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Como Aumentar o Tráfego Orgânico usando a Cauda Longa

Cauda Longa - Long Tail
Tutoriais

Como Aumentar o Tráfego Orgânico usando a Cauda Longa

Todo mundo sabe que o Tráfego Qualificado  pode definir o sucesso da sua presença online. O que nem todo mundo sabe é que palavras-chave de Cauda Longa (Long Tail) são uma das melhores maneiras de gerar este tipo de tráfego. Uma coisa que todo mundo que tem um blog de sucesso concorda é que Search Engine Marketing (SEM) é fundamental para continuar bem posicionado. Depois das atualizações Panda e Pinguim do Google, todos estão buscando maneiras de aumentar seu tráfego de busca orgânica do jeito certo. Existem muitas ferramentas que podem ajudar na sua estratégia de SEO. A HitTail pode ajudar bastante a aumentar o seu tráfego orgânico. Este artigo não é um review da HitTail e sim um estudo de caso sobre Como Aumentar o Tráfego Orgânico usando a Cauda Longa.

O que é Cauda Longa (The Long Tail)?

Antes de entrarmos propriamente no assunto sobre aumento do tráfego orgânico, queremos que você entenda o que é cauda longa. Mais do que isso, queremos que você, não só entenda o valor da cauda longa para sua estratégia de SEO, como também as razões pelas quais os mais inteligentes profissionais de SEO utilizam a cauda longa em suas estratégias de otimização.

Cauda Longa refere-se a palavras-chave de nicho, pesquisas mais específicas, geralmente com duas ou mais palavras de comprimento ou até frases. Um exemplo disso seria: “campos personalizados no WordPress”. Algumas pessoas que não conhecem o conceito, tentariam “rankear” para palavras-chave como “WordPress” ou “Tutoriais de WordPress”. Apesar das palavras-chave principais terem seu valor, são muitíssimo concorridas. Não existe um caminho fácil para você conseguir um resultado imediato no ranking de buscas para as palavras-chave principais (hits). É provável também, que as pessoas que buscam essas palavras-chave principais sejam menos propensas à converter, em vista de pessoas que chegam ao seu site procurando por algo muito mais específico, usando palavras de cauda longa ou palavras de nicho.

SEO Cauda Longa

Analisando as estatísticas do seu site, você vai perceber que as palavras-chave principais geralmente obtém o maior tráfego. A maiorias das pessoas não se preocupam com o que vem após suas primeiras páginas de resultados de palavras-chave, porque começam a ver um monte de palavras-chave trazendo apenas 5-10 visitas por mês. Qualquer um que não conhecem o poder da cauda longa, diria que é melhor se concentrar em palavras-chave que estão trazendo-lhe a maior parte do tráfego. No entanto, se você fizer algumas continhas para as palavras-chave de cauda longa, vai saber onde deveria estar focando.

Tráfego de Cauda Longa

Ao olhar para o gráfico acima, o valor da cauda longa para SEO deve ser evidente. Há claramente mais buscas por palavras-chave de cauda longa como um todo do que por palavras-chave populares (70% de todas buscas são compostas por termos de cauda longa). O maior benefício de usar palavras-chave de cauda longa é que você pode começar a ver o aumento imediato do tráfego, principalmente porque as palavras-chave de cauda longa são geralmente menos competitivas. Este é um dos principais motivos de trabalharmos a cauda longa em nossa estratégia de SEO. Está começando a entender como aumentar o tráfego orgânico de maneira rápida é totalmente possível usando as palavras-chave de cauda longa?

Então, esclarecidos alguns pontos sobre a cauda longa, onde a HitTail entra neste jogo? Você já vai saber!

O Google Analytics pode ajudar no início à coletar o máximo de dados possível de palavras-chave de cauda longa. No entanto, à medida que seu site cresce, vai ficando cada vez mais difícil de analisar estas palavras. Se você não é viciado em dados, em baixar longas listas de palavras-chave, isso pode não ser um boa opção. Neste ponto, você já começa a procurar um novo método para encontrar palavras-chave de cauda longa e como monetizá-las.

O que é a HitTail?

HitTail é um software que rastreia os dados de pesquisa do seu site para palavras-chave de cauda longa de baixo desempenho. Depois de inserir o seu código de rastreamento em seu site, ela é executada silenciosamente em segundo plano registrando informações de pesquisas e palavras-chave. HitTail tem um algoritmo que analisa todas as palavras-chave, para sugerir uma lista de palavras-chave de cauda longa que você deve ser capaz de classificar-se (“rankear“) bem. Usando estas sugestões você deve aumentar o seu tráfego de buscas facilmente. Então, como aumentar o tráfego orgânico no WordPress? Configurando a HitTail agora mesmo.

Como configurar a HitTail no WordPress

Antes de mostrar como as coisas funcionam, vamos ver como configurar a HitTail no WordPress. A primeira coisa que você precisa fazer é sua inscrição na HitTail. É um serviço pago, que custa a partir de $9.95 por mês. Os planos variam de preço conforme seu site escala, ou seja, a medida que cresce o número de visitantes. Eles oferecem 21 dias de teste gratuito da ferramenta, para que você analise se gosta da ferramenta ou não. Como os dados são em tempo real, dá pra ter uma boa ideia se a HitTail é boa para você ou não, dentro do período experimental.

Após a inscrição, você receberá um código de rastreamento para colar em seu site. Há duas formas de integrar a HitTail no seu site WordPress:

#Método1: Copie código de rastreamento e cole no seu arquivo footer.php. Você também pode usar o plugin Insert Headers and Footers para adicionar este código no seu WordPress.

#Método2: Você pode usar o plugin oficial HitTail para WordPress. Basta instalar e ativar o plugin. Entre na sua conta HitTail e vá em Conta > Sites.

HitTail Site ID

Copie o ID do site e cole na página de configurações do plugin.

HitTail Configurações do Plugin

Feito isso, a configuração está concluída. Espere algum tempo e você já começará a ver sugestões de palavras-chave. Podemos configurar para a HitTail nos enviar sugestões de palavras-chave diariamente, até por e-mail. Se preferir, pode definir envio semanal.

Como usar a HitTail para Obter os Benefícios Máximos

Tendo configurado a HitTail no seu blog WordPress, acesse seu painel HitTail e vá até a guia Sugestões “Suggestions”. Você verá uma lista de palavras-chave e os mecanismos de busca de onde o tráfego está vindo.

HitTail Sugestões de Palavras-Chave

Agora é só ir até o seu conteúdo e analisar se está relacionado com estas palavras-chaves. Você pode facilmente otimizar seu artigo ou landing page para melhorar sua posição no ranking para uma determinada palavra-chave. Às vezes, mesmo que você classifique para um termo específico, o artigo que você “rankeou” ainda não é o mais preciso. Mas, você pode agora criar um novo post em seu site, baseado nas sugestões de palavras-chave, para fornecer um conteúdo ainda mais relevante para o seu público. Muitas vezes, isso permite você mudar da 8ª posição para a 1ª em questões de dias.

HitTail ainda oferece uma opção para você marcar palavras-chave na lista de coisas a fazer (To-Do List). Depois de melhorar seu post ou criar um novo baseado nestas palavras-chave selecionadas, você pode marcá-la como concluída.

Outra coisa que você pode fazer com estas sugestões de palavras-chave de cauda longa, é usá-las como âncoras para links internos. Se você ainda não sabe, a linkagem interna pode aumentar pageviews no WordPress. Também ajuda a combater Content Scraping. Usar esta lista de palavras-chave de cauda longa como parte da sua estratégia de links internos, pode ser muito útil.

Você ainda pode usar estas sugestões de palavras-chave de cauda longa em suas campanhas de links patrocinados (Pay Per Click – PPC).

Observações sobre a HitTail

A HitTail é incrível e vai ajudar seu blog WordPress à crescer. Você nunca mais vai ficar sem ideia do que escrever em seu blog, se estiver usando a HitTail. Algumas melhorias em usabilidade ainda devem ser feitas futuramente na ferramenta.

Umas das coisas que precisaria melhorar na HitTail é a paginação das palavras-chave. Atualmente, você só vê 15 palavras-chave em cada página. Isso significa que você vai ter que clicar bastante. Para dificultar ainda mais, eles só tem navegação anterior/seguinte. Você pode exportar para excel, para tentar minimizar, mas não conseguiria trabalhar com sua lista To-Do se exportar.

HitTail é uma excelente ferramenta para os blogueiros, internet marketers, SEOs e qualquer um que deseja aumentar seu tráfego orgânico.

Antes de fazermos as considerações finais, queremos saber o que achou deste artigo, da ferramenta HitTail. Escreva um comentário abaixo e nos ajude a saber como entregar um conteúdo cada vez mais relevante.

Considerações Finais

Se você quer realmente aumentar o seu tráfego de busca orgânica, então você deve começar a trabalhar na sua estratégia de SEO as palavras-chave de cauda longa. As pessoas estão ficando cada mais espertas e sabem como procurar. A maioria dos usuários está buscando coisas relevantes e quer encontrar resultados relevantes.

Exemplo: Quando alguém quer comprar um tênis Nike, eles não vão procurar sapatos. Eles vão procurar um tipo específico como “tênis nike” ou mais específicos ainda como “tênis nike corrida + comentários”. Este é o usuário que tem mais chances de comprar o produto, pois já sabe exatamente o que quer.

Então se você quer aumentar o seu tráfego de busca orgânica usando a cauda longa, então é altamente recomendável, começar a usar a HitTail. Caso ainda não tenha visto, escrevemos 5 dicas de SEO para iniciantes do WordPress que podem ajudar a melhorar seus resultados nas buscas. Recomendamos ainda que utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google para ver outras opções do campo semântico da palavra sugerida.

Você já usou a HitTail ou está usando, deixe-nos saber suas experiências com a ferramenta, ou quais outras estratégias você utiliza para aumentar seu tráfego orgânico. Deixe seu comentário abaixo. Se gostou deste artigo, seu amigo também vai gostar. Compartilhe-o nas suas redes sociais.

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