Escolhendo o Plugin Certo do WordPress
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on linkedin
Share on email

[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_column_text css_animation=””]Este não é o primeiro post onde falo sobre como escolher o plugin certo para seu site WordPress. Em outro post, há pouco mais de um ano atrás, eu já havia mostrado você alguns caminhos para escolher o melhor plugin para o WordPress. Então, dê uma olhada por lá também.

Plugins do WordPress são realmente necessários. Eles ampliam as funcionalidades do seu site e, em alguns casos, plugins são obrigatórios.

Acredito que você já tenha ouvido falar sobre plugins gratuitos e plugins pagos. Existem milhares deles disponíveis na internet. Há tantos plugins parecidos ou com o mesmo tipo de utilidade que fica difícil as vezes escolher o plugin certo, ou que melhor atende o seu projeto WordPress. Assim, como podemos determinar os melhores plugins, onde encontrá-los e depois, será que realmente é o que eu preciso?

Neste artigo, vou mostrar a você como escolher o plugin certo. Mas, eu preciso alertar você de que, se você escolher o plugin errado, você pode ter que assumir prejuízos, como perda de dados, site quebrado ou até hackeado. Então, leia com atenção e seja cuidadoso na escolha dos seus plugins.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Passo 1: Será que você precisa de um Plugin?” font_container=”tag:h2|font_size:36|text_align:left” google_fonts=”font_family:Satisfy%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_single_image image=”6137″ alignment=”center” style=”” border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” css_animation=”” img_size=”full” css=”.vc_custom_1433030599185{margin-top: 40px !important;margin-bottom: 40px !important;}”][vc_column_text]Antes de sair por aí para escolher o plugin certo para o seu site WordPress. Você precisa pensar se realmente precisa de um plugin. Será que o WordPress já não oferece algum recurso ou funcionalidade que possa fazer o trabalho que você espera do plugin?

Você pode se perguntar:

Será que eu realmente preciso desta funcionalidade?

Você pode se sentir tentado, como eu disse antes, a achar que precisa de tudo que é plugin. Mas, pergunte-se se você realmente precisa daquele plugin específico e certifique-se que sim. Por exemplo, vejo algumas pessoas utilizando plugin para incorporar vídeos do YouTube, mas o próprio WordPress oferece um recurso nativo para incorporá-los.

Será que a funcionalidade que eu preciso já não é oferecida pelo meu Tema?

Temas são temas, e plugins são plugins, eu sei. Mas, o fato é que os temas tem vindo atualmente com tantas funcionalidades e recursos, que você precisa verificar antes se o seu tema já não oferece aquele tipo de funcionalidade que você esteja procurando em um plugin. Por exemplo, alguns temas já vêm com recursos de SEO embutidos, campos para integração com redes sociais, Google Analytics, etc.

Existe algum serviço web que pode oferecer o recurso do plugin?

Se você pode usar um serviço baseado na web, em vez de instalar um plugin, faça isso.

Por exemplo, o AddThis oferece um bom recurso de integração com mídia social, e mesmo que exista um plugin, você não precisaria necessariamente instalá-lo. O mesmo vale para o sistema de comentários – O Disqus é um excelente serviço e você poderia integrá-lo tranquilamente sem instalar o plugin.

Outro exemplo: Eu sempre recomendo que você faça backups, porque acredito que é uma das principais medidas de segurança. E, provavelmente você não vai querer fazer isso na mão. Então, pensaria em instalar um plugin de Backup. No nosso caso, o nosso servidor de hospedagem já faz backups automáticos e regulares, então, não precisamos instalar plugins para isso. O mesmo para plugins de cache.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Passo 2: Onde encontrar os melhores Plugins?” font_container=”tag:h2|font_size:36|text_align:left” google_fonts=”font_family:Satisfy%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_single_image image=”6138″ alignment=”center” style=”” border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” css_animation=”” img_size=”full” css=”.vc_custom_1433031660050{margin-top: 40px !important;margin-bottom: 40px !important;}”][vc_column_text css_animation=””]Existem vários lugares onde você pode encontrar bons plugins. Se você já tem alguma experiência com WordPress, provavelmente já encontrou alguns desses lugares, mas quem está começando pode precisar de uma ajudinha.

Aqui estão alguns dos melhores lugares para encontrar plugins para seu site:

WordPress.org

Se você já definiu que realmente precisa de um plugin, este é o primeiro lugar que você deve procurá-lo. Você pode acessar o diretório oficial direto pelo site ou de dentro do seu próprio painel do WordPress.

Tidy Repo

Eles fazem um bom trabalho selecionando os melhores plugins e ainda oferecem reviews. Eles costumam testar cada plugin e apresentar apenas os que realmente funcionam e que têm um bom desempenho.

Codecanyon

É um projeto da Envato (a mesma da ThemeForest de onde obtive este tema aqui do WP24Horas). Codecanyon tem uma infinidade de plugins para WordPress, e você pode utilizar o sistema de busca para encontrar mais facilmente um plugin. São plugins pagos, mas baratos.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Passo 3: Certifique-se…” font_container=”tag:h2|font_size:36|text_align:left” google_fonts=”font_family:Satisfy%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_single_image image=”6139″ alignment=”center” style=”” border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” css_animation=”” img_size=”full” css=”.vc_custom_1433032562729{margin-top: 40px !important;margin-bottom: 40px !important;}”][vc_column_text css_animation=””]Então, você seguiu os dois passos anteriores e escolheu o plugin perfeito para o seu site: Será?

Mesmo que você ache que tem certeza sobre a escolha do plugin certo para o seu WordPress, siga este Checklist:

  • Verifique quantos downloads ou vendas foram feitos
  • Analise a classificação do plugin
  • Veja os comentários sobre ele
  • Verifique se ele tem sido atualizado com frequência
  • Certifique-se que é compatível com sua versão do WordPress
  • Verifique se existe algum lugar para obter suporte
  • Tente encontrar plugins concorrentes e compare-os

[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Conclusão…” font_container=”tag:h2|font_size:36|text_align:center” google_fonts=”font_family:Satisfy%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][vc_column_text css_animation=””]Talvez você pense que não seja necessário tudo isso para escolher o plugin certo para o seu site WordPress. Tudo bem, fique a vontade!

Mas, se você acredita em mim, estes passos são essenciais para que você escolha o plugin certo, especialmente se você é sério com seu site.

Já ví diversos casos de problemas de todos os tamanhos por causa de plugins mal-codificados, maliciosos e desatualizados. Posso garantir, você não quer ter estes tipos de problemas.

Assim, espero que siga estas dicas e encontre o plugin certo, que atenderá sua necessidade e fazer você e seus leitores mais felizes.

Se você tem dúvida sobre quantos plugins pode instalar, clique aqui!

Como você procura e escolhe seus plugins? Deixei de falar algo importante, o que você pensa a respeito deste assunto. Escreva um comentário abaixo.

Nos vemos no próximo post,[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

Deixe uma resposta

Aqui utilizamos o Google reCAPTCHA por medidas de segurança. Veja mais detalhes em Política de Privacidade e Termos de Uso

Eu aceito os termos!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
×

Carrinho