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Ferramentas de Automação para WordPress

Como Transformar o WordPress em uma Máquina de Fazer Dinheiro

É fato que autônomos, donos de pequenos negócios e empreendedores, muitas vezes acabam assumindo inúmeras responsabilidades no seu negócio, ou espremem o seu orçamento para contratar alguém para dar conta do trabalho a ser feito. É você quem cuida das finanças, atendimento ao cliente, marketing, produção de conteúdo para o site e mídias sociais, e ainda das vendas? Então este artigo é para você! Vamos falar sobre ferramentas de automação que transformam seu site WordPress em uma máquina de fazer dinheiro.

As grandes empresas podem contratar uma equipe de especialista para gerir sua presença online, mas você não tem esses recursos. Em pequenos negócios, trabalha-se com o que têm, e isso significa ter várias ferramentas tecnológicas para ajudar. O ideal nestes casos é que o trabalho seja o mais automatizado possível, para facilitar o dia a dia e permitir que você se concentre mais na qualidade do seu produto ou serviço.

Como falamos de WordPress por aqui, vamos analisar algumas ferramentas e plugins para ajudar a automatizar seu site, otimizar seu tempo e transformar seu WordPress em uma máquina de fazer dinheiro. Sei que parece meio apelativo este título e afirmação, mas se você entender a mensagem, verá que isso é totalmente possível.

#1. Automatização de Conteúdo Social

Hoje em dia, ouvir sobre aumento de produtividade é também ouvir sobre o tempo que passamos nas redes sociais. Muitos aconselham sair das redes sociais ou usá-las o mínimo possível. Sei que é difícil evitar de acessar durante todo o dia suas redes sociais, eu mesmo tenho dificuldades com isso, mas existem algumas formas de otimizar essa interação.

Há momentos em que você até entra para postar seu conteúdo nas mídias sociais, mas acaba vendo outras coisas e desperdiçando um pouco do seu tempo. É por isso, que você precisa de uma solução automatizada para postar seu conteúdo, sem que isso interfira nas vendas, no atendimento ao cliente, entre outras coisas.

Claro que você não deve automatizar completamente a sua presença social, seus seguidores querem ter contato com você, mas automatizar a publicação de posts, pode facilitar muito sua presença nas redes sociais.

Você pode experimentar o plugin Tweet Old Post, para desenterrar seu conteúdo mais antigo e twitar para seus seguidores. Você pode configurá-lo para trabalhar da melhor forma possível, com um intervalo de tempo adequado, para envolver seu público do Twitter e manter seus posts antigos relevantes.

Existe uma ferramenta incrível para gerenciamento de mídias sociais chamada HootSuite. É uma ferramenta altamente recomendada para quem quer aumentar sua produtividade e controle sobre as mídias sociais. Para o WordPress, existe um plugin interessante, que é o WP HootSuite Dashboard, que traz o poder da ferramenta para seu site WordPress. O Bruno Marinho da Desenvole T.I, fez um vídeo apresentando a ferramenta HootSuite, vale a pena dar uma conferida. Esta é uma ferramente de automação para mídias sociais, que permite agendar posts para suas redes sociais, ver suas menções, responder comentários, etc. O plugin simplesmente traz todo o poder do HootSuite para o Painel do seu WordPress, para que você não precise ficar trocando de janelas.

NextScripts: Social Networks Auto-Poster é uma das melhores ferramentas para postagem social automatizada para WordPress. Basta ativar o plugin e cada post do blog será enviado para as redes sociais que você escolher.

#2. Autoresponders

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, mas as duas principais que recomendamos são: MailChimp e AWeber. Estas ferramentas automatizadas poderosas, oferecem diversos recursos que ajudam a empurrar seus Leads para sua máquina de fazer dinheiro. Basicamente, é criar uma lista de e-mails e enviar-lhes e-mails personalizados ou autoresponders para trazer as pessoas de volta para seu site. Em se tratando de WordPress, temos os plugins AWeber e MailChimp, que permitem incluir um formulário de opt-in no seu site. Você pode criar um e-mail de boas vindas que entregue um oferta gratuita. Além disso, você pode configurar autoresponders, para enviar e-mails automatizados de acordo com um período definido, para que você quase não precise tocar na sua ferramenta de e-mail marketing. Mas, é claro que você vai querer também enviar mais alguns e-mails, no entanto, a automatização vai potencializar seu marketing e otimizar sua produtividade.

Integre seu site com estas ferramentas de e-mail marketing que colocam seu site no piloto automático e você terá uma máquina de marketing.

#3. Gerenciamento de Conteúdo

Seu site tem bastante conteúdo valioso? Você está preparado para perder tudo, se algo der errado? Uma parte importante do gerenciamento de conteúdo é mantê-lo seguro, fazendo backups regularmente. Fazer isso manualmente seria cansativo e tedioso, além de tomar um tempo precioso. Existem alguns plugins que facilitam demais este trabalho, como BackupBuddy, BackWPupWordPress Backup to Dropbox, que permitem que você envie cópias de segurança automaticamente, a partir de um agendamento e período definido, para a nuvem, por exemplo, para sua conta DropBox. Fazendo isso, basta restaurar o backup para recuperar seu conteúdo, em caso de emergência.

Outra questão sobre o gerenciamento do conteúdo é otimizar todos os seus posts e páginas para leitores e motores de busca. Você tem feito isso? Boa parte das pessoas não fazem, mesmo aquelas que tem plugins automatizados de SEO que ajudam a otimizar o processo e o tempo que se leva para fazer isso. Use o WordPress SEO ou All in One SEO Pack, para gerar automaticamente títulos para motores de busca, palavras-chave, descrições e outras informações. É fundamental trabalhar o SEO para conseguir boa classificação nos resultados de pesquisa. Estes plugins vão tornar esta tarefa bem mais fácil.

Onde estão as fotos que você gosta, os sites, documentos? Não sabe? Você precisa organizar melhor essas informações. Não é um plugin ou integração com WordPress, mas o Evernote funciona perfeitamente para capturar coisas interessantes que você vê online. Ele ainda oferece um botão no navegador, para facilitar a organização do conteúdo que você vai precisar ver no futuro.

#4. Automação de Atendimento ao Cliente

Você tem dificuldade em gerir o atendimento ao seu cliente, em encontrar informações sobre algum atendimento, ou fica confuso sobre quem é o cliente? O plugin Zendesk, integra seu site WordPress diretamente com a interface do Zendesk, através do seu Painel. Acesse informações importante e opções que ajudarão a automatizar seus processo de atendimento ao cliente.

#5. Automação de Respostas

Algumas pessoas fazem a você perguntas que outras já fizeram antes? Então, um sistema de Perguntas Frequentes (FAQ) pode ajudar. Você já deve ter visto isso em outros sites. Isso pode otimizar muito seu tempo, se você direcionar seus clientes para sua base de conhecimento / FAQ, antes de mandar e-mails ou outras formas de contato. Experimento o plugin WP-Answers ou Q and A FAQ para reduzir o tempo gasta ajudando seus clientes.

Conclusão

Se você otimizar seu tempo, usando as ferramentas corretas, e existe uma tonelada delas para WordPress lá fora, poderá concentrar seus esforços em aumentar a qualidade do seu produto e serviço e consequentemente sua receita.

Deixe-nos saber nos comentários, as principais ferramentas que você utiliza para automatizar os processos do seu negócio.

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