Blog

14 maneiras eficazes de obter mais comentários em seu blog – a partir de agora

14 maneiras eficazes de obter mais comentários em seu blog
Tutoriais

14 maneiras eficazes de obter mais comentários em seu blog – a partir de agora

Alguma vez você já publicou um post no seu blog e pareceu que ninguém viu?

Isso acontece comigo às vezes! Você coloca tudo que tem em seu post, publica-o, em seguida, promove o post, tanto quanto possível, e espera que as hordas de fãs delirantes façam muitos comentários.

É esperar, esperar, e… nada. Então, você se pega pensando: O que falta para meu conteúdo ser notado?

Isso soa familiar?

Bem… Você não é o único que passa por isso, todos nós sofremos um pouco nesse sentido.

Neste post eu vou compartilhar com você porque os comentários são importantes e como começar a receber muito mais comentários do que você pensou ser possível.

Por que você deve incentivar os comentários no blog?

Há um monte de razões pelas quais os comentários no blog são excelentes.

Eles ajudam você a:

  1. Aumentar a prova social
  2. Medir o quão bem os seus posts são recebidas
  3. Desenvolver relacionamentos com seu público
  4. Dar aos seus leitores uma voz e ajudá-los a tornar-se parte da conversa

Comentários no blog são mais do que apenas uma métrica de vaidade, e apesar deles não serem a única métrica que você deve focar, são uma das melhores maneiras de chegar mais perto de seu público.

Os benefícios estão lá; alavancar a prova social, obter um feedback instantâneo, se aproximar de seu público-alvo, desenvolver relacionamentos e aumentar o engajamento.

Inclua os Comentários em sua Estratégia de Blogging

Apesar dos benefícios dos comentários no blog, você precisa considerar seriamente como eles se encaixam em sua estratégia global de blogging, ou seja, como eles serão trabalhados na estratégia de marketing do seu blog.

Se você quiser levar as coisas para o próximo nível, é importante lembrar que todas as táticas ou marketing que você implementa em seu blog, precisam ser parte de uma estratégia coesa.

Por exemplo, há alguns posts do blog, onde eu não incentivo ativamente os comentários porque tenho metas de conversão diferentes, como por exemplo, estimular a inscrição para a lista ou tomar uma ação específica.

Então, Como Conseguir Mais Comentários no Blogs (14 dicas infalíveis)

Obter mais comentários no blog se resume à duas coisas principais:

  • Tornar mais fácil para o seu público comentar (remover elementos que dificultam os comentários).
  • Envolver melhor o seu público.

Remover elementos que causam atrito ou dificultam para seu público nem sempre é fácil, às vezes requer ajustes de design que nem todos podem fazer – mas se você puder, vale a pena fazer.

Pois bem… Você está pronto para começar a receber mais comentários do blog?

Então, vamos mergulhar um pouco nisso …

#1. Desative os métodos de prevenção de spam que dificultam para seus leitores

Se você estiver usando qualquer tipo de captcha, que os leitores têm que preencher antes de poder comentar – remova-os.

Na maioria dos casos, isso só provoca mais atrito com seus leitores do que retém o spam.

Para spammers, é fácil passar pelo captcha, e há mesmo serviços que vão resolver o captcha por uma pequena taxa (estamos falando de pouco mais de $1 para 1000 captchas).

#2. Evite forçar registro

Era bem comum ver comentários que exigiam o registro do usuário; felizmente eu estou vendo isso cada vez menos.

Isso acrescenta muito, muito atrito, e faz com que gere muito mais problemas do que deveria para os seus visitantes comentarem.

#3. Considere remover plataformas de comentários que fazem você “saltar através de argolas”

De uma maneira parecida com registros forçados, vale a pena considerar a forma como o sistema de comentários que você está usando impacta seus visitantes.

Um exemplo disto seria o Disqus; Ele é um grande sistema (plugin) que até bloqueia spam, mas é outra argola para fazer os seus leitores saltarem (se não for um usuário Disqus).

Há pontos positivos em se utilizar um sistema como o Disqus, que incluem:

  • Notificações por E-mail são gerenciadas por você.
  • Você pode ganhar dinheiro com a plataforma.
  • Você provavelmente não vai precisar de qualquer outro comentário para bloquear spam.
  • Tempos de carregamento mais rápidos.
  • Para aqueles que comentam, é fácil de gerenciar todas as suas respostas de comentário de um só lugar.

Mas, apesar destes aspectos positivos, vale a pena considerar como o uso de uma plataforma como esta, pode afetar o modo como você recebe os comentários.

Alguns blogueiros, principalmente lá de fora, falam sobre por que eles estão removendo o Disqus e por que evitar comentários em blogs com Disqus – Um deles, o Gary Korisko compartilhou seus pensamentos sobre isso e o post tem gerado ótimos comentários.

Eu mesmo sou um usuário do Disqus, por um longo tempo, mas eu provavelmente devo removê-lo em breve.

Meu plano é testar como as coisas ficarão sem Disqus, e você deve fazê-lo também – o teste é essencial para encontrar o que funciona melhor para você.

Se você quiser usar os comentários do Facebook no seu blog, eu mostro como fazê-lo neste tutorial.

#4. Link para sua Seção de Comentários no Final do seu Post

Um dos problemas com muitos temas de blog é que você tem que percorrer todo a página até chegar no formulário para digitar o seu comentário.

E porque uma das chaves para obter mais comentários é tornar isso mais fácil para os seus leitores, precisamos fazer alguma coisa para facilitar o comentário.

Você pode fazer isso linkando para o seu formulário de comentário no final do seu post, um bom exemplo de como isso poderia funciona seria algo do tipo:

O que você pensa sobre isso?
Eu adoraria ver o que você pensa sobre isso, suas sugestões e perguntas nos comentários abaixo.

No exemplo acima, você pode observar que linkei duas vezes para o formulário de comentários, e quando você clica em um desses links você será imediatamente levado para o formulário abaixo do post.

Se você é um usuário do WordPress e não tem nada parecido com Disqus instalado, você pode fazer isso linkando para #commentform.

A URL será parecida com esta para os seus visitantes:

https://www.seublog.com.br/link-do-post/#commentform

Mas você só vai precisar adicionar um link com #commentform.

Caso use o Disqus, utilize #disqus_thread.

#5. Minimize as distrações e coloque o foco em seu conteúdo

Quando você oferece muitas opções às pessoas, sim elas terão opções mais fáceis; mas provavelmente nenhuma ação.

Olhe para o seu blog e considere o que você pode ou deve remover – o que realmente está ajudando você a alcançar ou não seus objetivos?

Esconda baixas contagens de comentários! Mencionei a prova social anteriormente e é um dado importante. Se você não está recebendo muitos comentários em seu blog, então, evitar chamar a atenção para as suas contagens de comentário.

#6. Volte ao seu planejamento e pense sobre o público que você está tentando alcançar

Quão bem você conhece o seu público?

Se você não está recebendo muitos comentários (até o momento), você pode estar atingindo o tipo errado de pessoas que comentam no seu blog, vale a pena dar uma olhada em quem você está realmente tentando atingir. Você está atingindo as pessoas certas?

Uma vez que você começar a entender melhor o seu público e concentrar-se nos assuntos certos, seus comentários deverão aumentar.

#7. Escreva conteúdos que merecem comentários

Tenho certeza de que você já está fazendo isso, mas eu incluí aqui para ser completo.

Dê uma olhada em seu conteúdo e pergunte a si mesmo se você deixaria um comentário, se não – O que você pode fazer para mudar isso?

Aprenda a escrever Conteúdos Épicos!

#8. Deixe uma pergunta sem resposta no final de seu post

Uma das melhores maneiras de obter comentários dos seus leitores é pedir a sua opinião.

Deixe uma pergunta aberta no final de seu post no blog, mas, o mais importante é garantir que ela não seja uma questão que resultaria em apenas uma resposta do tipo sim/não.

Seu objetivo deve ser sempre desenvolver uma discussão dentro de seus comentários – quanto melhor a discussão, mais ela vai ter outras pessoas falando.

#9. Envie um email a lista e peça-lhes para deixar um comentário

A sua lista de e-mail é o seu novo melhor amigo!

Seus assinantes de e-mail são os mais propensos a compartilhar o seu conteúdo e os mais propensos a comentarem quando você perguntar-lhes.

Tente enviar um e-mail com uma boa chamada à ação que faça uma pergunta aberta aos seus assinantes, ou simplesmente peça-lhes para deixar um comentário.

Não escreva tudo o que pode ser dito sobre um tema! Se você escrever tudo o que pode ser dito sobre um tópico, você não deixa muito espaço para discussão.

Na verdade, acho que esta é uma das maiores razões pelas quais eu não obtenho tantos comentários (kkk). Acabo querendo falar de forma intensiva sobre o assunto, que deixo um espaço mínimo para discussão. Isto vale a pena ser considerado, mas você também deve considerar como isso se encaixa na sua estratégia global de blogging.

Talvez você tenha mais ações sociais e tráfego quando publica posts mais abrangentes – você pode querer abrir mão de alguns comentários em favor de uma visibilidade mais ampla.

#10. Diga coisas legais sobre outras pessoas e diga-lhes que fez isso

Dizer coisas legais sobre as pessoas e linkar para seus blogs pode ajudá-los à obterem mais ações e tráfego, mas também pode ajudá-lo a obter mais comentários.

#11. Responda aos comentários e incentive mais conversas

Envolver o seu público é essencial, não só para obter mais comentários, mas também para fazer crescer seu blog no geral.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é respondendo aos comentários e incentivando mais conversas – fazer perguntas, conhecer os seus leitores e gerar ainda mais a conversa.

#12. Não perca a sua voz diante dos colaboradores do blog

As chances são de que as pessoas sigam você porque querem ouvir o que você tem a dizer – que é uma das grandes coisas sobre ter seu próprio blog.

Seus leitores querem ouvir de você. Então, deixe-os ouvi-lo.

Aceitar colaboradores no blog funciona muito bem; pode expandir o seu público, aumentar o seu tráfego e assinantes também.

Mas, se a maioria dos seus posts é de colaboradores, esse é o momento que você começa a perder sua voz.

Seus leitores querem ouvir você – isso vai ajudar você a criar um vínculo mais forte com o seu público .

#13. Faça um “anúncio” de que você gostaria de feedback

As pessoas gostam de se sentirem importantes.

E você deve se preocupar com o que seu público pensa, eles são a razão do seu blog estar onde está agora, e que será o grande responsável pela obtenção dos resultados que você espera obter .

Se você já fez uma alteração em seu blog, descobra o que o seu público pensa – faça um anúncio (pronunciamento) e peça feedback.

#14. Contribua com outros blogs que têm uma comunidade ativa

Quando a comunidade do seu blog cresce, você tem mais comentários no blog.

Uma das melhores maneiras de expandir sua própria comunidade é contribuir com outros blogs dentro do seu nicho que já tenham uma comunidade ativa. Isto poderia ser contribuir com guest posts ou contribuir com comentários relevantes.

Escrever comentários envolventes é algo que funciona muito bem.

Você vai aumentar sua lista de e-mail, aumentar seu tráfego, aumentar a visibilidade, se os seus novos assinantes, como os que lêem – comentem (contanto que você torna mais fácil para eles).

Conclusão

Você pode adotar todos as dicas em conjunto, algumas, ou uma apenas. O que você deve ter em mente, é que isso deve ser mais estratégico.

Os comentários podem ajudar bastante seu site sob vários aspectos, vimos alguns importantes aqui neste post.

Você acrescentaria alguma dica à esta lista?

Há alguma coisa em particular funcionando bem para você?

Eu adoraria ouvir seus pensamentos nos comentários abaixo.

Deixe seu comentário aqui...

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site (por meio de análise), mostrar a você conteúdo de mídia social e anúncios relevantes. Por favor, consulte nossa página Termos & Políticas para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'. OBS: Ao continuar a navegação, você, automaticamente, concorda.

Configurações de Cookies

Abaixo, você pode escolher os tipos de cookies que quer permitir neste site. Clique no botão "Salvar Configurações de Cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de a.o. a usabilidade.

Mídia SocialNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

PublicidadeNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços que não são analíticos, mídia social ou publicidade.