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O que é um Vlog e quais as suas vantagens

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

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Parece que está na moda falar sobre vídeos. São tantos lançamentos, anúncios, conteúdos, além de tantos falando e promovendo vídeos, que tenho certeza que você já deve ter percebido sua importância nas suas ações de marketing digital. No entanto, sei o quanto isso pode ser difícil para você, assim como é para mim. Talvez por timidez, outros por falta de equipamentos adequados – apesar do acesso à esses estar bem facilitado atualmente. Mas hoje, independente se você ainda não começou a produzir vídeos para sua marca, blogs ou projetos, quero mostrar a você mais algumas vantagens dos Blogs de Vídeo (Vlog), e quem sabe até motivá-lo a começar a produzir seu primeiro vídeo.

O que são blogs de vídeo?

Como qualquer outro tipo de blog, blogs de vídeo (ou vlog) são feitos com a ajuda de vídeos. Você pode hospedar seus próprios vídeos (não recomendo tanto isso) ou usar serviços gratuitos como o YouTube (Segundo maior buscador do mundo!) ou Vimeo, para hospedar seus vídeos. Como um blog normal, seus vídeos estarão visíveis para público e eles poderão votar, comentar e até compartilhá-los. A grande diferença é que nós estaremos usando principalmente os vídeos para compartilhar as informações, em vez de texto.

Por exemplo, eu poderia simplesmente ter criado um vídeo falando sobre os benefícios dos blogs de vídeo e fazer o upload no YouTube. Outro exemplo? Você pode falar sobre como usar seu produto e outras informações. Os vídeos são interativos e dão informações mais detalhadas, muitas vezes as pessoas começam buscando determinadas informações nos vídeos.

Vantagens de blogs de vídeo

Dependendo da sua estratégia, você pode hospedar seus vídeos no YouTube (com algumas limitações), Vimeo, entre outros, e permitir aos usuários inserirem vídeos em seu site, o que dará mais exposição à sua marca e vídeos. No entanto, para o blog de vídeo, você precisa ter certeza de que tem bom domínio e que preparou uma estratégia adequada para o plano de marketing de vídeo completa.

Você pode trabalhar na criação de uma estratégia de conteúdo baseada em vídeo blog, para educar os seus leitores e atrair mais pessoas.

Então, chega de falar… Agora é hora de ver todos os benefícios que tem ao trabalhar com vídeos:

Exposição

Com mais e mais blogs sendo publicados diariamente, muitos blogueiros estão preferindo trabalhar com vídeos para obter mais exposição. Os números mostram que os vídeos são mais assistidos, curtidos e compartilhados do que o conteúdo do texto. Se você criar o mesmo conteúdo do texto em vídeo, então, ele vai ter mais facilidade para obter mais visualizações do que impressões de conteúdo de texto. Além disso, nas redes sociais como Facebook, as pessoas são mais propensos a ver vídeos, em vez de ler uma descrição longa abaixo de uma imagem compartilhada. As pessoas gostam de assistir vídeos em vez de ler o conteúdo – Isso é fato! Os vídeos também têm mais efeitos visuais do que um conteúdo de texto com imagens.

Grandes vídeos facilmente viralizam

Um conteúdo de texto dificilmente viraliza, já os vídeos, estão muito mais propensos a isso. Quase nenhum conteúdo de texto foi tão viral quanto os vídeos, principalmente nas redes sociais. Isso prova que as pessoas são mais propensos a assistirem vídeos no Facebook, por exemplo, do que texto. Esta estratégia, quando adotada para a promoção de um blog, pode revelar resultados incríveis (Veja o caso do Allan Costa neste vídeo).

Então, por que você ainda não adotou essa estratégia? Muitas empresas de web têm canais de vídeo no YouTube (Acesso o WP24Horas no Youtube). Isso as ajuda a obter mais tráfego e manter-se em contato com seus leitores que são mais ativos no YouTube do que em qualquer outra rede social.

Para descontrair… Veja este vídeo sobre os Virais, no Canal Nostalgia 😉

Interativo e descritivo

Blogs de vídeo são mais interativos e descritivos. Com o uso correto de efeitos visuais e um pouco de trabalho na produção de bons vídeos, você pode ensinar o seu público de uma maneira melhor. Video blogging reforça a sua capacidade de persuasão e as chances de aumentar a taxa de conversão crescem. Você pode convencer mais os telespectadores e ainda aumentar suas vendas.

Funciona muito bem para Tutoriais

Video blogs são os melhores para blogs de tutoriais. Blogs de Tutoriais geralmente requerem uma grande quantidade de texto. Se você quer ensinar alguém, você pode usar vídeos em vez de publicar uma enorme compilação de texto. Isso ajudará a manter os seus leitores engajados no conteúdo.

Veja, por exemplo, este Tutorial que gravamos sobre “Como Criar Lista no WordPress com o plugin OptinMonster“.

Blogar “Ao Vivo”

Com o avanço das tecnologias de vídeo, como o Hangout do Google e o Livestream, blogar ao vivo tem sido fácil. Agora as pessoas podem blogar em tempo real com a ajuda de vídeos. Isto é também conhecido como “live streaming”. Blogueiros e jornalistas podem usar esta técnica para blogar rapidamente sobre notícias de última hora. Isto requer bem menos tempo do que a preparação de conteúdos de texto. Tudo que você precisa é de boas habilidades de falar e está pronto publicar seu próprio vídeo. Mas quando se trata de texto, então você precisa passar por vários rascunhos para eliminar quaisquer erros em sua escrita, entre outros processos.

Ganhar Dinheiro com Vídeos:

Anúncios de vídeos estão ficando populares, especialmente anúncios no YouTube. Estão se tornando muito popular e recebendo uma boa resposta. Você pode simplesmente criar uma parceria com o YouTube e rentabilizar todo o seu conteúdo de vídeo usando o Adsense.

Dica: Talvez esta forma de monetização com o programa de parcerias do YouTube não seja tão lucrativa para você. Isso porque, para ter um retorno, digamos, interessante, você precisaria ter vídeos com milhares ou até milhões de acesso. Se você quer mesmo ganhar dinheiro com vídeos, eu recomendo que conheça a Fórumla dos Vídeos, do meu amigo Michael Oliveira.

Porém, blogs de vídeo também possuem algumas poucas desvantagens, que você deve ter em sua mente antes de se tornar um blogueiro de vídeo. Vale dizer que, você pode trabalhar de forma eficiente e até contornar estas desvantagens que apresento a seguir (Aqui estão algumas dicas). Aqui estão algumas das desvantagens:

Desvantagens

Custo

Se você auto-hospedar vídeos, isso vai lhe custar muito, pela largura de banda e armazenamento. Existem muitas ferramentas gratuitas que você pode usar para criar vídeos. Mas, para eu criar um tutorial em vídeo profissional, por exemplo, uso um software pago, chamado Camtasia.

Criação de conteúdo constante

Criação de vídeos profissionais requer muito trabalho. Especialmente, a edição e finalização do seu vídeo pode levar um tempo considerável. Além disso, você precisa trabalhar na transcrição dos melhores vídeos, o que gera novamente mais trabalho, mas ajuda muito se você está incorporando os vídeos em seu blog, e ainda melhora a classificação deste post nos motores de busca.

Conclusão

Bem, de qualquer forma, não há muitos contras para blogs de vídeo, e no final continua sendo muito útil e ajuda bastante você a atingir melhores resultados.

Espero que essas vantagens que citei neste post sejam suficientes para inspirá-lo começar a criar seus vídeos.

Uma outra dica: Se você considerar mesmo criar seus conteúdos em vídeo, então, certifique-se de compartilhar seus vídeos em outros sites de compartilhamento de vídeo também e não apenas no YouTube, ok?

É isso… Vamos falar mais sobre isso em breve.

PS: Não esqueça de ver as dicas grátis (como a técnica que o Obama usa para gravar seus vídeos, muito boa essa!) que o Michael Oliveira mostra na página do Fórmula dos Vídeos!

Até o próximo post,

Assinatura Asllan Maciel

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