Como Escolher um Tema WordPress
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on linkedin
Share on email

[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Uma dúvida recorrente, que muita gente tem e que estou sempre tentando ajudar é sobre como escolher um tema para WordPress e como personalizá-lo. Neste artigo, quero mostrar a você, primeiro como escolher o tema, pois se você não escolher o tema da forma correta, terá bem mais dificuldade na hora de personalizar este tema.

Eu sei que as pessoas ficam ansiosas para lançar seus blogs ou sites no ar, algumas já escreveram seu conteúdo, outras estão escolhendo o tema para só então partir para a ação. Na verdade, eu prefiro este último caso, onde você pensa em escolher o tema primeiro e depois começa a produzir seu conteúdo.

Por quê? Porque os temas atuais oferecem construtores de páginas que facilitam demais, porque alguns plugins que vem junto com o tema também adicionam elementos no editor, entre outros motivos. Claro que nada impede você de criar seu conteúdo antes. Mas se você ainda não fez isso, é uma boa escolher um tema primeiro.

Mas, e se eu já tenho um tema, um blog, um site no ar, como faço? Não se preocupe, não vai interferir em nada, você pode aproveitar todo seu conteúdo, mas pode ser que queira fazer algumas alterações.

Na verdade, estes casos são bem mais comuns para temas pagos (premium).

Embora esta preocupação com seu conteúdo seja natural, o que você deve focar agora é como escolher o tema certo. Se você baixar o tema de um provedor não confiável, ou de um site de downloads, você corre um grande risco de estar levando no pacote um malware (malicioso), comprometer a segurança do seu site e gerar dores de cabeça desnecessárias.

Então, decidi mostrar a você alguns pontos que eu considero importantes na hora de escolher um tema para qualquer site que você esteja desenvolvendo em WordPress.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Escolho Temas Gratuitos ou Pagos (Premium)?” font_container=”tag:h2|font_size:32|text_align:left” google_fonts=”font_family:Lobster%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text]Há alguns anos atrás, se você fosse até o Google e pesquisasse por “temas gratuitos wordpress”, o que você via era uma lista de fontes “não-confiáveis”, que ofereciam temas gratuitos, mas você corria sérios riscos de segurança.

Hoje em dia, quando você busca temas gratuitos no Google, você encontra fontes mais confiáveis, mas é claro, ainda vai encontrar fontes duvidosas. A minha dica aqui é, se você está querendo um tema gratuito para WordPress, comece pelo repositório oficial de temas.

Quando você opta por um tema gratuito do WordPress, você deve considerar ainda mais fatores, como a compatibilidade, atualização, etc. Você também deve entender que, provavelmente, não obterá suporte para este tema, ou que o desenvolvedor do tema gratuito não é obrigado a prestar suporte.

Existe sim muitos temas bons e gratuitos, mas os melhores temas são sempre premium (pago). O que vou mostrar a você ainda neste post, vai te ajudar a encontrar a melhor opção para você.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Frameworks” font_container=”tag:h2|font_size:32|text_align:left” google_fonts=”font_family:Lobster%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text]Pesquisando por temas, você provavelmente vai esbarrar no que chamamos de Frameworks. E, antes de falar sobre isso, quero dizer, para você iniciante, esquecê-los neste momento, pois o trabalho que terá será bem maior.

Frameworks, de forma simples, são bases para criação de temas. Não são temas puros e simples. Agora, se você pretende criar seus próprios temas, e já tem a compreensão do trabalho que terá, começar com um Framework poderá ajudar a acelerar a criação.

Aqui estão os que mais recomendo:

Mas, digamos que você quer criar seu próprio tema, ou um tema totalmente personalizado ainda assim, então, se você é iniciante, recomendo criar um tema filho (child theme) para algum tema que você ache interessante. Assim, você tem o melhor dos dois mundos.

Outra dica que eu dou é que, a menos que você tenha experiência, se preocupe em colocar este conteúdo para fora, isto é mais importante. Se você tiver que fazer tantas configurações ou ficar desenvolvendo coisas pode atrasar demais o lançamento. Veja bem, é importante escolher um tema adequado, mas esta tarefa não pode ser um obstáculo para o que realmente é o objetivo do seu site ou blog WordPress.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Nichos Específicos” font_container=”tag:h2|font_size:32|text_align:left” google_fonts=”font_family:Lobster%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text]Ao escolher um tema você também vai se deparar com temas para nichos específicos. Por exemplo, você vai ver um tema feito (recomendado) para fotógrafos, um tema para clinicas médicas, um tema corporativo, um tema criativo para portfólio, etc.

Não é que eu recomende que você tenha que escolher o tema de acordo com seu nicho, apesar de ser um bom começo. Mas, o que você não deve fazer é escolher um tema voltado para um nicho que não tem nada a ver com seu nicho.

Vamos considerar o exemplo de um tema para fotógrafos. Este temas oferecem muitos elementos visuais, fotos e imagens grandes, pouco texto, galerias, grids, etc. Se o seu nicho é mais focado em conteúdo textual, estes não são temas adequados para você. E, o que vai acontecer é você não oferecer a melhor experiência para o seu usuário.

E isto nos leva para o próximo ponto, onde vou falar sobre suas necessidades.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Suas Necessidades” font_container=”tag:h2|font_size:32|text_align:left” google_fonts=”font_family:Lobster%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text]Você deve ter bem definidas suas necessidades ao escolher um tema. Você tem que considerar que tipo de conteúdo vai compartilhar, quais são os objetivos do seu site ou blog, quem é seu público. Saber exatamente o que você precisa, vai permitir a você escolher o tema perfeito, ou quase isso.

Conteúdo

Digamos como eu exemplifiquei acima seu conteúdo seja mais textutal, você poderia escolher temas que tem aparência mais minimalista, como de um blog. Seu conteúdo deve ficar em evidência. Você deve esquecer todos aqueles elementos visuais que estão nos temas mais modernos.

Foco

Qual é o seu foco, seu objetivo?

Digamos que você seja um afiliado e esteja promovendo produtos de terceiros. Você poderia usar temas que dêem destaques a determinadas postagens, talvez que ofereçam algum sistema de pontuação ou reviews.

Se seu foco são mais vendas, você deve escolher um tema que ofereça calls-to-action, formulários, elementos orientados para a conversão.

Se você é um designer e seu foco é expor seu trabalho, deve escolher temas que mostrem de cara suas criações, que ofereça uma experiência visual incrível.

Enfim, defina seus objetivos, isto vai facilitar a escolha do tema WordPress.

Público

Assim como na questão do foco, você deve considerar seu tipo de público, sua persona. Por exemplo, você não vai usar um tema “ultra-moderno” se seu público é mais conservador, ou não tem tanta habilidade com tecnologias.

Se seu público é composto em sua maioria de pessoas que acessam de dispositivos móveis, seu tema deve oferecer um experiência móvel notável. No desktop pode até não ser o melhor tema, mas que vai acessar do smartphone ou tablet vai achar super intuitivo.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Como Escolher um Tema para WordPress?” font_container=”tag:h2|font_size:32|text_align:left” google_fonts=”font_family:Lobster%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text]Então, mostrei a você alguns aspectos iniciais sobre como escolher um tema para seu site WordPress. Mas, ainda assim você pode estar se perguntando: Sei quais são as minhas necessidades, objetivos e público, mas além disso, o que devo considerar na hora de escolher o tema?

Certo, aqui estão os pontos que eu considero os mais importantes:

Provedor

A ordem destes pontos não são tão relevantes. Eu não listei por ordem de prioridade. Mas, uma das principais coisas que você deve considerar, se não a primeira, é o provedor ou desenvolvedor do Tema. Claro, nem considere o diretório oficial em WordPress.org, lá você pode confiar. Você terá dados relevantes na página do tema, como avaliações, e alem disso, todos os temas são testados e seu código revisado antes de serem disponibilizados.

Agora, a principal desvantagem do diretório oficial é que você deverá gastar um bom tempo até encontrar algo que seja realmente relevante e adequado para você. A organização não é tão eficiente, a quantidade de temas não ajuda e falta um pouco de originalidade nos temas gratuitos. Lembre-se sempre de verificar as informações do tema, em especial a data da última atualização.

Mas ainda assim, se você procura um tema gratuito, vá direto na fonte. Agora, se você quer encontrar temas incríveis, pagos, mas com preços super acessíveis, aqui estão os principais provedores de temas que recomendo:

Todos estes provedores oferecem temas originais e suporte de qualidade. Alguns temas já vem com um pacote de plugins que estendem suas funcionalidades e oferecem algum tipo de painel de personalização.

Segurança

Independente se você escolheu usar um tema gratuito ou um pago, e mesmo que tenha sido de um provedor confiável, você deve se certificar que este tema seja seguro. Existe vários plugins que podem verificar a integridade de um tema, inclusive gratuitos. Sabe o que melhor? Você não precisa ter conhecimento algum de programação.

Aqui estão 2 maneiras de testar se o tema que você escolheu é seguro:

Plugin Sucuri

Este é um plugin bem popular quando o assunto é segurança no WordPress. Ele até tem uma opção paga que oferece alguns recursos interessantes, mas a versão gratuita vai ajudar você a verificar a segurança do tema escolhido.

Plugin TAC

O plugin Theme Authenticity Checker foi criado para scanner o WordPress em busca de vulnerabilidades. Ele será capaz de identificar onde está a fraqueza. Além disso, ele vai oferecer outros recursos que você vai querer experimentar. Por exemplo, ele analisa backlinks não confiáveis.

Suporte e Atualização

Suporte e atualização são dois fatores bem importantes. Mesmo que você vá escolher um tema gratuito e saiba que provavelmente não terá suporte, a atualização frequente do tema é um bom indício.

Verifique quando foi a última atualização, e se tiver mais de 3-6 meses, talvez seja uma boa ideia considerar escolher outro tema. Agora, se tem mais de 1 ano, você definitivamente não vai querer usar este tema.

O principal motivo para não escolher temas desatualizadas é a questão da compatibilidade com o WordPress. E, problemas de compatibilidade podem gerar outros problemas, até em plugins.

Velocidade

A velocidade é tão importante que o Google considera como um fator de classificação. Mas, além disso, a experiência do usuário pode ser boa ou ruim, dependendo justamente da velocidade, desempenho, carregamento do site.

Há temas ótimos, criativos, cheios de recursos, mas se o tema tem um carregamento ruim, você pode querer evitá-lo.

A questão do carregamento do site está bem ligada ao tema também e, em alguns casos, corrigir esta questão pode ser complicada. Assim, é mais inteligente escolher temas que tenham um bom carregamento.

Mas, você deve saber que tudo interfere na velocidade, em especial, o servidor onde o WordPress está hospedado. Na verdade, boa parte das vezes isso está mais relacionado ao servidor do que o tema. Plugins mal-codificados ou desnecessários também pode pesar no carregamento.

Então, você pode usar o PageSpeed e WebPagetest.

Responsivo

Ter um site responsivo vai garantir benefícios que você não pode abrir mão. Você vai se tornar mais relevante para seus usuários e também para o Google.

Não vou falar tanto sobre isso, porque tenho certeza que você nem vai passar por temas que não são responsivos. E, aproveita e usa o PageSpeed do Google para testar a experiência móvel também.

Flexibilidade

Hoje o tema é incrível, tem recursos visuais fantásticos, o que há de mais moderno na indústria do web design. Mas, será que amanhã este tema vai permitir que você teste, altere elementos, experimente novas tendências?

Temas que são atualizados com frequência podem não oferecer riscos neste sentido, mas ainda assim é bom se certificar que você poderá sempre personalizar e otimizar seu site.

Licença

Quando você vai escolher um tema, outro ponto importante é sobre a licença. Alguns temas premium permitem que você instale o tema em apenas um único domínio/site. Assim, se você está esperando comprar e usar em vários sites, deve se certificar que a licença permita isso.

Se o autor do tema não deixou a questão da licença clara, não hesite em mandar um e-mail perguntando. Você não quer pagar por um tema e ainda violar direitos.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Conclusão” font_container=”tag:h2|font_size:32|text_align:left” google_fonts=”font_family:Lobster%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text]Eu sei que a maioria das pessoas não fazem este tipo de análise quando vão escolher um tema. Talvez possa até parecer contra-intuitivo. Mas, se você investir um pouquinho de tempo e seguir minha orientações vai perceber o quanto evitou de dores de cabeça.

Se você está começando e vai criar um site pessoal, você pode escolher um tema gratuito e depois escolher um tema pago se quiser. Mas, se você representa um negócio sério, deve considerar mesmo comprar um tema.

Espero que você utilize estas dicas para escolher um tema perfeito para o seu WordPress. Não esqueça de voltar aqui e contar-nos as suas experiências.

Se você acha que eu esqueci de falar sobre alguma coisa importante, ou se tem alguma consideração a fazer, deixe um comentário abaixo.

Te vejo no próximo post,[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

Deixe uma resposta

Aqui utilizamos o Google reCAPTCHA por medidas de segurança. Veja mais detalhes em Política de Privacidade e Termos de Uso

Eu aceito os termos!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
×

Carrinho