Blog

Como Habilitar E-mails no WordPress em Localhost usando XAMPP

Habilitando E-mails no Localhost para WordPress
Tutoriais

Como Habilitar E-mails no WordPress em Localhost usando XAMPP

Trabalhar com o WordPress localmente tem suas vantagens, e já falei sobre algumas delas por aqui. Mas, uma das principais questões levantadas sobre a utilização do WordPress em Localhost, é a possibilidade de envio e recebimento de e-mails, não só do próprio WordPress, como também de plugins, como Gravity Forms, por exemplo, que utilizam o envio de e-mails. Por padrão, a funcionalidade de e-mail não está habilitada no WAMP (Windows), MAMP (Mac) e também no XAMPP. No entanto, você pode configurá-los para usar, por exemplo, o servidor SMTP do Gmail, mas isso exigirá mexer com alguns arquivos de configuração. Neste artigo, vou mostrar a você como receber ou enviar e-mails a partir do WordPress em localhost.

Um dos nossos leitores, fez o seguinte comentário:

Muito bom o artigo, embora eu possa está errado, é limitante; a exemplo de envio de email’s, é possível ter um (STMP) usando xampp em um pendrive?

Então, para ajudar não só este leitor, mas todos que precisam habilitar e-mails no WordPress em localhost, aqui está um tutorial que vai mostrar como configurar o SMTP diretamente no XAMPP, e como usar SMTP através de um plugin específico. Acompanhe até o final do artigo e veja qual opção é melhor para você.

Enviando E-mails usando XAMPP

Antes de começar, você deve se certificar de que você têm o XAMPP instalado e uma instalação do WordPress em execução – Veja como fazer isso neste tutorial.

Estaremos trabalhando com dois arquivos separados dentro do diretório do XAMPP, para permitir que e-mails sejam enviados a partir do localhost. Os dois arquivos que você precisa editar são: php.ini e sendmail.ini.

#1. Configurando o php.ini

Depois de ter instalado o XAMPP, vá para o diretório raiz da instalação. Se você instalou no seu drive “C:\”, deve ser “C:\xampp”. Uma vez na raiz do XAMPP, dirija-se para a pasta php (\xampp\php). A partir daqui você pode abrir o arquivo “php.ini” no seu editor de texto favorito (um bem simples seria o Notepad++).

Uma vez que você tenha aberto o arquivo “php.ini“, role para baixo, para a linha 1146 e comente a linha inteira (você pode comentar a linha, colocando um ponto e vírgula (;) no início da linha). Depois de ter comentado linha 1145, vá para a linha 1142, e descomente essa linha (remova o ponto e vírgula do ínicio).

Para referência, é assim que seu arquivo php.ini, entre as linhas 1138 e 1153, deve aparecer:

[php]
; XAMPP IMPORTANT NOTE (1): If XAMPP is installed in a base directory with spaces (e.g. c:\program filesS:\Server Files\XAMPP) fakemail and mailtodisk do not work correctly.
; XAMPP IMPORTANT NOTE (2): In this case please copy the sendmail or mailtodisk folder in your root folder (e.g. C:\sendmail) and use this for sendmail_path.
; XAMPP: Comment out this if you want to work with fakemail for forwarding to your mailbox (sendmail.exe in the sendmail folder)
sendmail_path = “\”C:\Server Files\XAMPP\sendmail\sendmail.exe\” -t”

; XAMPP: Comment out this if you want to work with mailToDisk, It writes all mails in the S:\Server Files\XAMPP\mailoutput folder
;sendmail_path=”\”C:\Server Files\XAMPP\mailtodisk\mailtodisk.exe” -t”

; Force the addition of the specified parameters to be passed as extra parameters
; to the sendmail binary. These parameters will always replace the value of
; the 5th parameter to mail(), even in safe mode.
;mail.force_extra_parameters =

; Add X-PHP-Originating-Script: that will include uid of the script followed by the filename
mail.add_x_header=Off
[/php]

Nota: Caso você não encontre exatamente na linha citada acima, você pode localizar usando um trecho qualquer do código acima.

Agora, o que fizemos acima foi dizer ao XAMPP onde está localizado o arquivo “sendmail.exe”.

Para seu arquivo “php.ini”, é basicamente isso.

#2. Configurando o sendmail.exe

Agora vamos passar para o arquivo “sendmail.ini” (que é muito mais curto). Seu arquivo “Sendmail.ini” pode ser encontrado dentro do diretório “sendmail” na raiz do XAMPP (\xampp\sendmail\sendmail.ini). Mais uma vez, abra o arquivo dentro do seu editor de texto favorito.

Dica: Eu recomendo fazer um backup do arquivo dentro da mesma pasta. Basta apenas acrescentar um ‘2’ no final do nome do arquivo, apenas no caso de algo der errado no caminho.

Agora você pode copiar o código fornecido abaixo e substituir o conteúdo do arquivo sendmail.ini com ele.

[php]
[sendmail]

smtp_server=smtp.gmail.com
smtp_port=587
smtp_ssl=auto
error_logfile=error.log
debug_logfile=debug.log
[email protected]
auth_password=senha-gmail
[email protected]
[/php]

Não se esqueça de trocar as suas credenciais de acesso! [email protected] é o seu nome de usuário do Gmail, e senha-gmail, sua senha do Gmail.

É isso aí, seu XAMPP está pronto para começar a enviar e-mails!

#3. Restart

Agora, é só reiniciar os módulos do Apache e MySQL no XAMPP, e vá em frente e teste a funcionalidade de e-mail recém-habilitada.

É realmente muito simples de configurar isso, mas requer um pouco de conhecimento da estrutura de arquivo do XAMPP e configurações de SMTP.

Enviando E-mails usando um Plugin

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin WP Mail SMTP na instalação do WordPress em seu servidor local (localhost). Após a ativação, vá para “Settings » Email” para configurar o plugin.

A primeira opção nesta tela é o ‘From Email‘ , você precisa digitar o seu endereço de e-mail Gmail aqui. A próxima opção é ‘From Name‘ que será usado como o nome do remetente nas mensagens enviadas. Você pode digitar ‘WordPress’ aqui. Isto tornará mais fácil para você reconhecer um e-mail. A terceira opção na tela é para escolher um Mailer. A função php mail padrão não irá funcionar, na maioria dos ambientes de servidores locais sem configurá-los antes. Então, você precisa escolher “Send all WordPress emails via SMTP“.

Configurar o WordPress em Localhost para usar o servidor SMTP do Gmail

Agora você precisa configurar o plugin para usar o servidor SMTP do Gmail para enviar e-mails. No campo Servidor SMTP, digite smtp.gmail.com e para o campo de porta use 587. Para a opção de criptografia, você precisa escolher TLS. Por último, você precisa clicar em Yes ao lado de autenticação. Você precisará fornecer seu endereço completo do Gmail, por exemplo, [email protected] e sua senha do Gmail.

Adicionando SMTP do Gmail detalhes Server em WordPress em Localhost

Isto é tudo. Agora você pode clicar no botão “Save Changes” para armazenar suas configurações. Uma vez que suas configurações estejam salvas, role até o final da página e tente enviar uma mensagem de teste. Depois de enviar uma mensagem de teste, você deve verificar sua caixa de entrada para ver se você recebeu a mensagem corretamente, e se tudo está funcionando bem.

Espero que alguém ache isso útil, e eu possa salvar alguém da dor de cabeça, ou poupar algum tempo de desenvolvimento.

Será que isso te ajudou, ou você ainda está tendo problemas? Deixe-me saber nos comentários e eu vou fazer o meu melhor para ajudar!

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas redes sociais. Não esqueça de inscrever seu e-mail ao lado para receber mais dicas e atualizações.

Até mais,

Assinatura Asllan Maciel

Comments (4)

  1. Renato

    Obrigado pelo feedback e pelo tuto, quando estava começando a criar “customizar” sites no wordpress / joomla, e não tinha um notebook na época (apenas pc de mesa “desktop”), a solução era usar esses softwares portables (xampp etc..) em um pendrive.
    Como eu era “sobrinho” e não tinha um servidor free decente na época, e a internet banda larga ainda não era acessível ao meu bairro, mostrar na prática ao cliente o que era na época um newsletter, responder email’s no próprio wordpress etc… precisaria habilitar email de um localhost (no caso no pendrive) e não dava certo.
    É um ótimo tuto, válido tb, e interessante, já que o wampserver (local) uso como teste de plugins mesmo, e o portable, costumo mostrar como teste final ao cliente.
    Obrigado Aslan e vida longa ao site e sucesso!!! 🙂

    1. Asllan Maciel

      Obrigado Renato… Esperamos que você encontre sempre boas informações aqui no site!

  2. Nilton

    Tecnicamente o artigo está muito bem escrito. Claro e didático. Mas na prática eu tenho algumas dúvidas. Posso fazer uma campanha de e-mail marketing a partir de localhost usando XAMP? E por quê usar o servidor SMTP do Gmail? O gmail não vai jogar minhas mensagens para a lixeira (span)? Pior… o gmail joga as propagandas de meus concorrentes nas caixas-postais de meus contatos! Como? eles leem minhas mensagens, identificam meus produtos e atravessam o negócio anunciando para os clientes dele.
    Como eu posso fazer para não ter minhas mensagens de e-mail marketing identificadas como span? Como preservar meus contatos de receber propaganda de meus concorrentes?

  3. Asllan Maciel

    Obrigado! Sobre fazer uma campanha de e-mail marketing usando sua máquina local (Localhost)… Não creio que funcione! Eu pelo menos, nunca fiz e nunca vi ninguém fazer. Eu recomendo que utilize uma das ferramentas de e-mail marketing disponíveis na internet. Agora, para usar localmente funciona melhor quando usa um SMTP e recomendei usar o Gmail porque “todo mundo” tem uma conta Gmail. No entanto, você poderia usar outro servidor. Sobre as propagandas no Gmail não tem como controlar. O Google sempre vai tentar identificar as preferências e interesses dos seus usuários e mostrar anúncios relevantes.

Deixe seu comentário aqui...

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site (por meio de análise), mostrar a você conteúdo de mídia social e anúncios relevantes. Por favor, consulte nossa página Termos & Políticas para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'. OBS: Ao continuar a navegação, você, automaticamente, concorda.

Configurações de Cookies

Abaixo, você pode escolher os tipos de cookies que quer permitir neste site. Clique no botão "Salvar Configurações de Cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de a.o. a usabilidade.

Mídia SocialNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

PublicidadeNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços que não são analíticos, mídia social ou publicidade.