Guia de Marketing para Lançamentos
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O que fazer no lançamento do seu produto?

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No primeiro post da série Guia de Marketing para Lançamentos nós falamos sobre o Pré-Lançamento – o momento em que você está super-entusiasmado com a sua ideia e não pode esperar por mostrá-la ao mundo. Agora, depois de um período fazendo o que indicamos, sangue e suor, seu produto deve estar pronto. É hora de lançá-lo.

Neste artigo, vou compartilhar com você algumas estratégias que abrangem 5 aspectos diferentes de um lançamento bem sucedido. O período de lançamento é um período curto, mas é crítico, e você deve executá-lo perfeitamente, para que garanta o bom futuro do seu produto.

Vamos em frente…

Quanto mais tempo você esperar, menor a chance de sucesso

Eu conheço um monte de produtores/desenvolvedores (assim como eu) que são perfeccionistas. Nós simplesmente não queremos lançar nada menos que um produto perfeito. Por isso, passamos inúmeras horas trabalhando na melhoria contínua. O problema é que este processo parece interminável.

Mas a verdade é que, se você nunca lançar seu produto, você nunca terá a chance de dizer ao mundo como essas melhorias são excelentes. Será que realmente fazem alguma diferença? Será que meus clientes notarias tais melhorias? Será que valem o trabalho? Será que são rentáveis?

Criando um Site de Marketing que vende

O seu site deve ter a finalidades de comunicar algumas coisas bem definidas, tais como:

  1. O que seu produto faz?
  2. Por que as pessoas precisam do seu produto?
  3. Como seu produto funciona?
  4. Quanto seu produto custa?

Antes de pensar na construção do seu site, recomendo que você abra um editor de texto (ou use papel e caneta) e responda à, pelo menos, estas perguntas de maneira concisa, de preferência entre 6-8 parágrafos. Essas são as informações que vão manter o visitante interessado no que você tem a oferecer. Uma dica, é que estas informações, preferencialmente, devem ficar acima da dobra – expostas sem que precise rolar a página.

Em segundo lugar, lembre-se da sequência Vídeo > Imagem > Texto. Um vídeo bem feito de 30 segundos de introdução na página, pode quase garantir que o visitante vai entender o que é seu produto, ou gerar interesse suficiente para continuar a navegação. O vídeo não deve ser apenas um preview de como seu produto funciona ou para que serve. Você deve elencar os benefícios (não características) e convencer os visitantes por que eles precisam de algo como seu produto.

Se você não tem experiência ou orçamento para criar um vídeo de introdução, coloque algumas imagens, de preferência reais, do seu produto. Uma imagem vale mais do que 1000 palavras. Os visitantes poderão, pelo menos, ter uma noção do que seu produto é. Você pode usar técnicas diferentes como sliders, lightboxes, ou galeria de fotos para exibir suas imagens.

Agora, não digo que você precisa colocar texto em tudo, mas é importante tê-los. Mas devem ser concisos e em pontos estratégicos. Por exemplo, o seu slogan principal deve impactar os visitantes, o público-alvo do seu produto. Se você precisa de texto para explicar mais alguns detalhes, use marcadores em vez de longos parágrafos para aumentar a legibilidade, Além disso, destaque (negritos, itálicos, sublinhados, ou marcações) os principais benefícios que seu público-alvo está procurando.

Por fim, ofereça uma demonstração de fácil acesso. O objetivo é permitir que os visitantes tenham, em primeira mão, uma experiência real do seu produto.

Elementos de Design

Embora os elementos de design possam variar de acordo com cada produto, existem alguns fatores que devem ser considerados. Aqui estão alguns desses fatores:

Forte apelo à ação: Um bom site de marketing realmente só tem um objetivo: obter ações do usuário.

Uma explicação simples: Isso é crítico para o sucesso do seu site. Você deve ter uma explicação bem objetiva do que seu produto faz.

Credibilidade: Aqui você deve convencer os usuários de que seu produto é confiável. Isso pode ser em forma de números (quantos clientes, usuários), lista de depoimentos, personalidades ou empresas que usam seu produto. Mas você deve ter evidências claras.

Lançamento para sua lista de e-mail

As pessoas da sua lista já conhecem o problema que você está resolvendo. Agora, a regra de ouro é ser breve.

Em poucas palavras, enfatize os benefícios do seu produto, por que eles deveriam usá-lo, dê um link para uma demonstração. (quando possível).

No final do e-mail, dê algum benefício, um código de desconto ou uma forma de agradecimento por estarem em sua lista. Isso pode impulsionar suas taxas de conversão.

Lançamento de Mídia

Como vimos no post sobre pré-lançamento, é fundamental cultivar relacionamento com blogueiros relevantes do seu nicho. Se estes blogueiros estão demonstrando interesse genuíno, mande um e-mail e pergunte se podem falar sobre o lançamento do seu produto.

Aqui estão 5 pontos que podem ajudar a convencer estes blogueiros a falar sobre seu produto.

  1. Conte uma história – Histórias chamam a atenção, especialmente na blogosfera. Então, quando você escrever o e-mail, fale sobre como você é melhor que seus concorrentes, mencione histórias de cunho pessoal sobre os problemas que está resolvendo, fale sobre tendências quentes, etc.
  2. Ligue os pontos – Aqui é onde entra o pessoal. Mencione alguns posts que o blogueiro escreveu sobre tópicos relacionados. Isto pode ajudá-lo a ter melhor compreensão do que você tem para oferecer. Além disso, eles vão sentir que você realmente entende e se preocupa com eles.
  3. Mostre como seu leitores podem se beneficiar – Blogueiros se preocupam com seu leitores. Se você pode resolver problemas desses leitores, eles ficarão felizes em falar do seu produto.
  4. Forneça muitos detalhes “copiáveis” – Blogueiros são pessoas ocupadas. Você terá melhor chance se inserir informações que eles podem simplesmente colar em seus blogs. Eles não precisam detalhar seu discurso, basta incluir um link para o seu site de marketing que contém informações detalhadas. Isso vai salva-lhes muito tempo.
  5. Ofereça descontos, brindes, etc – Isso naturalmente leva as pessoas a falarem sobre seu produto. Ofereça por exemplo, 5 cupons de desconto para seus leitores.

A questão é sempre se colocar no lugar desses blogueiros. Imagine o que motivaria alguém a falar sobre um produto.

Conecte-se com pessoas influentes

Você deve encontrar pessoas relevantes no seu nicho. Porque essas pessoas são aquelas que podem ganhar a atenção do seu potencial cliente.

Mas, pessoas influentes também são ocupadas. A regra número 1 é manter seu contato/e-mail curto. Basta descrever objetivamente seu produto e inserir um link. Você pode pensar que colocando alguns parágrafos a mais irá ajudá-los a entender melhor, mas o fato é que eles não têm tempo para lê-los. Por isso, se possível, resuma a uma frase de impacto. Foque nos benefícios, em vez de recursos ou características. Diga-lhes como é que isso pode ajudá-los.

Resumo

Neste post, passamos um tempo concentrando-nos em como criar um buzz para o seu lançamento. Então, agora vamos rever os 15 pontos-chave que você deve guardar deste post:

  1. Não espere seu produto estar 100% pronto
  2. Conheça o que/porque/quem/como do seu produto
  3. Use vídeos primeiro, em seguida imagens, depois texto
  4. Ao usar texto, lembre-se de que marcadores são mais legíveis do que parágrafos
  5. Ofereça um “demo” de fácil acesso
  6. Seja breve ao contar aos seus assinantes sobre o seu lançamento
  7. Ofereça algum benefício ao assinante (Ex. cupom de desconto, brinde)
  8. Tenha uma história para contar aos blogueiros
  9. Ligue os pontos entre o seu produto e o conteúdo do blogueiro
  10. Mostre como os leitores do seu blog podem se beneficiar do seu produto
  11. Forneça detalhes copiáveis que os blogueiros possam usar em suas postagens
  12. Ofereça-lhes descontos e brindes
  13. Encontre pessoas relevantes para o seu público-alvo
  14. Seja curto e objetivo em seu discurso de e-mail
  15. Concentre-se em benefícios, em vez de recursos

No próximo post, vamos falar sobre alguns pontos importantes do período mais longo – o pós-lançamento.

Espero que você tenha gostado e não perca o próximo post.

Até lá,

Assinatura Asllan Maciel

 

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

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