Blog

Como redirecionar usuários para um post aleatório no WordPress

Post Aleatório
Tutoriais

Como redirecionar usuários para um post aleatório no WordPress

Um dos novos recursos que adicionamos aqui no [wp24] é este recurso chamado “Explore“. Quando um usuário clica neste botão, eles são levados para um post aleatório do site. Anteriormente, queríamos apenas que os usuários fossem levados à página para exibir um post aleatório. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como redirecionar usuários para um post aleatório no WordPress.

Abra o arquivo functions.php do seu tema, ou Plugin Específico do Site e cole o seguinte código:

add_action('init','random_add_rewrite');
function random_add_rewrite() {
       global $wp;
       $wp->add_query_var('random');
       add_rewrite_rule('random/?$', 'index.php?random=1', 'top');
}

add_action('template_redirect','random_template');
function random_template() {
       if (get_query_var('random') == 1) {
               $posts = get_posts('post_type=post&orderby=rand&numberposts=1');
               foreach($posts as $post) {
                       $link = get_permalink($post);
               }
               wp_redirect($link,307);
               exit;
       }
}

É só isso e pronto. Agora crie um botão que link para “seudominio.com.br/random/” e o snippet acima vai cuidar do resto.

Explicação do snippet:

Este snippet primeiramente adiciona a variável “random“. Em seguida, ele usa o hook template_redirect do WordPress e diz se a variável “random” está lá, então, obtém um post do tipo “Post” de forma aleatória. Em seguida, ele faz um simples redirecionamento 307.

A razão pela qual o snippet usa o redirecionamento 307, é por ser um redirecionamento temporário. Os Browsers muitas vezes mantém o cache do redirecionamento 302, que é conhecido por redirecionamentos temporários.

Alguns bugs que encontramos

Se você estiver usando o plugin W3 Total Cache e tiver ativado o cache do banco de dados, então você precisa adicionar as seguintes regras na lista de exclusão.

/random/
/index.php?random=1

Se você estiver usando  o plugin WordPress SEO do Yoast, então não use Redirecionar URLs feias para links permanentes limpos na área de Links Permanentes. Caso contrário, este código não vai funcionar.

Se você estiver tendo problemas com o redirecionamento indo para um erro 404 ao usar “seudominio.com.br/random/”, tente usar “seudominio.com.br/?random=1”.

Se quiser usar um plugin para fazer este redirecionamento, tente o Random Redirect. (Este plugin não é atualizado há algum tempo)

Agora você pode criar um pequeno botão Explore como o que temos em nosso site. Deixe sua opinião em um comentário abaixo e compartilhe este tutorial com seus amigos.

Deixe seu comentário aqui...

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.