Dias
Horas
Minutos
Segundos

Conta / Painel

HEADER MOBILE

  • Home
  • Tutoriais
  • Como Personalizar o Painel do WordPress para seus Clientes

Como Personalizar o Painel do WordPress para seus Clientes

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Nosso conteúdo é sempre voltado principalmente para empreendedores digitais que usam o #WordPress como plataforma para seus negócios, no entanto, tenho certeza que alguns de nossos leitores, gostariam de aprender como personalizar o painel administrativo do WordPress, seja para si ou mesmo para seus clientes – hoje, vamos focar na segunda situação.

Vamos considerar que você tenha começado a utilizar o WordPress para o projeto do seu cliente, com certeza você gostaria de impressioná-lo ainda mais com a melhor “embalagem” possível, certo? Este artigo irá se concentrar nesta “embalagem” do WordPress para que, em apenas alguns minutos após a conclusão de um projeto, ele possa parecer mais original e personalizado para o cliente, e não passar aquela sensação de algo genérico, comum, que todo mundo usa. Mas é claro, tudo que vou mostrar a você aqui serve para seus próprios projetos com o WordPress também.

Um bom produto vem com uma boa embalagem – deveria pelo menos. Ao desenvolver um site para o seu cliente, embalá-lo bem, causa uma boa impressão e acrescenta-lhe uma boa sensação. A maioria dos clientes não entendem os esforços que você colocou na criação de um site dinâmico, ou as 1000 linhas de código que você escreveu para criar um plugin personalizado. Tudo o que importa é o que eles vêem.

O WordPress trabalha “fora da caixa” neste sentido, é bem projetado e tão bom quanto qualquer produto comercial. Então, apenas uns poucos toques, podem torná-lo ainda mais personalizado para o seu cliente. Este artigo irá se concentrar em melhorar a “embalagem” do WordPress (repetindo para reforçar) em apenas alguns minutos após a conclusão de um projeto, para torná-lo mais exclusivo para o cliente. Porém, não se preocupe, não vamos entrar explicações detalhadas de funções do WordPress, apenas em como fazer uma personalização rápida.

3 Maneiras de Terminar um Projeto WordPress Perfeitamente Antes de Entregá-lo ao seu Cliente

[Tweet “Geralmente, tudo o que importa para o seu cliente é o que ele pode ver.”]

  1. Remova e substitua elementos genéricos como a logo do WordPress e assinatura no rodapé
  2. Remova seções indesejadas do Painel do WordPress
  3. Instale plugins para otimizar o site e torná-lo mais rápido e seguro

#1.1 Personalize o Logo da Página de Login

Login WordPress

Por padrão, quando um cliente quer acessar a administração do WordPress (wp-admin), a primeira coisa que vai notar é a página de login com um logotipo WordPress. Não seria melhor se esta página tivesse o logotipo da empresa do seu cliente, ou talvez até o seu? Há muitas maneiras simples de fazer isso, por exemplo, usando plugins que até permitem outras opções de personalização também. Mas eu, pessoalmente, prefiro definir isso usando o poderoso arquivo functions.php.

Se você tem um functions.php em seu tema personalizado, abra-o – Se não tiver, você pode usar um plugin específico do site, ou mesmo criar um arquivo chamado “functions.php” e colocá-lo dentro da pasta do tema.

Adicione as seguintes linhas de código no arquivo functions.php: [Veja como adicionar códigos da forma correta]

[php]
// LOGO PERSONALIZADA PARA PÁGINA DE LOGIN

function my_custom_login_logo()
{
echo ‘

‘;
}
add_action(‘login_head’, ‘my_custom_login_logo’);
[/php]

Notas

O caminho “/images/logo_admin.png” é relativo à pasta do tema principal e precisa ser alterado com base na localização da sua imagem do logotipo.

Dica: Certifique-se de deixar um espaço em branco adicional na abaixo da imagem do logotipo, para evitar que os avisos toquem o logotipo.

Agora, como você pode ver, com apenas algumas linhas, você é capaz de personalizar o logotipo da página de login, sem a necessidade de um plugin. O WordPress é um software muito modular, com milhares de funções. Podemos usar qualquer função e modificar as configurações padrões, seja com o uso de um arquivo functions.php ou através de plugins.

No código acima, simplesmente usamos o hook “login_head()”, para adicionar a nossa própria função à ele. Da mesma forma, você pode até ir mais longe e adicionar seu próprio estilo para a página de login.

#1.2 Personalizando o Link do Logo da Página de Login e o Atributo ALT.

Não sei se você já reparou isso, mas se você clicar no logotipo na página de login, ele irá levá-lo para wordpress.org. O texto ALT deste link é “Powered by WordPress“. Usando o mesmo arquivo functions.php, agora podemos modificar este link e o texto ALT para qualquer coisa que quisermos. Veja o código abaixo:

[php]
// Link Personalizado para a logo do login

function change_wp_login_url()
{
echo bloginfo(‘url’); // or mostre sua própria url
}
add_filter(‘login_headerurl’, ‘change_wp_login_url’);

// Texto ALT personalizado

function change_wp_login_title()
{
echo get_option(‘blogname’); // or mostre seu próprio texto
}
add_filter(‘login_headertitle’, ‘change_wp_login_title’);
[/php]

No exemplo anterior, usamos “add_action” e no exemplo acima nós usamos “add_filter” no código. Qual é a diferença? Bem, ambos são ganchos (hooks) WordPress, a única diferença é que usamos “add_action” para grandes funções e “add_filter” (simplificando o conceito) para modificar o texto antes de ser enviado para o banco de dados ou para o navegador.

#1.3 Personalizando o Logo do Painel

Logotipo WordPress no Painel

Uma vez feito o login e chegando no backend (painel administrativo) do WordPress, há um outro pequeno logotipo do WordPress exibido no topo. É pequeno, mas se você quiser alterá-lo, então adicione o código abaixo para o mesmo arquivo functions.php que usamos no passo acima.

[php]
// Logo do cabeçalho do painel administrativo

function custom_admin_logo()
{
echo ‘

‘;
}
add_action(‘admin_head’, ‘custom_admin_logo’);
[/php]

Como você pode ver, o formato é quase o mesmo que usamos para mudar o logotipo da página de login. A única coisa que muda é o hook que utilizamos. Neste caso, estamos adicionando a nossa função usando o hook “admin_head()“.

#1.4 Personalizando o Rodapé do WordPress

No rodapé do painel do WordPress, você vai notar o texto com um link “Obrigado por criar com o WordPress…“. Entenda, o WordPress merece todo o crédito que podemos dar, sempre! – Especialmente por ser uma ferramenta tão maravilhosa. No entanto, para aqueles de vocês que querem um pouco mais de personalização e modificar isso temos outro gancho WordPress para nos ajudar.

[php]
// Modificando o rodapé administrativo

function remove_footer_admin ()
{
echo ‘Desenvolvido por WP24Horas‘;
}
add_filter(‘admin_footer_text’, ‘remove_footer_admin’);
[/php]

Claro, você deve adicionar o link do seu próprio site e o nome, e também qualquer outro link que você desejar, como um link para seu suporte, ou o seu endereço de e-mail.

#2 Removendo as Seções do Dashboard (Painel), que o seu cliente “não precisa”

No painel do WordPress, você vai notar muitas seções, tais como Plugins, Notícias do WordPress, etc.

Widgets no Painel do WordPress

Será que seus clientes realmente precisam ver detalhes de novos plugins, notícias e atualizações do blog do WordPress? Tenho certeza que a melhor situação é não mostrar a eles todas estas coisas.

As seções são adicionadas usando o hook “wp_dashboard_setup()” e o mesmo pode ser usado para removê-las. Basta copiar e colar o código abaixo em seu arquivo functions.php para mostrar somente as seções mais necessárias, digamos assim.

[php]
// Removendo Meta Boxes do painel para todos os usuários

function example_remove_dashboard_widgets()
{
// Globalize o array dos metaboxes, este contém todos os widgets para wp-admin
global $wp_meta_boxes;

unset($wp_meta_boxes[‘dashboard’][‘side’][‘core’][‘dashboard_primary’]);
unset($wp_meta_boxes[‘dashboard’][‘side’][‘core’][‘dashboard_secondary’]);
unset($wp_meta_boxes[‘dashboard’][‘normal’][‘core’][‘dashboard_plugins’]);
}
add_action(‘wp_dashboard_setup’, ‘example_remove_dashboard_widgets’ );
[/php]

Esta função também pode ser estendida para adicionar novas boxes ou remover outras como “Links de entrada”, “Quick Press” e outras.

Aprenda mais sobre o hook “wp_dashboard_setup“, e também, mais sobre os Dashboard Widgets.

#3 Otimizando e Melhorando a Segurança Usando Plugins

O WordPress tem atualmente, mais de 30.000 plugins. Agora, se você quiser experimentá-los, recomendo fazê-lo em seu próprio site e não no dos seus clientes ;). Aqui está uma lista de plugins organizados em categorias diferentes que recomendo para seus novos projetos:

Segurança & Backup

  1. Limit Login Attempts – Um bom plugin, que melhora a segurança do seu site WordPress, limitando o número de tentativas de login. [Veja como usá-lo]
  2. WP-DBManager – Útil para otimização de banco de dados e backup. Ele também pode enviar e-mails com uma cópia do banco de dados após cada backup.
  3. BackWPup – Um dos melhores e mais completos plugins gratuitos de backup para WordPress – inclusive permite armazenamento na núvem. [Veja como usá-lo]

Uso Geral

  1. Delete-Revision – Muito útil e permite fácil exclusão de várias revisões.
  2. 404 Notifier – Uma maneira fácil de obter uma lista de erros 404 de sua administração do WordPress. Você provavelmente não precisará deste plugin para sempre, mas é útil instalá-lo ao iniciar um novo projeto.
  3. WordPress Importer – Sempre é bom instalar e ativar este plugin. Este é um plugin necessário quando você deseja importar os dados do/para WordPress.
  4. Velvet Blues Update URLs – Plugin muito útil útil quando passamos o site WordPress para um servidor diferente. Sem usar PhpMyAdmin, os usuários podem mudar a referência de todos as URLs no banco de dados para a nova URL. [Veja como usá-lo]

Otimização & Caching

  1. W3 Total Cache – Melhor e mais completo plugin gratuito de caching. Tem mais opções para o usuário avançado, mas o plugin não requer configuração personalizada e pode ser usado até mesmo por iniciantes para otimizar a velocidade do seu site. [Veja como usá-lo]
  2. WP Minify – Este plugin em combinação com o plugin acima pode ter um enorme impacto sobre o seu website. Se você usar ferramentas como o PageSpeed ​​do Google e YSlow do Yahoo, você vai ver um impacto considerável sobre o desempenho do seu site. Nota: Consulte seu Hosting e teste sua aplicação.
  3. WordPress Gzip Compression – Isso também ajuda a comprimir o seu site, mas certifique-se o seu servidor é compatível. Nota: Este plugin causa problemas em algumas contas de hospedagem.

Analytics e SEO

  1. WordPress SEO by Yoast – Este um dos plugins mais utilizados de SEO. Se você não quiser desenvolver seus próprios recursos de SEO para o seu cliente, este plugin pode ser muito útil para adicionar meta tags para seu site de forma dinâmica. [Veja como usá-lo]
  2. Simple Google Sitemap – Plugin básico que cria Sitemaps XML e envia para o Yahoo, Google e Bing. – O WordPress SEO by Yoast também criar Sitemaps XML.
  3. Google Analyticator – Permite-nos ver os dados do Google Analytics diretamente na administração do WordPress. Muito útil para projetos de clientes, já que o Analytics ajuda e inspira a melhorar seus sites
  4. PostRank – Plugin gratuito que permite que você veja a classificação para o seu post.

Outros Plugins Avançadas para Personalizar Ainda Mais o WordPress

  1. Adminimize – Permite-nos remover links indesejados e conteúdos do painel. Perfeito para sites desenvolvidos para clientes.
  2. Admin Menu Editor – O mesmo que acima, mas focado em Menus.

Conclusão

No final, se os custos do projeto permitirem, tente gerar um relatório do site de seus clientes usando um analisador de performance, como o GTmetrix. Este site permite-nos gerar o relatório usando as ferramentas Google PageSpeed ​​& YSlow do Yahoo. Adianto a você, que é difícil de obter uma pontuação de 100, mas se o site estiver devidamente desenvolvido e não usar muitos scripts externos, então, obter uma pontuação de cerca de 80, não deve ser tão difícil.

Neste artigo, apenas cobri brevemente algumas opções de personalização. Assim como qualquer outro software, quanto mais você cavar, mais vai adorar o WordPress.

Sua vez!

Você usa outras maneiras para personalizar ainda mais o WordPress? Compartilhe com a gente através dos comentários.

Se gostou deste artigo (apenas se gostou!) compartilhe nas redes sociais e se for novo por aqui, insira seu e-mail ao lado para receber mais dicas de personalização.

Se precisar de uma mãozinha com isso, pode sempre contar conosco! Veja os principais serviços que oferecemos.

Até breve,

Assinatura Asllan Maciel

0 responses on "Como Personalizar o Painel do WordPress para seus Clientes"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale no WhatsApp!

Espere! Não vá embora...

Você tem a chance de Dominar Totalmente o Elementor – A principal ferramenta para Criação de Sites da atualidade.

Você vai aprender a criar sites simples ou complexos, e-commerces e conseguir tirar qualquer projeto do papel.

Economize 10% Agora!

Use esse Cupom no checkout:

Nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site (por meio de análise), mostrar a você conteúdo de mídia social e anúncios relevantes. Por favor, consulte nossa página Termos & Políticas para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'. OBS: Ao continuar a navegação, você, automaticamente, concorda.

Configurações de Cookies

Abaixo, você pode escolher os tipos de cookies que quer permitir neste site. Clique no botão "Salvar Configurações de Cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de a.o. a usabilidade.

Mídia SocialNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

PublicidadeNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços que não são analíticos, mídia social ou publicidade.