WooCommerce: Criando Lojas Virtuais no WordPress
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on linkedin
Share on email

Segundo a Wikipedia, o WooCommerce é um plugin de e-commerce open source para WordPress. Diz ainda que foi projetado para empresas de pequeno à grande porte que usam WordPress. E, que o plugin rapidamente ficou famoso por sua simplicidade de instalar e personalizar, entre outras coisas. Mas, eu poderia dizer bem mais sobre o WooCommerce, já que com mais de 10.589.013 de downloads, hoje ele executa 30% de todas as lojas online.

[serialposts]

 

Veja na imagem abaixo algumas estatísticas sobre o WooCommerce:

WooCommerce 30% das Lojas Virtuais

Sem dúvida, está claro que o WooCommerce é a plataforma de comércio eletrônico mais popular da internet (estatísticas do site BuiltWith). E, isso porque proprietários de lojas virtuais ou não, agora tem controle total para vender qualquer coisa, em qualquer lugar. Porque nós desenvolvedores, temos uma plataforma completa, mas ainda assim extensível, flexível e melhor, open-source (código aberto).

Assim, dou início à uma série de Vídeos+Posts sobre Criação de Lojas Virutais no WordPress com WooCommerce. Na verdade, é mais do que isso, é um mini-curso para quem deseja criar lojas virtuais rapidamente e começar a aproveitar uma fatia do bolo, que corresponde minimamente à 20 milhões de brasileiros que compraram na internet apenas no primeiro semestre deste ano (2015).

Para abrir a série, criei um vídeo de boas vindas que fala um pouco sobre WooCommerce, suas características e algumas razões para utilizá-lo. Abaixo do vídeo, mostro a você estes detalhes sobre criação de Lojas Virtuais no WordPress com WooCommerce:

[Vídeo Em Breve]

Benefícios do WooCommerce:

Não vou ficar enchendo linguiça, você pode acessar o site oficial do WooCommerce para ver todas as características do plugin de e-commerce do WordPress, mas vou listar aqui as que eu considero as melhores, ok?

  1. É um plugin do WordPress

    Sou completamente apaixonado pelo WordPress! Então, o WooCommerce é, para mim, a escolha mais óbvia para criação de um e-commerce. WordPress já alimenta mais da metade dos sites na internet não é a toa. WordPress é um ecossistema muito bem alimentado por uma comunidade vibrante, que não pára de produzir mais e mais recursos. Isto vale para o WooCommerce, já que esta mesma comunidade fabrica extensões que tornam o WooCommerce uma solução sem limites.

  2. Facilidade de Uso

    Talvez este ponto torne o WooCommerce tão popular. Ele é realmente muito fácil de usar. Você instala, ativa o WooCommerce, e ele já te leva para um assistente intuitivo de configuração, onde você vai configurar os principais detalhes da sua loja virtual. Assim, você é capaz de criar um e-commerce rapidamente e começar a vender seus produtos digitais ou físicos, ou qualquer coisa que queira vender, até seu tempo se você quiser (*-*), para qualquer lugar do mundo. Definitivamente, qualquer pessoa que tenha algum conhecimento de WordPress será capaz de utilizá-lo – Mas, se você quer ganhar tempo no aprendizado, não pode perder nenhum post desta série! 😉

  3. Mobile-Friendly

    É imprescindível que seja amigável aos dispositivos móveis hoje em dia, já que eles representam o presente, não o futuro. Assim, independente se seu cliente estará em um computador desktop ou smartphone, você será capaz de vender seus produtos facilmente. Se você quiser ir além, existem ferramentas que podem transformar até seu e-commerce com WooCommerce em um aplicativo móvel.

  4. Expansível

    Você vai encontrar milhares de plugins, extensões, add-ons, e recursos que removerão os limites do negócio. WooCommerce pode escalar juntos com você! Então, não importa o tamanho da sua necessidade, seja vender um produto ou milhares, o WooCommerce é perfeito para a maioria das pessoas que desejam ter uma loja virtual funcional e lucrativa.

  5. Open-Source

    Isso é lindo! As vezes me pergunto, por que algo tão bom assim é 100% livre? De fato, esta comunidade ativa e crescente quer ajudar a todos a construírem suas lojas virtuais, sem mais desculpas. Você não precisa comprar uma solução, pagar caro e ainda ter menos recursos do que deveria. Aqui está a solução definitiva, mesmo que você precise investir um pouquinho de dinheiro comprando extensões e personalizando seu código para entregar os resultados que você está buscando para o seu negócio.

  6. Seguro

    Este é um ponto que muita gente me questiona – WooCommerce é realmente seguro? Bem, você primeiro precisa entender que quando se trata de segurança na internet, especialmente quando usamos sistemas open-source, você precisa adotar diversas medidas de segurança, pois do contrário, não ia adiantar muita coisa um plugin de e-commerce do WordPress ser totalmente seguro. Mas, eles fazem sua parte e o WooCommerce é auditado pela Sucuri, a principal autoridade quando se trata de segurança de plugins. Posso garantir que o WooCommerce adota as melhores práticas e padrões de codificação e segurança, e é constantemente atualizado.

  7. Comunidade

    Já falei da comunidade, mas ela é tão incrível que vale mais uma citação. São mais de 350 colaboradores do WooCommerce, reuniões presenciais (Participe!), grupos e fóruns incríveis espalhados por todo o globo. Ainda tem uns carinhas que fazem a comunidade brilhar, que ajudam muita gente, seja respondendo às dúvidas ou criando diversos plugins para WooCommerce – como o Claudio Sanches.

  8. Documentação

    Tudo que você precisa saber sobre o WooCommerce está muito bem documentado. Uma documentação abrangente sobre a instalação, extensão, snippets, theming, e todos os aspectos técnicos do plugin.

  9. Gratuito

    Também já falei sobre isso, mas inclui novamente aqui no final da lista, porque merece também mais uma citação. Mas, sinceramente, o WooCommerce poderia custar algumas centenas de dólares e ainda assim seria incrivelmente vantajoso. Se você está pagando para usar uma plataforma de e-commerce (Fiooo, faz isso não!), considere migrar agora mesmo para o WooCommerce e eu vou te ajudar! Deixe um comentário abaixo deste post.

  10. Personalizável

    Não é porque é gratuito que você está limitado! Na verdade, nunca um plugin de e-commerce foi tão fácil para personalizar. E isto inclui os temas – milhares, os melhores! Sejam temas gratuitos ou pagos, definitivamente os melhores temas de e-commerce para o WordPress são construídos para WooCommerce. Você terá um mundo de opções, cores formatos, layouts, ou se quiser criar uma loja virtual totalmente personalizada, fique a vontade.

Onde Encontrar Apoio?

Talvez este ponto poderia estar entre os benefícios, mas aqui como um tópico independente está legal.

Realmente uma das melhores razões para o WooCommerce ser a escolha perfeita é o suporte. Começando pela WooThemes, responsável pelo desenvolvimento do WooCommerce, que é formada de pessoas reais, especialistas, altamente capazes, que criam temas épicos, extensões e plugins incríveis.

Aqui está uma lista de lugares onde você pode conseguir suporte:

Bem, é claro que existem muitos outros lugares, como aqui no WP24Horas, onde você pode obter suporte sobre o WooCommerce. Seu primeiro passo é acompanhar cada post da série de WooCommerce que vamos publicar aqui e no Youtube.

Conclusão

Espero que você tenha gostado deste post, tenha percebido o valor do WooCommerce para quem deseja criar loja virtual. Estou aqui para te ajudar – deixe seu comentário abaixo.

Fique atento aos próximos posts da série e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube para acompanhar os próximos vídeos.

Vou ficando por aqui e um grande abraço,

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

Deixe uma resposta

Aqui utilizamos o Google reCAPTCHA por medidas de segurança. Veja mais detalhes em Política de Privacidade e Termos de Uso

Eu aceito os termos!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
×

Carrinho