Menus de configuração no Painel de Administração

  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

WordPress ou Joomla? Qual é o melhor para você

WordPress ou Joomla? Ambos são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) incríveis, ambos podem ser expandidos com plugins e templates, cada um com suas características, mas ambos com a capacidade de criar sites incríveis.

Eu comecei minha jornada com CMS open-source através do Joomla. Antes disso, eu utilizava meu próprio CMS, criado e desenvolvido em anos de trabalho. Meu próprio CMS era relativamente bom, mas nunca compare algo desenvolvido por mim com alguma solução open-source. Digo isto porque muita gente por aí ainda perde tempo dizendo que prefere criar seu próprio CMS, que prefere criar do zero ou utilizar um framework, etc. Renda-se ao avanço da tecnologia e use o poder de uma comunidade inteira de desenvolvedores para aprimorar ainda mais a ferramenta. Enfim…

A questão aqui é se você deve usar o WordPress ou Joomla, e é sobre isto que pretendo expor meus pensamentos, com toda humildade do mundo.

 

Wordpress ou Joomla

WordPress e Joomla são gratuitos. WordPress está sob a licença GLPv2 e o Joomla sobre a GNU. E, como falei, ambos tem uma comunidade ativa que atualiza, aprimora e apoia seus usuários. Posso dizer que tem até os “fã clubes”!

Até agora parece não haver tantas diferenças, mas na verdade, há tantas quanto as similaridades. Então, quais são de fato as diferenças que vão fazer você escolher: WordPress ou Joomla?

Para quem é o WordPress ou Joomla?

WordPress é atualmente o CMS mais popular, com mais da metade dos sites que utilizam CMS e quase ⅓ dos sites disponíveis na internet. Alguns podem dizer que o WordPress é um sistema para criar blogs, mas posso garantir que você é capaz de criar quase tudo com o WordPress hoje em dia. Se você é iniciante, sem dúvida, é a melhor escolha que você pode fazer.

WordPress

Quer testar o WordPress? Clique Aqui

Joomla é CMS robusto, capaz de ajudar a construir qualquer tipo de site, desde blogs à sites governamentais. Se você é iniciante, vai ter mais dificuldade e uma curva de aprendizado muito maior, devido a sua complexidade e estrutura.

Quer testar o Joomla? Clique Aqui

Temas e Templates

Temas e templates na prática são a mesma coisa. É um conjunto de códigos que vão ser instalados no seu CMS capaz de mudar a aparência do seu site. Normalmente usamos Temas para WordPress e Templates para Joomla. E, você pode mudar facilmente todo seu layout instalando-os, seja no WordPress ou Joomla.

WordPress

No diretório oficial de temas do WordPress há milhares de temas disponíveis para download gratuitamente, fora os temas premiums que você encontra por aí. Assim, é fácil encontrar logo um tema que seja aquilo que você precisa, que dê ao seu site a aparência ideal, mesmo que você tenha que fazer algumas personalizações.

Para instalar um tema no WordPress é bem fácil. Se você quiser um tema do diretório oficial, basta entrar no painel do seu site, procurar pelo tema e instalá-lo diretamente. Se for um tema que você tenha comprado ou feito download, terá um recurso para fazer upload do tema. Se preferir, pode subir via FTP também.

Além disso, você pode editar o tema no WordPress usando um Editor nativo. Você poderia usar o editor se o painel de personalização do tema não for capaz de realizar todas as customizações que você deseja.

Joomla

Para o Joomla , assim como o WordPress, é comum encontrar templates tanto para o frontend quanto para o backend. É difícil precisar a quantidade de temas disponíveis para Joomla, mas creio que são milhares também, gratuitos e pagos. Depois de obter o tema você pode carregá-lo no seu site.

Você também poderá editar os templates através do Template Manager do Joomla. Mas, é um pouco mais complexo, contudo você pode ainda editar o estilo e menus usando esta mesma ferramenta.

Conclusão

Neste critério, ambos tem vários modelos gratuitos e pagos que podem atender às suas necessidades. É difícil precisar a quantidade, mas pelo menos alguns deles, que você encontra sem muita pesquisa vai atender seu site, independente do seu negócio.

Plugins e Extensões

Plugins e Extensões são o conjunto de códigos que aumentam as funcionalidades do WordPress ou Joomla. No caso do WordPress temos apenas plugins. Já no caso do Joomla, suas extensões compreendem Componentes, Módulos e Plugins.

WordPress

O diretório oficial de plugins do WordPress atualmente conta com mais de 30 mil plugins. Há outros milhares de plugins pagos e gratuitos espalhados por toda web. Eu costumo dizer que há um plugin para cada necessidade que você venha ter, a questão é saber encontrá-lo. Por isso, geralmente recomendo começar procurando no diretório oficial um gratuito e, em seguida, tentar encontrar um no Codecanyon.

Para instalar um plugin no WordPress basta clicar em “Adicionar Novo” na guia de plugins do menu administrativo. Você pode localizar o plugin com o sistema de busca interna ou fazer upload, isto vai instalar, depois é só ativá-lo. É simples e intuito.

Assim como para os temas, você tem um editor embarcado para plugins, caso queira fazer alterações. Você pode até criar seu próprio plugin sem tanta dificuldade.

Joomla

Para o Joomla, você encontra quase 10 mil extensões no diretório oficial. Estão atualmente divididos em 33 categorias diferentes. Você pode navegar ou fazer pesquisas para encontrar a extensão que precisa.

Além das gratuitas você encontra milhares de extensões pagas, com preços bem variados. Algumas extensões possui cobrança via plano de assinatura.

Você observa identificadores de compatibilidade e o que está incluído na extensão (componente/módulo/plugin). Você também vai observar uma nota (score) que pode ajudar a decidir sobre a melhor opção. E, se clicar na extensão, você vai ter informações mais detalhadas, como notas individuais, reviews e até extensões relacionadas/alternativas.

Para instalar uma extensão, você precisa fazer o download e, em seguida, o upload usando o gerenciador de extensões do Joomla. Pode também instalar a partir de uma URL.

Se a edição for permitida, você consegue alterar plugin e módulos. Você pode editar o CSS e recursos. Mas, diferente do editor de código do WordPress, você não terá tanta flexibilidade na edição de extensões do Joomla.

Conclusão

WordPress ou Joomla, ambos tem um monte de plugins e extensões, gratuitos e pagos, disponíveis. WordPress tem bem mais, mas muitos fazem muito pouco e outros não são atualizados há muito tempo.

Encontrar e instalar extensões no Joomla vai ser mais complicado do que no WordPress. No WordPress você pode até encontrar plugins dentro do próprio painel e instalar facilmente. No caso do Joomla, você precisa encontrar fora, baixar a extensão e depois fazer upload para o site.

Você pode editar facilmente os plugins do WordPress, mas muitos tem um painel de opções bem completo à sua disposição. Já as extensões do Joomla vão fazer o que prometem, mas não pense em ter que edita-las, pois isto seria muito complexo.

Widgets e Módulos

WordPress ou Joomla, ambos possuem barras laterais (geralmente), e estas barras laterais são editáveis. No WordPress usamos widgets e no Joomla usamos módulos. Na teoria parecem diferentes, mas na prática são basicamente a mesma coisa.

WordPress

Você pode facilmente editar as barras laterais do seu site adicionando ou removendo widgets no WordPress. Nativamente, o WordPress já oferece vários widgets, mas dependendo do plugin que você instale, terá novos widgets à sua disposição.

Para adicionar widgets é simples, basta arrastar e soltar ou clicar no widget e clicar na posição desejada. Você ainda pode ter várias opções para cada widget.

Os widgets do WordPress estão condicionados aos temas, então, dependendo do seu tema, você pode ter várias áreas de widgets ou nenhuma. Além disso, você é capaz de criar quantas áreas de widgets quiser, usando um pequeno trecho de código (snippet) ou instalando um plugin para esta funcionalidade.

Joomla

Os módulos do Joomla podem adicionar vários recursos ao seu site. Alguns destes módulos são como plugins do WordPress, adicionam funcionalidades específicas. Você terá um gerenciador de módulos interno (Module Manager) para desativá-los ou ativá-los, definir a ordem e a posição.

Conclusão

O sistema drag-and-drop (arrastar e soltar) do WordPress é intuitivo, fácil de usar, e ter controle sobre a exibição do widget, garante ao WordPress um ponto extra.

No Joomla o sistema de ativar/desativar e outros recursos são bons também. No entento, dependendo do que você precise terá que editar módulo a módulo e isto pode levar uma quantidade substancial de tempo.

Interface de Usuário (UI) e Criação de Conteúdo

WordPress ou Joomla, ambos foram criados com o propósito de facilitar o gerenciamento de conteúdo, afinal de contas, são CMSs. No entanto, vamos ver as diferenças que encontramos no painel e na criação e edição de conteúdo.

Em se tratando de interface do usuário, obviamente que o WordPress é bem mais simples e intuitivo como tudo que vimos até agora. No entanto, WordPress ou Joomla não deixam a desejar em se tratando de interface. Ambos tem um menu administrativo, até certo ponto simples, com a maioria dos recursos à um clique de distância.

WordPress

Você vai encontrar a navegação à esquerda, com uma barra de topo que permite chegar onde precisa gerenciar.

Na página inicial do Painel (wp-admin), você tem widgets administrativos que podem ser removidos ou mudados de posição. Você tem um widget especial de boas vindas com alguns links úteis. E, na parte superior direita você sempre vai encontrar o recurso de “opções de tela” e ajuda. além disso, você tem os links para editar seu perfil de usuário e sair.

Para criar um post no WordPress é extremamente simples usando seu editor visual TinyMCE. Este editor tem todos os principais recursos de texto de um editor moderno. Você tem uma aba para editor em modo texto que permite editar o código HTML.

Na página de edição do conteúdo você encontra ainda vários recursos de publicação, categorias de posts, formatos, etc, ainda pode adicionar mídias, ainda com recurso nativo para embedar conteúdos de mídias sociais. Se você quiser incorporar um vídeo ao seu conteúdo, basta adicionar a URL do Youtube, por exemplo, e o WordPress incorpora o vídeo automaticamente.

Sobre os recursos de publicação, você pode alterar o status, fazer um agendamento e visualizar antes da publicação. Além disso, você ainda encontra no editor um recurso para escrever sem distrações, que esconde todos os elementos da página, exceto o editor, para que você possa se concentrar na criação.

Se você quiser adicionar mídias internamente, como imagens por exemplo, você utiliza a biblioteca de mídia. Basta clicar num botão, selecionar ou enviar a mídia e adicioná-la onde quiser dentro do conteúdo.

Para editar um post ou página criada, basta ver na listagem e clicar no link “editar” para voltar para tela de edição de conteúdo.

Joomla

Enquanto o painel do WordPress não evolui muito, em se tratando de estrutura, o painel do Joomla tem sofrido mudanças com o passar do tempo. Você encontra um menu superior com acesso a todos os recursos que precisa gerenciar. na página inicial do painel você encontra links para os principais recursos disponíveis.

Você sempre encontra na parte superior direito um link de ajuda, além também dos links de edição da conta e logout. Quando você estiver gerenciando os recursos, você terá botões de ação como Salvar e Cancelar.

Para criar posts e páginas no Joomla não é difícil, você terá um editor também intuitivo com recursos para adicionar mídias e formatar seu texto com os principais recursos disponíveis em editores modernos, além de também poder editar o HTML do conteúdo. O editor é o mesmo TinyMCE do WordPress, só que com uns detalhes diferentes.

Você tem opções de publicação similares às do WordPress, mas várias abas com vários recursos configuráveis. Inclusive você tem mais recursos aqui do que no WordPress, por exemplo, as opções de permissão do artigo.

Apesar de não ter recursos como pré-visualizar o artigo e modo sem distração, o editor de conteúdo do Joomla é mais completo, consequentemente, mais complexo. Agora, quando você estiver no gerenciador de artigos não se assuste com a quantidade de coisas por lá.

Conclusão

A parte da interface administrativa, no WordPress ou Joomla, é bem desenvolvida, intuitiva, simples de usar e se torna cada vez mais fácil à medida que você utiliza o painel no dia-a-dia.

Neste quesito não daria para dizer qual é melhor, apesar do WordPress ser mais simples. O Joomla hoje oferece uma interface limpa e facilita o acesso à todos os recursos importantes.

WordPress é simples e ótimo para publicação de conteúdo. É tranquilo encontrar seus conteúdos e editá-los, assim como pré-visualizá-los e publicá-los.

Criar conteúdo com Joomla é fácil também. Neste ponto não difere tanto do WordPress. Agora gerenciar os conteúdos que você cria já não é tão intuitivo quanto no WordPress. Você vai sentir nitidamente o quão mais fácil de usar é o WordPress.

Segurança e Manutenção

WordPress ou Joomla, ambos são seguros, tanto quanto são alvos de ataques de hackers.

Falei recentemente que o WordPress é seguro, e você precisa ler este post. Mas, resumindo para você, o WordPress é seguro, assim como o Joomla é seguro. Agora, as medidas de segurança que você adota é que vão definir o nível de vulnerabilidades do seu site.

WordPress

Como falei o WordPress é seguro, mas você é responsável por sua própria segurança, especialmente sobre a sua manutenção. Com o WordPress é simples aumentar a segurança. Você pode aplicar umas táticas, instalar plugins ou contratar serviços online que vão proteger seu site. E a boa notícia é que há muitos recursos disponíveis.

A manutenção basicamente refere-se às atualizações e backups. Com o WordPress é simples fazer isso utilizando uma configuração simples para atualizações automáticas e com plugins que podem fazer backups regulares automáticos.

Joomla

Joomla é seguro, assim como o WordPress. Agora, se você optar pelo Joomla, também será responsável por sua segurança e manutenção.

Para o Joomla você também vai encontrar várias extensões gratuitas e pagas que podem intensificar a segurança do seu site. Você pode facilmente deixar seu site seguro somente usando extensões.

As atualizações do core do Joomla também são frequentes e você pode receber notificações sobre elas. Você vai clicar, escolher a atualização e instalar.

Conclusão

WordPress ou Joomla possuem uma tonelada de recursos, plugin e extensões de segurança e ambos requerem sua atenção à manutenção. Mas, neste quesito, tudo igual.

Resumindo… WordPress ou Joomla?

WordPress

Prós

WordPress é fácil de usar, intuitivo, tem milhares de plugins e temas, é seguro, simples de manter e atualizar, tem uma comunidade de desenvolvedores brilhante trabalhando arduamente para torná-lo cada vez melhor e é completamente editável.

Contras

WordPress é o mais popular e todos os pontos a favor fazem com que ele seja um grande alvo de ataque para hackers, mas nada que não possa ser bastante amenizado com alguns plugins e táticas de segurança.

Sobre a edição, você precisa ter conhecimento de PHP, HTML, CSS e JavaScript para tirar todo proveito do CMS. Além disso, os plugins são uma tentação e você tem dificuldade para manter apenas poucos instalados, com isso, seu site acaba perdendo desempenho, também pode ser resolvido com plugins de desempenho.

Conclusão

WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo e isto é um bom indicativo. É fácil de gerenciar, personalizar e publicar conteúdo. É mais simples para publicação e gestão de conteúdo do que o Joomla. Se você pensa em criar um blog, escolha o WordPress sem medo de errar. Mas, isto também não quer dizer que você não possa criar uma loja virtual, um site portfólio, site de membros ou um site mais complexo com o WordPress. Na verdade, qualquer tipo de site que você queira lançar, pode ser feito com WordPress.

Eu diria que as grandes vantagens sobre o Joomla são sua flexibilidade e facilidade de uso.

Joomla

Prós

Joomla tem um painel também intuitivo, tem milhares de extensões e templates, tem uma grande comunidade ativa, tem suporte e um sistema geral bem estruturado. É fácil de manter, atualizar, e oferece muitos recursos avançados.

Contras

Você não terá a mesma flexibilidade do WordPress, estará bem mais limitado para personalizações e edições, suas melhores extensões geralmente são pagas, e é comum haver incompatibilidade de versão entre o Joomla e as extensões. Para um iniciante é bem mais complexo.

Conclusão

O Joomla é uma ótima opção para sites complexos e com muito conteúdo. Para blogs e sites mais simples, não recomendo. Se você precisa de recursos mais avançados, vá de Joomla sem medo. Você vai encontrar muitas extensões e mesmo as pagas fazem valer a pena pela funcionalidade.

O que pode parecer uma desvantagem pode ser uma vantagem em alguns casos, que é a sua complexidade.

WordPress ou Joomla, qual você escolhe?

Sinceramente, detesto aqueles posts que você lê e no final da quase sempre empate ou você que precisa escolher com base no que foi dito. Mas, os dois CMSs são incríveis. Já trabalhei com o Joomla por alguns anos e atualmente 99% dos projetos que desenvolvo são baseados em WordPress.

Meu critério para escolha do WordPress foi sempre pela flexibilidade e facilidade de uso. Quando digo facilidade de uso, não penso somente em meu uso, porque trabalho com web há mais de 15 anos, então, mesmo o Joomla não é difícil pra mim. Eu me refiro à todas as pessoas que precisam utilizá-los, no meu caso, em especial, os meus clientes.

Se você tiver um projeto muito complexo, avalie o WordPress e se achar que falta alguns recursos que nem os plugins disponíveis atendem, analise o Joomla. Se o Joomla atende com o que há disponível, vá sem medo. Agora, se ambos precisam de recursos personalizados a serem desenvolvidos, considere optar pelo WordPress. WordPress é mais fácil de personalizar, criar, editar, de encontrar programadores, suporte, etc.

Se você gosta de desafios, de complexidade, escolha o Joomla. Se você quer pôr em prática suas ideias ou lançar rapidamente seus projetos baseados na web, vá de WordPress.

Agora, me conte nos comentários se você já usou WordPress ou Joomla? Qual foi sua experiência ou opinião sobre eles? O que você acha que eu esqueci de falar neste post? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

Até o próximo

 

0 responses on "WordPress ou Joomla? Qual é o melhor para você"

Deixe sua mensagem

Copyright © WP24Horas. Todos os direitos reservados.  Desenvolvido por M3 Marketing Digital
X