O que é WordPress
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on linkedin
Share on email

[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]WordPress é uma ferramenta de código aberto (open-source) para criação de sites. Foi escrito em PHP, uma das linguagem de programação mais populares na internet, e utiliza o banco de dados MySQL. Na verdade, o WordPress não é só uma ferramenta, é uma plataforma, um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), na minha opinião, o melhor, embora haja muitas opções de CMS disponíveis.

Quem Usa WordPress?

Mais da metade dos sites criados atualmente utilizam o WordPress. Muitos sites e blogs famosos, agências de notícias, sites de música, celebridades, empresas da Fortune 500, e milhões de blogueiros utilizam o WordPress.

Se você quiser saber mais sobre quem está usando o WordPress atualmente, veja a lista no site oficial.

Como Faço para Usar o WordPress?

Você pode estar se perguntando: Como eu faço para criar um site em WordPress?

A primeira coisa que você precisa saber é que ele é gratuito, e pode ser baixado livremente através do site WordPress.org, se você quiser hospedar seu próprio site e ter controle total sobre ele. Ou, se você quiser começar a experimentar o WordPress gratuitamente, basta abrir uma conta gratuita no WordPress.com.

Aqui está um comparativo entre WordPress.org e WordPress.com.
[/vc_column_text][vc_single_image image=”6132″ border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” img_size=”full” css=”.vc_custom_1433023814610{margin-top: 20px !important;margin-bottom: 20px !important;}” alignment=”center”][vc_separator color=”grey” align=”align_center” style=”dashed”][vc_custom_heading text=”Por Quê Você Deve Usar WordPress?” font_container=”tag:h2|font_size:36|text_align:center” google_fonts=”font_family:Lobster%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text]Certo, o pouco que falei do WordPress talvez já seja motivo suficiente para você querer utilizá-lo. Mas, se você quiser ter mais alguns motivos para decidir se vai ou não usar o WordPress como um CMS, aqui está uma lista:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Custo de Criação de Site com WordPress

Como falei, o WordPress é gratuito, open-source, o que significa que foi criado por uma comunidade e que você poderá utilizá-lo livremente. Você não precisa comprar ou pagar por licensas ou taxas.

Agora, você deve saber que nem tudo é grátis. WordPress trabalha com temas (chamados também de templates, modelos, layout, etc) e plugins que podem ser gratuitos ou pagos. Então, você pode ter um site WordPress sem ter que pagar por nenhum tema ou plugin, mas você pode querer comprá-los. Geralmente, valem cada centavo.

Além disso, se você optar pela versão WordPress.org, você precisa hospedar por conta própria, registrar um domínio e ter os custos básicos envolvidos na criação de sites.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Hospedagem

Se você quiser ter controle total sobre seu site, então você optará pela versão auto-hospedada, e portanto, vai precisar de um servidor de hospedagem. A hospedagem é um servidor que armazena seu site e torna-o disponível na internet.

Os custos de hospedagem são razoavelmente baixos quando se está começando. Gira em torno de uns R$10 a R$50 mensais. À medida que seu site cresce e ganha mais tráfego você talvez tenha que migrar para um servidor de um porte maior chamado de VPS ou Dedicado, mas isso é para o futuro.

A hospedagem comum, é também chamada de hospedagem compartilhada, porque você literalmente divide um servidor com vários outros sites.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” el_id=””][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Controle

O WordPress é incrível, principalmente pelo controle que você tem sobre ele. Você pode, literalmente, fazer tudo que for capaz. Você terá acesso aos arquivos fontes, então, se você entende alguma coisa de programação (PHP), poderá fazer coisas incríveis. Mas calma, mesmo sem saber programação você consegue muita coisa.

Você pode criar seus próprios plugins e temas e personalizar completamente seu site WordPress. Enfim, pode criar sua própria maquina automática de vendas.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Gerenciamento

O gerenciamento do site atráves do painel de administração do WordPress é intuitivo, fácil de usar e simples. Mesmo que você não tenha habilidade nenhuma com codificação poderá criar páginas, posts, adicionar conteúdo e aumentar as funcionalidades do seu site.

Você contará com um editor de texto simples, mas que permitirá que você crie facilmente seus conteúdos, com uma visual agradável.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” el_id=””][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Atualizações

Atualize seu site para última versão disponível assim que for criada. Estas atualizações propõem correções de segurança, melhorias na interface e adicionar novas funcionalidades. Tudo é feito com poucos cliques. Você só tem que ter cuidado para não utilizar versões incompatíveis dos plugins e do WordPress.

Minha recomendação é que, sempre que você for atualizar seu WordPress, plugins ou temas, faça um backup dos arquivos para não correr nenhum risco.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Suporte

Não se preocupe, você não estará sozinho! Se você precisar de ajuda com a criação de sites, você sempre poderá contar com canais de suporte, como fóruns, grupos, etc. o
WordPress tem uma comunidade vibrante e que adora ajudar. Então, se você tiver problemas, basta saber como obter ajuda.[/vc_column_text][vc_column_text]

Widgets

Foram criados para mostrarem elementos dentro do seu tema. Geralmente são utilizados nas barras laterais do site. A instalação padrão do WordPress já oferece diversos Widgets para você utilizar, mas ao instalar plugins e temas, outros widgets podem ficar disponíveis.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_gallery type=”flexslider_slide” interval=”5″ images=”6133,6134″ onclick=”link_image” custom_links_target=”_self” img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” el_id=””][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Plugins

Plugins são ferramentas (ou trechos de códigos) que adicionam funcionalidades ao WordPress. Você pode transformar seu site completamente instalando facilmente alguns dos mais de 30 mil plugins gratuitos disponíveis, ou optar por uma tonelada de plugins pagos (premium).

Agora, vale considerar que nem todos os plugins disponíveis são compatíveis com todas as versões do WordPress. Alguns plugins simplesmente ficam obsoletos, por vários motivos. Assim, antes de instalar um plugin no WordPress, certifique-se de haver compatibilidade.

Outra coisa que devo mencionar é que você pode se sentir tentado a instalar dezenas de plugins, mas não faça isso, a menos que seja vital para o funcionamento do seu site. Escolha apenas os plugins realmente necessários.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Temas

Os Temas do WordPress são responsáveis pela parte visual do site, e também algumas funcionalidades. Basta escolher e instalar facilmente um tema para que seu site mude completamente de layout.

Assim como os plugins, existem milhares de temas gratuitos e pagos disponíveis. Ainda assim, você pode facilmente criar seu próprio tema ou contratar um web designer para criá-lo.

Alguns temas oferecem construtores de páginas (Page Builders) que facilitam demais a criação das páginas do seu site. Você sempre vai encontrar posts falando sobre os melhores temas para isso ou para aquilo, mas a verdade é que este escolha é muito pessoal e dependerá exclusivamente de gosto pessoal. Saiba como escolher o tema perfeito.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_custom_heading text=”Conclusão” font_container=”tag:h2|font_size:36|text_align:center” google_fonts=”font_family:Lobster%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text]Eu quis mostrar alguns pontos que você vai explorar a fundo utilizando o WordPress. Mas não se preocupe, o WordPress facilita tudo para você. Você não precisa ter experiência na criação de sites, nem com programação, basta ter um vontade de aprender mais sobre ele.

Falando nisso, se você quiser aprender um pouco mais sobre o WordPress, considere se matricular no nosso Curso de WordPress para Iniciantes.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Deixe-me saber o que você pensa a respeito, suas dúvidas, se acha que esqueci ou que deveria ter falado sobre algo neste artigo. Escreva seu comentário abaixo.

Nos vemos no próximo post,[/vc_column_text][vc_btn title=”Quero me Inscrever no Curso de WordPress” style=”flat” shape=”rounded” color=”grey” size=”lg” align=”center” i_align=”left” i_type=”fontawesome” i_icon_fontawesome=”fa fa-adjust” i_icon_openiconic=”vc-oi vc-oi-dial” i_icon_typicons=”typcn typcn-adjust-brightness” i_icon_entypo=”entypo-icon entypo-icon-note” i_icon_linecons=”vc_li vc_li-heart” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.wp24horas.com.br%2Fcourse%2Fwordpress-para-iniciantes||” button_block=”” add_icon=”” i_icon_pixelicons=”vc_pixel_icon vc_pixel_icon-alert”][/vc_column][/vc_row]

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

Este post tem um comentário

  1. Pingback: Como fazer um blog do zero: Tutorial prático, fácil e passo a passo completo

Deixe uma resposta

Aqui utilizamos o Google reCAPTCHA por medidas de segurança. Veja mais detalhes em Política de Privacidade e Termos de Uso

Eu aceito os termos!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
×

Carrinho