma gratuita.

Prós e Contras do uso de Temas App

Podemos encontrar muitos pontos a favor e alguns contra App Themes através de uma pesquisa aprofundada, mas tudo depende do caso de uso que nós estamos tentando trabalhar.

Nas seções anteriores, descobrimos alguns dos prós e contras de Temas App, sem negligenciar algumas questões específicas. Agora, vamos olhar para o restante dos prós e contras, em geral:

Prós

  • Todas as características são incorporadas ao tema de modo que não precisa do apoio de um desenvolvedor para executar o sistema.
  • As interfaces de usuário são projetados para combinar com o domínio do negócio com designs exclusivos.
  • A funcionalidade do aplicativo é tratada pelo tema e, portanto, os dados são organizados corretamente em relação ao cenário, ao invés de ter que usar vários plugins.

Muitas pessoas preferem WordPress em relação à outros CMS, mas muitos não gostam do visual do layout do WordPress. Temas App permite-nos fornecer layouts que se diferem da aparência usual de temas WordPress.

Contras

  • É comum que os proprietários de sites reformulem o site de vez em quando com novos temas. Substituir um Tema App é uma tarefa meio complexa e você não deve esperar mudar facilmente o tema.
  • A maioria dos plugins de terceiros são construídos para trabalhar com temas padrões e por isso é difícil trabalhar com esses plugins com Temas App.
  • Podemos encontrar uma enorme coleção de temas padrões online, mas há um número muito limitado de Temas App, porque eles são geralmente desenvolvidos como temas premium. Como tal, usar um tema aplicativo pode ser mais caro em comparação com temas padrão.
  • Ocasionalmente, os Temas App são desenvolvidos utilizando as suas próprias tabelas de banco de dados, definições de dados e funções. Portanto, é complexo para personalizar um Tema App sem conhecimento de sua implementação.

Conclusão

Um Tema App é uma solução de alto nível para a implementação de aplicativos WordPress dentro de domínios de negócios – Quando falo de domínios de negócios, me refiro à negócios, mercados, nichos ou segmentos específicos. Tal como acontece com todas as soluções, há prós e contras do uso de temas de aplicativos; No entanto, uma vez que você se acostumar com os critérios de decisão, será mais fácil escolhê-los quando necessário.

Como mencionei anteriormente, há Temas App muito limitados e alguns dos já existentes não variam muito dos temas padrão. Então, eu gostaria que você compartilhasse conosco suas experiências com temas de aplicativos, respondendo há apenas 3 perguntas na seção de comentários:

  1. Qual é o Tema App mais avançado que você já usou?
  2. Qual é o domínio do negócio que precisam ser implementados mais Temas App?
  3. Quais são os seus critérios para escolher um Tema App?

Se puder nos ajudar com esta pesquisa, ficaremos gratos. Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais.

Espero ter agregado conteúdo de valor e conhecimento à você. Por aqui, pouca gente tem usado os Temas App, então achei interessante compartilhar este conhecimento que pode agregar muito valor ao seu negócio.

Agradeço por você estar aqui investindo seu tempo nesta leitura.

Nos vemos nos próximos posts,

Assinatura Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

Deixe uma resposta

Aqui utilizamos o Google reCAPTCHA por medidas de segurança. Veja mais detalhes em Política de Privacidade e Termos de Uso

Eu aceito os termos!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
×

Carrinho