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Os títulos do seu Blog são otimizados para leitores e buscadores?

Como Otimizar Títulos
Guias para Iniciantes

Os títulos do seu Blog são otimizados para leitores e buscadores?

Acredito que todos nós sabemos a importância que um bom título de post têm. Mas gosto de pensar no título como a embalagem de um produto. Imagine que um produto seja muito bom, porém, sua embalagem seja feia, mal produzida. Você compraria este produto? Esqueça a questão da recomendação, pois este é outro assunto. Compraria? Basicamente é assim que você deve pensar sobre o título do seu post. Não importa o quão bom seja seu conteúdo se ninguém o consome, se ninguém lê-lo. E, as pessoas devem ler seu conteúdo depois de ler seu título. Pois bem, neste artigo, vamos falar sobre como otimizar títulos para seus leitores e para os buscadores.

Seria importante que neste ponto, você desse uma lida em nosso artigo sobre 7 coisas que você precisa saber antes de lançar o seu blog. Isso vai te ajudar a repensar algumas coisas, caso você ainda não tenha lançado seu blog.

Mas, voltando ao assunto, é claro que o conteúdo também tem que ser de qualidade. Não adianta ter um super título, se o conteúdo não condiz com ele. Então, quase como uma regra, se seu título for muito atrativo, o usuário certamente vai querer verificar seu conteúdo.

Neste ponto, é importante dizer que algumas regras sobre SEO mudaram. Para alguns melhoraram para outros pioraram, mas este também é outro assunto. Antigamente, algumas pessoas basicamente faziam conteúdo para os buscadores, máquinas, robôs, que utilizavam critérios específicos para qualificar as páginas. Bastava conhecer os critérios para que você obtivesse um bom posicionamento. Inclusive, alguns exploravam estes critérios combinados com algumas “falhas” do sistema, usando técnicas não recomendadas, para que fossem bem posicionados.

[leia]5 dicas de SEO para otimizar seus Posts[/leia]

Algumas coisas mudaram e hoje vemos o que deveria ser basicamente desde o início: conteúdo relevante para seus leitores. Sempre tenha em mente, primeiramente, seu usuário/leitor. Você tem que escrever títulos atraentes para seus leitores, um título que seja amigável à eles. Mas e os buscadores? Ignoramos? Claro que não! Você precisa de bastante tráfego orgânico e um bom título deve ser também amigável aos buscadores.

Para ilustrar, imagina escrevermos o seguinte título “Como eu ganhei $4500 com Adsense”. Do ponto de vista do leitor, este talvez, seria um bom título, simplesmente porque as pessoas adoram este tipo de título e você escreveria desta forma provavelmente para obter uma ação rápida do usuário. Contudo, do ponto de vista dos buscadores, não seria um bom título. Por quê? Porque as pessoas não buscariam os termos “como eu ganhei…”. Neste caso, um título melhor seria “Como ganhar dinheiro com o Adsense”, porque são palavras-chaves que as pessoas usariam para buscar conteúdo nos buscadores.

Ficou claro o exemplo? Então, sua meta é escrever um título que seja amigável ao leitor e aos buscadores.

Portanto, agora que você entendeu o conceito sobre a construção de títulos atrativos, a questão é: de forma prática, como podemos criar títulos amigáveis aos leitores e motores de busca? Siga a leitura para ver algumas maneiras simples de fazer isso.

Como Otimizar Títulos para Leitores e Buscadores

Uma das maneiras de fazer isso é através de Plugins. Existem vários que oferecem a opção de escrever títulos de post diferentes para motores de busca, que são conhecidos como Títulos Meta. De forma simples, o título do post é o título que você escreve no próprio editor do WordPress. Título Meta é um título personalizado para motores de busca.

Para realizar este trabalho, no [wp24] nós usamos o plugin WordPress SEO by Yoast. Porém existem outros tantos que realizam a mesma tarefa, um dos mais conhecidos é o All in One SEO Pack. Depois de instalar e ativar o plugin, você deve observar na parte de baixo do editor uma seção como na imagem abaixo:

 

Então, na caixa de título do WordPress, escreva um título que seja amigável ao seu leitor e, na caixa “Título SEO”, escreva seu título meta, ou seja, um título amigável aos motores de busca e que serão mostrados nos resultados da busca. Escreva também uma descrição única e palavras-chave.

Criar dois títulos bons e otimizados, deve aumentar o seu CTR. Aqui estão algumas dicas práticas para escrever títulos otimizados para leitores e SEO:

Títulos amigáveis aos Leitores

  • Faça títulos de impacto, assustadores, engraçados, dicotômicos (Como você ainda não ganha dinheiro com seu blog? Comece agora)
  • Faça perguntas nos títulos (Você quer ganhar dinheiro com seu blog?)
  • Conte segredos (Como eu ganhei $4500 com Adsense)
  • Use números (10 dicas incríveis para…)

Títulos amigáveis aos Buscadores

  • Faça uma pesquisa por palavras-chave
  • Escreva títulos com até 65 caracteres
  • Use palavras “mágicas” (Único, Oficial, Verdadeiro, Dicas, Incrível, etc)
  • Use a palavra “Como”, se possível (conhecida como How-to; Como otimizar…, Como fazer…)

Isso parece um tanto complicado, mas vai se tornar um hábito e tende a ficar cada vez mais intuitivo para você.

Conclusão

Escrever bons títulos é uma arte, que você desenvolve com o tempo. Quanto mais você treina, mais você se aperfeiçoa nisso.

Vale a pena investir algum tempo na criação dos títulos para seus posts. Pesquise, teste, aprenda.

Deixe-nos saber o que você pensa sobre isso, escrevendo seu comentário abaixo. Se você seguir o que foi falado neste artigo, você deve aumentar seu CTR, consequentemente, aumentar seu tráfego orgânico. Não esqueça de voltar aqui e falar sobre seus resultados.

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HashTags: #WordPress #Otimização #SEO

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