Plugins WordPress para Teste A/B
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Um monte de blogueiros e donos de sites estão perdendo uma grande oportunidade. Você já viu um daqueles posts que falam sobre “Como eu ganhei US$40.000 em um mês com meu blog” ou “Como eu melhorei conversões em minha squeeze page em 78%” – muito comum lá fora? Então, como será que eles fazem isso?

Eles usam uma combinação de testes A/B e testes multivariáveis para mostrar-lhes quais elementos de seu site convertem mais e quais não convertem.

O que isso tudo significa?

Split Testing, ou Teste A/B, é um teste que compara uma versão com outra, enquanto testes multivariáveis são testes um pouco mais complexos, e que leva em conta mais variáveis.

O fato é que há uma enorme oportunidade; a “porta está sendo deixada aberta” porque muitos proprietários de sites, e até grandes empresas não estão fazendo o máximo de testes.

Um estudo realizado por Econsultancy.com mostrou que, atualmente, para cada 92 dólares gastos em aquisição de visitantes (CPA), apenas US$ 1 é gasto para de fato convertê-los.

Por que testar tudo?

Se você quer mais assinantes de e-mail ou vender mais produtos, os testes irão ajudá-lo a chegar lá; eles irão ajudá-lo também a descobrir o que funciona e o que não funciona.

Como você pode começar a testar agora?

É mais fácil do que você pode imaginar! Eu vou mostrar a você uma série de plugins do WordPress que você pode começar a usar para melhorar drasticamente as conversões seus sites. Não se preocupe, desta vez, os plugins que incluí neste artigo estão disponíveis gratuitamente no repositório de plugins do WordPress.

Vamos aos melhores e gratuitos plugins WordPress para Teste A/B…

#1. Title Split Testing for WordPress

Title Split Testing for WordPress é um plugin muito simples e fácil de usar, que se concentra na otimização de apenas um aspecto do seu site: Os Títulos.

Title Split Testing for WordPress

Isso pode até não parecer tão importante, mas acredite em mim, títulos são muito importantes, porque se as pessoas não são atraídos para ver seus artigos, então, você terá dificuldade de atingi-los.

Apenas alterar algumas palavras dos títulos, pode fazer uma grande diferença. Dê uma olhada em alguns de seus blogs favoritos e basta olhar para a forma como os títulos estão redigidos. Alguns parecem que obrigam você a lê-los, outros não.

Embora parte disso se resuma sobre o que realmente é o artigo, você vai encontrar alguns, que apesar de ser sobre algo que você achava que não tinha interesse, vão convencê-lo a clicar e ler o artigo.

Esta pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar seus pageviews e reduzir a sua taxa de rejeição, ambos que são fatores que irão melhorar a experiência do usuário em seu site, e também são relevantes para o algoritmo de classificação do Google.

#2. SES Theme Split Test

Chegará um momento em que você terá que decidir entre dois ou mais temas WordPress diferentes e você não conseguirá tomar uma decisão.

SES Theme Split Test

SES Theme Split Test permite que você deixe a decisão para os visitantes do seu site, dando-lhe a capacidade de testar entre vários temas WordPress.

Você pode querer usar temas completamente diferentes, ou você pode querer usar várias versões diferentes de um único tema – de qualquer forma este plugin faz com que isso seja fácil para você.

Outra característica forte deste plugin é que você é capaz de controlar o seu teste através do Google Analytics, o que significa não andar para trás e sim para a frente entre o seu site e Analytics.

#3. Max A/B

Max A/B permite que você comece imediatamente com uma página original (ou controle) e, em seguida, até 3 variações da sua página de conversão.

Max A/B

Sua página de conversão é a página que o visitante do seu site chega para completar o objetivo final para o qual você está otimizando-a.

Então, se você está otimizando uma squeeze page, então, sua página de conversão provavelmente será a página de agradecimento, para qual o visitante é encaminhado depois de adicionar o seu endereço de e-mail e clicar no Call-To-Action.

Você pode criar experiências ilimitadas, mas o único problema é que ele só é compatível com páginas e não posts. Embora, muito provavelmente, vai ser uma página que você deverá otimizar, por exemplo, uma página de destino, squeeze page ou página de vendas.

#4. Google Content Experiments

O objetivo do plugin Google Content Experiments é simples, ajudar pessoas sem experiência em configurações e programação, com as experiências de conteúdo do Google, no seu próprio site, facilmente.

Google Content Experiments

Você pode ter ouvido sobre isso com um nome diferente. O Google originalmente fornecia o serviço com o nome de Website Optimizer, mas agora foi embutido no Google Analytics.

Não dá para ficar mais simples do que isso – Uma vez que toda a configuração está em experimentos de conteúdo do Google, você pode simplesmente instalar e ativar este plugin, em seguida, vá para a tela do post ou página dentro do WordPress, marque uma caixa para ativar e cole seu código, clique em atualizar e você está pronto para a ação!

Se o split testing não funcionar para você e você precisar incorporar alguns testes multivariáveis, então, há um método que pode ser usado em conjunto com as experiências de conteúdo do Google, mas é preciso um planejamento e organização para que funcione para você.

#5. WP Test Monkey

O plugin WP Test Monkey é uma solução que “trabalha fora da caixa” para testar vários elementos em qualquer post ou página dentro de seu site WordPress .

WP Test Monkey

Você pode testar as headlines, preços, chamada à ação (Call-to-Actions) ou vários elementos dentro do Copy.

Há alguns inconvenientes com a versão gratuita – Você só pode executar um teste de cada vez e testar apenas dois elementos em cada teste, mas, apesar disso, é muito fácil de usar e não há sistemas complicados envolvidos.

Basta ativar o plugin, selecionar as páginas que você deseja testar, adicionar suas variações e deixá-lo trabalhar.

Conclusão

Agora, depois de ler este post, você vai saber exatamente quais ferramentas que você pode usar para começar a melhorar conversões e que irão ajudar a fazer uma grande diferença na rentabilização do seu site, na receita que você gera através dele.

Não há uma solução “tudo-em-um” disponível gratuitamente no repositório de plugins do WordPress ainda, mas os plugins mencionados acima chegam muito perto disso!

Você já teve alguma experiência com teste A/B ou testes multivariáveis? Eu adoraria ler sobre isso nos comentários abaixo.

Se você gostou e não for pedir demais, compartilhe o conteúdo e inscreva seu e-mail ao lado para receber mais dicas de otimização de conversão, teste A/B, etc.

Até o próximo,

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

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