Gravity Forms

Como Gerar Leads no WordPress: Parte 2 – Formulário de Contato

Há muitas maneiras de fazer geração de leads noWordPress. Anteriormente, nós mostramos a você como utilizar o formulário de comentários do WordPress para gerar leads. Na parte 2 da nossa série sobre geração de leads no WordPress, vamos ver como você pode usar formulários de contato do WordPress (ou qualquer outro formulário) para gerar leads para o seu negócio ou construir uma lista de e-mail maior.

Coletando Emails do Formulário de Contato

Você provavelmente já viu um pequeno checkbox no final de alguns formulário que dizia: “Sim, eu gostaria de receber atualizações da Empresa XYZ”. Isso é mais comum em formulários de registro, mas pode ser adicionado a qualquer tipo de formulário (Contato, Registro, Escreva para nós, etc). Um exemplo disso seria o formulário de contato do Wp24Horas.

A ideia por trás disso é que, se alguém está tentando se registrar no seu site ou entrar em contato com você, ele provavelmente está interessado em seu site ou produto. Então, isso torna mais fácil para eles assinarem a sua lista de e-mail e só vai aumentar suas chances.

Surpreendentemente, isto pode ser feito muito facilmente. Você pode usar um formulário de contato de terceiros (third-party) como o Wufoo, mas esta não é a melhor opção. Preferimos integrá-lo usando um plugin para WordPress independente. Para fazer isso, você precisa adquirir o plugin Gravity Forms. Sim, precisa de um pequeno investimento, mas é provavelmente, o melhor investimento que você fará. Estamos usando este plugin em nossos sites, e somos simplesmente, apaixonados por ele. A interface de arrastar e soltar faz valer a pena cada centavo, além de facilitar demais nosso trabalho na construção de formulários de contato.

Você precisa comprar pelo menos a licença de negócios “Business License” para obter os Complementos básicos (Aweber, MailChimp, Campaign Monitor). Se quiser o addon User-Regisration, FreshBooks, Paypal, etc, então você teria que obter a licença desenvolvedor “Developer License”.

Depois de ter instalado o plugin Gravity Forms, crie um formulário de contato. Que é tão fácil quanto arrastar e soltar campos.

Gravity Forms - Criando Novo Formulário

Em seguida, instale o add-on que você preferir. Dependendo do serviço que você esteja usando, você vai ter a guia apropriada. Se você observar na imagem, temos o add-on MailChimp, por isso temos a respectiva guia.

Você irá para a guia respectiva para configurá-la. Geralmente ela pede pela API do MailChimp ou Aweber, que você pode obter quando você acessar sua conta nesses serviços. Em seguida, pergunta qual formulário que você deseja adicioná-lo, basta selecionar um formulário, e pronto. Recomendamos que você selecione double-optin, para que você não tenha sua conta banida. Também sempre deixe o checkbox disponível, para que os usuários que não achem que você está assinando-os secretamente.

Vamos mostrar apenas o método MailChimp, mas os outros métodos são semelhantes:

Gravity Forms - Addon MailChimp

Como você pode ver, basta selecionar a lista que você quer que os usuários se inscrevam. Selecione o nome do formulário e os campos que você deseja capturar.

Geração de Lead na Página de Sucesso do Formulário de Contato

A maioria dos formulários de contacto mostram algum tipo de aviso de Sucesso (comumente um aviso jQuery). Se o seu formulário de contato for muito segmentado, então você pode efetivamente fazer a geração de leads na página de sucesso.

Você redireciona o usuário para uma página, que lhes assegura que a sua mensagem foi entregue. Você pode agradecê-los ou simplesmente oferecer-lhes algo que não poderiam recusar. Talvez um desconto no seu produto mais básico, ou até mesmo uma consultoria gratuita, ou ebook.

Isso também pode ser feito muito facilmente usando o plugin Gravity Forms. Tudo que você tem a fazer é, ao criar o formulário, alterar as configurações do formulário. Clique na aba Confirmação e mude a mensagem de confirmação de texto para página.

Gravity Forms - Selecionando Página de Confirmação

Tudo que você tem a fazer é simplesmente criar uma página do WordPress, com texto, imagens, vídeos. Em seguida, basta selecionar a página na área de confirmação. É muito importante que no topo desta página, você diga algo como “Obrigado por entrar em contato com a gente! Nós entraremos em contato com você em breve “. Desta forma, o usuário não ficará confundido quando virem esta nova página.

Infinitas Possibilidades de Geração de Leads com Formulários

Se você está no negócio de serviços, então, os formulários são provavelmente um dos melhores caminhos. Você pode apenas ter um formulário de orçamento, ou qualquer coisa nessa linha. É altamente recomendável que você experimente o Gravity Forms. Ele irá acelerar todo o processo.

Se você estiver usando o Salesforce, então você deve usar o WordPress-to-Lead for Salesforce CRM. Embora o Gravity Forms possa ser integrado ao Salesforce, precisa-se de passos extras.

Você tem outras dicas ou truques que já tenha usado, e que tenha funcionado para você? Deixe um comentário sobre isso abaixo.

Veja a Parte 3

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30 respostas

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