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Guia Passo-a-Passo para transformar seu site WordPress em um imã de cliente

Se voltarmos um pouco no tempo, os sites ou eram codificados “à mão” em HTML estático, ou você tinha que contratar um desenvolvedor para construir um CMS personalizado (Eu mesmo desenvolvi vários), se você tivesse esperança de atualizar seu próprio site. Isso resultou em uma série de sites desatualizados, mas não havia muita opção para tocar seu site à frente.

Atualmente, é fácil para qualquer pessoa com conhecimento de web mínimo, configurar seu próprio site. Então, se a sua presença online é zero, os clientes não vão encontrá-lo, muito menos confiar de trabalhar com você. Independente do tipo de negócio que você tenha, o WordPress é uma ótima opção para o gerenciamento do seu site, que lhe permite construir um site com aparência profissional, e que também é fácil de atualizar.

Se você é um desenvolvedor web, fotógrafo, consultor de negócios, coach, etc., você está concorrendo com milhares de outros que oferecem serviços e preços semelhantes. Por considerar cuidadosamente como o seu site aparece para os clientes, você pode ganhar uma vantagem competitiva e posicionar-se melhor no mercado.

Pois bem, dito isto, vou mostrar a você neste artigo, como transformar seu site WordPress em um imã de cliente, através de um Guia Passo-a-Passo.

#1. Escolha um Tema WordPress adequado

É importante que o seu site parece original e profissional, se você está esperando atrair novos clientes com ele. Muitas empresas e freelancers optam por um tema totalmente personalizado para atender às suas necessidades, mas se você estiver com um orçamento menor, um tema premium bem projetado deve fazer o trabalho.

Claro que o tipo de tema à escolher vai depender do tipo de serviço que você oferece. Temas de portfólio funcionam bem para fotógrafos e artistas; minimalistas, funcionam bem para escritores; temas one page, servem para qualquer tipo de negócio.

Se você trabalha com web design, marketing ou qualquer outro negócio de tecnologia, é importante seguir as tendências de design populares e atualizar o tema em conformidade com o mercado. Usar um tema baseado em tendências de dois anos atrás, poderia dar a impressão de que você não mantem-se atualizado no seu mercado ou indústria, e pode ser suficiente para perder alguns clientes.

Para quem trabalha com visual, tome cuidado para não escolher um tema “ofusque” o seu trabalho. Temas simples e básicos funcionam melhor, para manter o foco em suas imagens.

[leia]Como escolher o tema perfeito[/leia]

#2. Otimize a velocidade do seu site

A maioria dos usuários da Internet não vão aguardar mais alguns segundos, se a sua página é lenta para carregar e o mesmo serve para clientes em potencial. Você pode ter certeza que seu site irá carregar rapidamente, escolhendo um tema minimalista e evitando imagens e vídeos pesados, entre outros medidas. Veja nosso infográfico sobre como obter velocidade máxima no WordPress.

Para dar um impulso de velocidade extra ao seu site, considere instalar o plugin W3 Total Cache, que pode aumentar o desempenho do seu site de forma significativa e também reduzir o uso dos recursos de servidor e internet.

Você pode testar a velocidade do seu site e obter sugestões de melhorias, por meio de serviços gratuitos como , YSlow ou Google Page Speed.

#3. Não esqueça o SEO

Um site que está devidamente otimizado para os motores de busca irá tornar mais fácil para os clientes encontrá-lo. Isto é especialmente importante se você oferece serviços localmente. Digamos, por exemplo, que você seja um fotógrafo de casamento no Rio de Janeiro. Então, você vai querer e certificar-se que seu site aparece na primeira página de resultados do Google, para alguém à procura de “fotografia de casamento rj”.

A maneira mais fácil de fazer SEO para seu site WordPress é através de um plugin, como All in One SEO Pack ou WordPress SEO by Yoast. Esses plugins irão otimizar a estrutura do site e títulos para tornar mais fácil para os motores de busca encontrarem seu site.

A instalação de um plugin de SEO é o mínimo que você deve fazer. Você também deve pensar sobre a inclusão de palavras-chaves adequadas em seu conteúdo, títulos, renomear suas imagens também com palavras-chave no nome do arquivo, e linkar internamente sempre que possível.

Adicione seu site nas Ferramentas para Webmasters do Google, criar uma mapa do site é enviá-lo para lá, pode ser muito útil para o WordPress. Você pode fazer isso diretamente pelo plugin WordPress SEO, caso tenha optado por ele, ou através de um plugin, como o Google XML Sitemaps.

[leia]O que é um Sitemap[/leia]

#4. Seja facilmente contatado

Você pode ter o melhor site de negócio feito com WordPress do mundo, que seria inútil se não houvesse informações de contato para que você fosse encontrado. Certifique-se de incluir um link “Contato” bem visível, na sua navegação, e incluir várias maneiras diferentes de contatá-lo nesta página.

Embora seja “tentador” apenas colocar uma página dizendo “Contacte-me através do e-mail [email protected]”, mas a publicação do seu e-mail desta forma pode é atrair spammers. É melhor colocar um formulário de contato básico, em vez do seu e-mail, o que é facilmente conseguido através de um plugin.

Contact Form 7 é um plugin de formulário de contato simples e fácil de usar, que pode ser personalizado para incluir qualquer informação que você deseja capturar. Para uma solução mais poderosa, uso e recomendo o Gravity Forms.

Se você tem um escritório físico, inclua o endereço e, se possível, um mapa do Google com a sua localização em sua página de contato. Você pode fazer isso com o WP Google Maps ou algum plugin similar.

#5. Seja você mesmo

É incrível como muitos freelancers não incluem uma fotografia de si, nem mesmo em sua página “Sobre”. Quando você está lidando com clientes online, eles nem sempre o conhecem. E, lidar com uma entidade sem rosto é muito pouco atraente para a maioria das pessoas. Então, deixe as pessoas conhecerem com quem estão trabalhando.

Mostrar ao mundo seu rosto, ajuda a desenvolver um sentimento de confiança e ajuda a construir o seu relacionamento com o cliente, antes mesmo de fazer o primeiro contato.

Pela mesma razão, não fique dizendo “Nós”, se você é apenas um freelancer. Muitos freelancers acham que isso os faz parecer mais profissional, como uma empresa, mas na verdade, muitas vezes é percebido como impessoal demais.

Não tenha medo de deixar sua personalidade brilhar em seu site de negócios. Seus clientes também são humanos e eles serão mais atraídos a trabalhar com você, se têm a impressão de que você é o tipo de pessoa que estão procurando.

#6. Retoque seu Copy

O texto em seu site é tão importante quanto parece. Copywriting eficaz atrai clientes, ilustra o que você pode fazer por eles e obriga-os a querer saber mais sobre você e seu negócio.

Muitos freelancers e pequenas empresas cometem o erro de fazer o seu site todo sobre eles, em vez do cliente. Ao invés de listar suas habilidade e realizações e falar sobre como você é bom, trabalhe no sentido de formar uma conexão emocional com os clientes em potencial, e posicionando-se como uma solução para os seus problemas.

Copywriting é uma habilidade real e é preciso praticá-la para acertar. Se você pode se dar ao luxo, vale a pena contratar um profissional, pois ele pode realmente fazer a diferença quando se trata de transformar os visitantes do site em cliente pagantes.

Se você não puder pagar os serviços de um copywriter, retoque suas próprias habilidades de escrita, estudando a arte do copywriting, em particular, copywriting de vendas. Um site que acompanho e que tem muitas dicas interessantes é o Copyblogger.

#7. Escreva um Blog

WordPress foi desenvolvido inicialmente como uma plataforma de blogs, mas é claro que agora ele é usado para todos os tipos de sites, e não apenas blogs. Seu site de negócios não tem que ser apenas um conjunto de páginas estáticas – tire proveito do WordPress, como sendo a melhor plataforma de blogs, e escreva regularmente.

Blogar (Blogging) não é apenas ótimo para SEO e para ajudar a direcionar tráfego extra para o seu site, mas também é uma ótima maneira de demonstrar o seu conhecimento na sua área, e posicionar-se como uma autoridade. Todos os escritores, web designers, coaches e outros, deveriam começar o trabalho através de clientes que os descobriram através de seu blog.

Conclusão

[Tweet “Invista em seu site para o seu próprio sucesso”]

É fácil deixar um pouco de lado seu site, quando há um monte trabalho para ser feito. Mas, invista um pouco de tempo e/ou dinheiro, para tornar seu site mais atraente para potenciais clientes. Isso pode ser simples, mas pode realmente ajudar a fazer seu negócio crescer rapidamente.

O avanço de tecnologias como WordPress e seus plugins, tornam cada vez mais fácil configurar e assumir o controle do seu próprio site. Não há mais desculpa para ter um site de negócios ou portfólio online de má qualidade .

Se você seguir estes passos simples, tenho certeza que você vai atrair clientes como um imã. Claro que a procrastinação e falta de foco podem comprometer esta tarefa, sei exatamente como é isso, mas pense no objetivo final e como isso pode e será útil para o crescimento do seu negócio.

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Até o próximo post,

Asllan Maciel

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