Frameworks de Temas WordPress
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on linkedin
Share on email

10 anos atrás surgia o WordPress, simples e com um futuro brilhante pela frente – mesmo que não soubéssemos disso. Muitos recursos que amamos nele hoje, ou não existiam, ou estavam em fase de desenvolvimento. Um desses recurso era o sistema de template do WordPress, que hoje chamamos de temas, e que agora não se parece com nada que tínhamos, digamos, há cinco anos atrás.

Antes, era impossível para os usuários do #WordPress atualizar seus sites, sem perder o estilo personalizado. Se você estiver usando o WordPress há bastante tempo, você deve lembrar o quão cansativo e irritante isso foi. Muitas pessoas eram forçadas a copiar todos os seus estilos personalizados em um documento antes de mudar de temas. Depois, elas eram forçadas a passar horas a fio fazendo o upload dos estilos personalizados para os novos temas.

As pessoas estavam perdendo tempo demais com isso, sem mencionar que alguns sites quebravam após as novas alterações. Isso foi a regra por bastante tempo, até que os Frameworks de Temas WordPress nasceram. O nascimento dos Frameworks, inaugurou um novo futuro para os #TemasWordPress, adicionando flexibilidade e mudando vários outros aspectos do sistema de template do WordPress.

Então, neste artigo, vamos desmistificar o WordPress Theme Framework (nome em inglês). Vamos falar sobre:

  • O que é um Framework de Temas WordPress – Poucas coisas que você precisa saber sobre eles
  • Vantagens dos Frameworks de Temas WordPress
  • Desvantagens dos Frameworks de Temas WordPress
  • Exemplos de Frameworks de Temas WordPress
  • Você deve escolher um Framework de Temas WordPress?
  • Recursos para Framework de Temas WordPress

Até o final deste post, você vai ter um claro entendimento sobre #Frameworks de Temas WordPress, e você ficará feliz em conhecê-los. Por favor, venha comigo até o próximo tópico.

O que é um Framework de Temas WordPress

Frameworks de Temas WordPress

Um Framework de Tema WordPress não é nada mais do que um tema-pai básico bem-codificado. A principal diferença entre um framework e um tema normal, é que você precisa de um tema filho (child theme) para adicionar estilo personalizado.

Se você criar um tema child para seu tema pai, você tem todo o direito de chamar esse tema pai, de Framework de Tema WordPress. No entanto, você deve observar que nem todos os temas pais podem ser bons frameworks, mas todas os frameworks podem ser grandes temas pai. Mas antes de irmos em frente, vamos ver o que o WordPress nos diz sobre os Frameworks.

WordPress Codex fornece dois significados para o termo “Theme Framework“:

  1. Uma biblioteca de código “drop-in” que é usado para facilitar o desenvolvimento de um tema – Uma biblioteca de códigos drop-in não é e nunca será instalado ou usada como um tema. Em vez disso, uma biblioteca de códigos é incluída em um tema usando o arquivo functions.php. Exemplos de frameworks que se qualificam como bibliotecas de código incluem Hybrid CoreRedux Framework e Options Framework.
  2. Um stand-alone base/starter theme independente que se destina a ser aplicado em outro tema, ou então, ser utilizado um template de tema pai, por exemplo, Thematic.

Em outras palavras, um Framework de Tema WordPress cuida da funcionalidade e armazena o código base, mas/e exige um child theme para estilizá-lo. Um único framework pode ser utilizado para alimentar diversos sites.

Como desenvolvedor, você pode facilmente desenvolver o seu próprio Framework de Tema WordPress (uma vez que é apenas um tema WordPress “básico”) e usá-lo para alimentar seus próprios projetos ou oferecê-lo para todo o mundo. Agora que os frameworks não assustam tanto você, vamos analisar os prós e contras?

Vantagens dos Frameworks de Temas WordPress

  1. Eficiência de Tempo – Os Frameworks de Temas WordPress aceleraram o processo de desenvolvimento, uma vez que eles vêm embalados com código de arranque (starter code). Isso significa que, como desenvolvedor, você não precisa codificar o seu tema a partir do zero. Basta escolher um framework de sua escolha e construir seus projetos sobre ele.
  2. Carregamento mais rápido – Frameworks de Temas WordPress carregam muito mais rápido do que temas comuns. Isso ocorre porque os frameworks são, geralmente, livres de gráficos pesados ​​e código mal escritos. A qualidade do código de frameworks geralmente é boa em comparação com a maioria dos temas independentes.
  3. Suporte – Todos (ou a maioria) os Frameworks de Temas WordPress, incluindo os gratuitos vêm com suporte lifetime. Você vai obter respostas para a maioria de suas perguntas nos fóruns de suporte ou nos sites dos desenvolvedores.
  4. Altos padrões da web – Frameworks de Temas WordPress são escritos por desenvolvedores do WordPress diligentes, que seguem rigorosos padrões web de codificação. Fora isso, a maioria dos desenvolvedores comentam o seu código, o que ajuda a modificar qualquer coisa com facilidade.
  5. Fácil de atualizar – Além de conseguir atualizações lifetime, os Frameworks de Temas WordPress contam com temas child, que permitem manter todas as suas alterações personalizadas ao atualizar.
  6. Comunidade – Frameworks de Temas WordPress populares têm grandes comunidades de pessoas envolvidas. Ter uma comunidade do seu lado, como desenvolver, para o seu negócio online, é sempre uma grande vantagem.
  7. Facilidade de desenvolvimento – Alguns frameworks são embarcados com uma vasta biblioteca de código. Alguns vêm com interfaces drop&down, que removem a necessidade de conhecimentos de programação. Você não precisará ser um desenvolvedor profissional para criar temas incríveis usando um Framework de Tema WordPress. Como um iniciante, você pode criar um site WordPress profissional a qualquer momento.
  8. Maior funcionalidade – Os Frameworks de Temas WordPress vem com algumas funcionalidades embutidas incluindo widgets, funções estendidas e muito mais. Muitas vezes, os frameworks oferecem mais funcionalidades do que os temas normais, sem falar que os frameworks são a maneira fácil de personalizar e estender.
  9. A grande liberdade de design – Se você escolher o Framework de Tema certo, você poderá desenvolver qualquer projeto que tenha em mente. Você pode criar desde blogs simples à portais dinâmicos com vários layouts. Depois de entender o funcionamento do seu framework, você vai ser capaz de conseguir muito mais do que apenas um blogs simples!
  10. Search Engine Optimization (SEO)Você não pode ignorar o valor do SEO no marketing online. Seu negócio digital vai se beneficiar muito quando você otimizar seu site para os motores de busca. A maioria dos Frameworks de Temas WordPress tem opções embutidas para a otimização para motores de busca.

Agora, tudo o que tem prós, tem contras também. Vejamos alguns deméritos dos Frameworks de Temas WordPress:

Desvantagens dos Frameworks de Temas WordPres

  1. Custo – Apesar de haver alguns frameworks gratuitos, como Thematic e Cherry Framework, a maioria dos Frameworks de Temas WordPress não são gratuitos. Você terá quer pagar uma taxa única ou uma taxa anual. Em alguns casos, você pode até mesmo ser forçado a pagar mais para receber atualizações e suporte. Prepare seu orçamento com antecedência, fazendo algumas comparações, e então, escolha um framework se adapte melhor às suas necessidades.
  2. Tempo para aprender – Cada Framework é único – Eles são codificados de forma diferente. Todo Framework vem com seu próprio conjunto de funções, filtros e ganchos (hooks), o que significa que você terá que investir tempo para aprender, se você quiser tirar o máximo de proveito dele. No entanto, uma vez que aprende, você codificará temas child como um profissional.
  3. Limitações – Frameworks de Temas WordPress não são perfeitos. Cada um tem suas próprias limitações que podem forçá-lo a substituir os arquivos do núcleo (core) para atender às suas necessidades. Isso exige uma atenção maior de sua parte durante o processo de escolha.

Então, agora você deve ser capaz de perceber que as vantagens dos Frameworks superam em muito suas desvantagens, e isso deve motivá-lo a prosseguir para a próxima seção:

Exemplos de Frameworks de Temas WordPres

GENESIS FRAMEWORK BY STUDIOPRESS

GENESIS FRAMEWORK BY STUDIOPRESS

Genesis é o Framework escolhido por muitos para seus negócios. StudioPress, sua desenvolvedora, diz: “ … Genesis é a base para qualquer design WordPress inteligente“, e aqui está o porquê. O Framework possui apenas a melhor otimização para motores de busca, design responsivo HTML5, máxima segurança, atualizações quase instantâneas, fáceis personalizações, widgets e múltiplas opções de layout, etc.

Genesis é adequado tanto para iniciantes, quanto para desenvolvedores avançados, e você pode obter o seu pleno poder, pelo preço de apenas $59,95 (dólares).

THESIS 2.0 FRAMEWORK

THESIS 2.0 FRAMEWORK

Suportando mais de 57.000 sites WordPress em todo o mundo, Thesis criou uma grande reputação. Este Framework se destaca por ser simples e direto. A melhor parte é que por uma taxa única de $197 dólares, você pode obter o Plano Professional. Isso inclui o Framework Thesis 2.0, domínios ilimitados, atualizações e suporte por e-mail lifetime, acesso à fóruns de membros, uma skin responsiva clássica, skins de social triggers, caixas de optin MailChimp e AWeber, caixas de compartilhamento de mídias sociais, caixa de ferramentas e muito mais.

Você também pode optar pelo Plano Básico de $87, que deixa de fora alguns recursos e suporta apenas um (1) domínio. Com excelentes páginas de destino, páginas de erro 404 personalizadas e outros recursos de customização. Thesis é exatamente o Framework que você precisa para impulsionar o seu negócio online.

CHERRY FRAMEWORK

CHERRY FRAMEWORK

Para um Framework de Tema WordPress gratuito, Cherry Framework é realmente impressionante. É ” … o Framework WordPress mais delicioso“, de acordo com CherryFramework.com, e eu tenho que concordar, porque é totalmente ágil, fácil de instalar, tem atualizações constantes, a funcionalidade shortcode incluída torna fácil estender o framework como quiser, inclui Bootstrap, há widgets úteis, e uma tonelada de outros elementos.

HEADWAY

HEADWAY

Headway foi construído com três pessoas em mente: o iniciante, o designer e o desenvolvedor. Dito de outra forma, Headway foi construído para as pessoas que querem transformar seus “objetivos” em uma realidade, independentemente de suas habilidades de designer. Com uma tonelada de grandes características e benefícios, este Framework de Tema dá-lhe exatamente o que você precisa para construir um site que reflete sua personalidade sem escrever nenhum código. É isso mesmo, Headway é todo de arrastar e soltar (drag&drop).

Como se isso não fosse suficiente, os caras lá da Headway Themes disponibilizaram um par de templates para adoçar o negócio e garantir que você não comece com uma tela em branco – Ninguém gosta de começar com uma tela em branco. Fora isso, o framework Headway é 100% responsivo, concebido em HTML5, otimizado para SEO e bastante extensível. Dê ao seu negócio o up que necessita por apenas $59.

TOTAL DRAG & DROP

TOTAL DRAG & DROP

Desenvolvido na WPExplorer, o tema Total é um Framework WordPress clean e moderno, projetado para várias finalidades. O framework Total pode ajudá-lo a criar tudo, desde blogs elegantes, sites de notícias à lojas virtuais. O Framework vem com um construtor de arrastar e soltar intuitivo, que lhe permite criar páginas com layouts diferentes facilmente. Em cima disso, o Total vem com um pacote de extensão que oferece mais opções de personalização.

O resumo de suas funções incluem um layout totalmente responsivo, design moderno, animações CSS3, suporte a tema child, e Visual Composer (Construtor de Página Drag&Drop), Otimização de SEO, suporte e muito mais. Total é vendido pelo preço de $55.

MAIS FRAMEWORKS

Existem centenas, ou mesmo milhares, de outros Frameworks de Temas na web. Outros renomados frameworks incluem:

Aqui, você já deve ser capaz de dizer o que um Framework de Tema WordPress é. Você também já pode escolher o framework adequado para o seu negócio. Mas você deve mesmo escolher um Framework de Tema WordPress ao invés de um tema comum?

Você deve escolher um Framework de Tema WordPress ?

Bem, tudo depende de necessidades do seu negócios. Sua experiência com o WordPress não importa para que possa ter um framework. Se você quer começar ou modificar um simples blog, é melhor optar por um tema premium WordPress. Se você precisa de um poderoso framework para um grande site, você pode escolher qualquer um dos que citei acima. Além disso, se você precisa alterar o código e outros elementos do seu site regularmente, um framework é a sua melhor opção.

Tire um tempo para entender suas necessidades específicas para determinar a solução (framework ou tema comum) que mais lhe agrade. No geral, os frameworks de temas WordPress tem uma vantagem sobre temas WordPress normais, em termos de segurança, flexibilidade e funcionalidade.

Recursos para Frameworks de Temas WordPress

Se você gostaria de expandir o seu conhecimento sobre Frameworks, aqui estão alguns conteúdo a respeito ( em inglês – para variar! rs ):

Obs: Juro que eu me esforço para achar coisas boas em português! 😉 Que bom que tem o WP24Horas para ajudar, não é?

Conclusão

Um Framework de Tema WordPress pode ser a ferramenta que você precisa para levar sua empresa para o próximo nível. Você não pode esquecer os muitos benefícios de usar um framework em oposição a um tema normal. Ao mesmo tempo, não vá investir em um framework quando tudo que você realmente precisa é de um tema WordPress premium.

O que achou deste post? Já sabia sobre os Frameworks para WordPress? Conhecia os que mencionei acima? Deixe um comentário abaixo.

Espero que este post ajude-o de fato à elevar o nível não só da aparência do seu site WordPress, como a estrutura que torna isso possível.

Se você gostou, por gentileza, nos ajude a divulgar este conhecimento, começando pelo compartilhamento social.

Para receber mais dicas sobre temas e frameworks, inscreva seu e-mail ao lado.

Nos encontramos em breve,

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

Deixe uma resposta

Aqui utilizamos o Google reCAPTCHA por medidas de segurança. Veja mais detalhes em Política de Privacidade e Termos de Uso

Eu aceito os termos!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
×

Carrinho