Dias
Horas
Minutos
Segundos

Conta / Painel

HEADER MOBILE

  • Home
  • Tutoriais
  • Google SiteLinks: Como obter Links do Google para o seu site

Google SiteLinks: Como obter Links do Google para o seu site

Asllan Maciel

Asllan Maciel

Asllan Maciel, Fundador do WP24Horas, Consultor de Marketing Digital e amante do Empreendedorismo Digital. Tem um caso de amor com o WordPress.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Como Aumentar seu Tráfego Orgânico e CTR com Links do Google

Uma das melhores maneiras de construir um lucrativo negócio na internet através de sites é gerar tráfego nos motores de busca – chamado de tráfego orgânico ou busca orgânica. Quanto mais tráfego orgânico você obtiver, mais lucros você pode fazer ao longo do tempo. Sem gerar tráfego nos motores de busca, como o Google e Bing, seu site não chegará até as pessoas, e portanto, não vai a lugar nenhum.

Eu já mostrei para você toneladas de estratégias de SEO e dicas para obter mais tráfego orgânico para seus sites. Mas não vou falar sobre elas agora. Neste artigo, quero mostrar a você uma maneira simples de obter mais cliques (aumentar seu CTR), nas suas página que aparecem nos resultados de buscas (SERP).

Então, quer aprender uma maneira simples de aumentar o seu tráfego no Google? A resposta são os SiteLinks.

Você pode perguntar, o que são SiteLinks do Google e como faço para me beneficiar deles?

Veja na imagem a seguir uma representação dos SiteLinks do Google em ação:

como obter sitelinks do Google

Agora você tem uma ideia do que se trata? Esses SiteLinks do Google resumidamente são como subtítulos de qualquer site, que são mostrados nos resultados de pesquisa do Google. Há muitas vantagens de ter Google SiteLinks para seus sites, e é especificamente sobre isso que quero falar com você hoje.

Quero compartilhar algumas dicas para que outros proprietários de sites e blogueiros possam obter Links do site do Google para seus sites e blogs.

Hoje, iremos discutir os seguintes aspectos:

  • O que são Sitelinks do Google
  • Como Google Sitelinks são efetivamente gerados
  • Benefícios de ter Sitelinks
  • Como obter SiteLinks do Google para o seu site
  • E como remover um link específico de sua seção de Links para o Site

Vamos agora discutir sobre todas essas coisas em detalhes. Mas podemos combinar uma coisa antes? Se você tiver qualquer pergunta sobre isso, depois que ler as dicas que eu vou te dar neste post, você vai até a seção de comentários, lá embaixo, e vai escrevê-las para mim. (Se gostar do post também) Assim, eu vou poder te ajudar mais e você também pode contribuir para outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas.

O que são Sitelinks do Google?

SiteLinks do Google (Google Sitelinks) são links automáticos que são gerados pelo algorítimo do Google. Eles costumavam aparecer abaixo do nosso website nas páginas de resultados de busca no Google.

O Google criou esse recurso para ajudar os pesquisadores a entenderem melhor um site antes de visitá-lo, e também funcionam como um atalho para páginas importantes do site. Eles são escolhidos aleatoriamente pelo próprio algorítimo do Google e não temos muito controle (você vai entender) sobre quais páginas do nosso site serão escolhidas como Sitelinks do Google. Mas certamente podemos decidir sobre quais páginas não queremos que seja utilizadas como SiteLinks através da nossa conta Google Webmaster Tools.

Em termos simples, os links abaixo de alguns sites nos resultados de pesquisa do Google são conhecidos como SiteLinks do Google.

Benefícios dos SiteLinks do do Google

A primeira vantagem que eu vejo sobre SiteLinks, é obter mais tráfego para o nosso site a partir do Google. Isto é, ele vai ter mais exposição devido à disponibilidade dos Sitelinks, e também melhorar o Click Through Rate (CTR).

O segundo benefício que vejo, é que ter Links do Site significa maior autoridade para o seu site no Google. O Google parece estar atribuindo Sitelinks apenas para os sites que são muito populares em seu nicho, e que têm backlinks fortes, links de navegação bem estruturados, etc. Então, receber Sitelinks para meu blog me dá a agradável sensação de ter um site de autoridade para Google. Aqui estão mais alguns benefícios de ter Sitelinks do Google em seus sites:

  1. Sitelinks do Google melhoram sua taxa de cliques geral. Isso é obvio! Quando as pessoas vêem mais links internos do seu site nos resultados de pesquisa do Google, eles tendem a clicar pelo menos em um desses links para acessar o seu site. Mais cliques significa mais tráfego para seus sites.
  2. Eles, indiretamente, mostram a popularidade do seu site e links.
  3. Eles permitem rastrear conteúdos mais relevantes de seu site.
  4. Eles dão aos seus visitantes mais opções para visitar o seu blog ou site. Google Sitelinks muitas vezes mostram páginas internas populares do seu site. Assim, os visitantes têm mais opções para visitar seu site.
  5. Aumenta a percepção da marca. Sua popularidade aumenta quando sitelinks do Google mostram suas páginas internas. Se o seu mostrar mais páginas, significa que seus visitantes têm mais chances de clicarem em seus links para visitarem seu site. Então sitelinks do Google melhoraram a consciência global da sua marca.

Recebendo SiteLinks do Google para o seu site

Então, agora você pode perguntar: Gostei disso, mas como faço para obter o Google Sitelinks para o meu site?

Primeiramente, deixe-me esclarecer algumas coisas, o Google não tem falado muito coisa sobre o que é preciso para um site se tornar elegível para Sitelinks. Vou falar sobre aquilo que eu acredito que pode ajudar seu site a receber os SiteLinks. Portanto, não há atalho ou botão que é preciso clicar para obter Google Sitelinks. Mas, existem sim alguns fatores que você deve trabalhar para obter sitelinks para o seu site a partir do Google:

  • O número de links mais importantes que estão apontando para a nossa home. Se o nosso domínio é apenas uma coleção de termos genéricos, as nossas chances obter sitelinks para esses termos são bastante baixas. Devemos focar em obter links para o nosso site que reforce nossa marca. Deixa eu tentar explicar. Eu poderia pensar em conseguir links para termos como WP24Horas, WP24Horas.com.br, meu próprio nome e certas combinações envolvendo a marca WP24Horas e meu nome. Assim, devemos procurar formas de obtermos mais links para nosso site usando essas âncoras.
  • O número de páginas em cache também é importante para os termos que você deseja obter Sitelinks para o seu site. Estas páginas em cache não são as páginas em cache do seu site, mas as páginas de outros sites que estão aparecendo nos resultados de pesquisa do Google.
  • A idade do Domínio também importa muito a esse respeito. Não é comum sites com poucos meses de idade recebendo sitelinks do Google. Assim, sites com certa idade são candidatos mais forte para alcançar este tipo de conexão especial do Google.
  • Seu site precisa ser classificado na primeira posição para o termo de pesquisa que você deseja obter sitelinks. E o seu ranking precisa ser muito estável para esse termo de busca – Essa é a parte mais difícil.
  • CTR das páginas e resultados de pesquisas alto e alta quantidade de tráfego dos motores de busca fazem suas chances de conseguir sitelinks aumentarem consideravelmente.
  • Precisamos criar links de navegação HTML bem estruturados. Podemos usar CSS para dar aparência elegante para os nossos links de navegação.
  • Precisamos adicionar títulos e meta tags corretas para a home do nosso site e links de navegação, para obter uma melhor taxa de cliques a partir de motores de busca. Nossos meta dados precisam ser corrigidos e sua ausência resultaria em menor CTR nos motores de busca – e as chances de seu site receber sitelinks se tornaria menor.

Em primeiro lugar, certifique-se de se inscrever para uma conta nas Ferramentas para WebMasters do Google (Webmaster Tools). Além disso, eu recomendo fortemente que você configure uma conta no Google Analytics e Google Adwords, pois isso vai ajudar a aumentar suas chances de obter Sitelinks do Google para o seu site.

Não se esqueça!

Você vai precisar de um Mapa do Site (Sitemap) para seus sites. Se você já tem um, provavelmente você pode encontrá-lo, digitando o seusite/sitemap.xml (No nosso caso, é https://wp24horas.com.br/sitemap_index.xml)

Se você não tem um mapa do site, então, você pode fazê-lo agora, vá para http://www.xml-sitemaps.com/ e crie um. Se você é um usuário do WordPress, você é um felizardo. Aqui está um ótimo plugin para fazer tudo isso automaticamente para você. Se você estiver utilizando algum dos melhores plugins de SEO para WordPress, como o WordPres SEO by Yoast, já tem suporte à Sitemap XML.

Nota: Depois de seguir todas as dicas que eu falei, ainda assim o site pode levar algum tempo para obter Google Siteliks. Você não terá resultados imediatos e você não vai ver sitelinks do Google logo após a implementação dessas dicas.

Como remover ou rebaixar um Sitelink para o seu site ou Como controlar os Google Sitelinks que aparecem nos resultados de pesquisa do Google?

Esta outra pergunta que a maioria das pessoas me fazem. Se você está pensando em controlar sitelinks do Google, aqui está exatamente o que você precisa fazer.

Como disse anteriormente, não temos muito controle sobre como o Google trabalha os sitelinks para o nosso site. Não há ninguém na equipe do Google que decida manualmente sobre sitelinks para um domínio. Há certos algoritmos que fazem este trabalho automaticamente. Com sitelinks, ou às vezes chamados de Quick Links, o Google pretende mostrar as páginas mais importantes de um domínio na pesquisa do Google. No entanto, em algum momento o Google pode mostrar links do seu domínio que você não quer que apareça ou que você desejaria substituí-los por outros links do seu domínio.

Não há nenhuma maneira de pedir ao Google para adicionar um link específico do seu domínio como sitelink, mas certamente você pode pedir ao Google para remover um link específico de sua seção de sitelinks da seguinte forma:

  1. Entre na sua conta do Google Webmaster Tools e clique em Links para o Site na Guia Aspecto de Pesquisa.
  2. Digite a URL do link que você deseja remover na caixa “Rebaixar URL deste sitelink:”.
  3. Depois, clique no botão vermelho Rebaixar

Tela mostrando como você pode rebaixar um sitelink em particular usando sua conta nas Ferramentas para Webmasters

O Google irá em breve deixar de mostrar esse link na seção de links do site para o seu domínio e irá adicionar uma outra alternativa para ele. Se você estiver satisfeito com o link recém-adicionado, ótimo. Se você deseja mudá-lo também, basta repetir o processo acima novamente.

Agora, perceba que, de acordo com o Google “Os sitelinks são links gerados automaticamente que podem aparecer nos resultados de pesquisa de seu site“. Então você não tem muito controle sobre os links do site do Google e você não pode decidir que link deve aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Mas, pelo menos, você tem o controle sobre rebaixar links do site, se links ruins estão aparecendo nos seus Sitelinks do Google, então, usar as ferramentas de webmaster do Google para remover como mostrado acima.

Conclusão

Obter Google Sitelinks para seus sites nos resultados de pesquisa não é tão fácil.

Primeiro, você tem que fazer os indexadores do mecanismo de busca (Google, no caso) indexarem corretamente todos os conteúdos do seu site. Então, e só então, ele decide quais páginas populares, que você tem que possa mostrar em links do site do Google. Para isso você precisa usar sitemaps XML, conforme definido neste artigo. Também certifique-se de usar as Ferramentas do Google para remover os links ruins que estão sendo mostrados em seus Google Sitelinks (ou se você deseja remover qualquer links indesejados de seus sitelinks do Google nos resultados de pesquisa do Google).

Lembre-se também de um ponto importante ao remover os links dos Sitelinks do Google, você só pode rebaixar até 100 URLs, e todos esses rebaixamentos são eficazes por 90 dias a partir de sua mais recente visita à ferramenta de Sitelinks no Webmaster Tools.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a obter sitelinks para seus sites no Google.

Você tem alguma dica que pode nos ajudar a obter Sitelinks para o nosso site a partir do Google de forma rápida, por favor, compartilhe nos comentários abaixo.

Até o próximo post,

Assinatura Asllan Maciel

 

 

0 responses on "Google SiteLinks: Como obter Links do Google para o seu site"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale no WhatsApp!

Espere! Não vá embora...

Você tem a chance de Dominar Totalmente o Elementor – A principal ferramenta para Criação de Sites da atualidade.

Você vai aprender a criar sites simples ou complexos, e-commerces e conseguir tirar qualquer projeto do papel.

Economize 10% Agora!

Use esse Cupom no checkout:

Nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site (por meio de análise), mostrar a você conteúdo de mídia social e anúncios relevantes. Por favor, consulte nossa página Termos & Políticas para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'. OBS: Ao continuar a navegação, você, automaticamente, concorda.

Configurações de Cookies

Abaixo, você pode escolher os tipos de cookies que quer permitir neste site. Clique no botão "Salvar Configurações de Cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de a.o. a usabilidade.

Mídia SocialNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

PublicidadeNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços que não são analíticos, mídia social ou publicidade.