Menus de configuração no Painel de Administração

  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

WordPress é Gratuito? A Verdade Revelada

Depois de treze anos, muita gente ainda pergunta se o WordPress é Gratuito. São centenas de pessoas todos os meses fazendo esta pergunta ao tio Google. Afinal, será que realmente é possível criar um site, criar um blog de graça utilizando o WordPress?

Deixe-me esclarecer de uma vez por todas se criar um site WordPress é de graça ou não.E, a resposta mais simples para esta pergunta é: Sim, o WordPress é gratuito e de código-aberto (open-source).

Alguns complementam a pergunta inicial: Mas, por que o WordPress é gratuito? Então, vamos ver alguns detalhes sobre esta incrível plataforma que atinge cada vez mais pessoas.

Por que o WordPress não é vendido?

Muita gente também pergunta: por que as pessoas e empresas envolvidas no WordPress não o vendem? Já que ele é uma ferramenta tão boa, por que não é vendido? Isto talvez até acontecesse se apenas um indivíduo ou empresa fossem detentores do WordPress.

WordPress é um projeto mantido por uma comunidade de milhares de pessoas que trabalham colaborativamente na sua atualização. Existem alguns especialistas que estão a frente do desenvolvimento, mas qualquer mero mortal pode contribuir.

Talvez você até queira entender a filosofia por trás deste tipo de trabalho colaborativo, mas vamos avançar na conversa.

 

WordPress é gratuito

 

WordPress é Gratuito Mesmo?

Gratuito sim, livre de direitos autorais não. O WordPress é desenvolvido sob uma licença (GPL) que permite que você possa usar, modificar e distribuí-lo livremente.

WordPress é gratuito para você baixar e usar. Ou, se preferir, você pode optar pela versão oferecida por WordPress.com, que oferece o WordPress de graça sem custos envolvidos, caso opte pelo padrão e não precise utilizar recursos extras que custam dinheiro.

Se optar pela versão WordPress.org, você poderá baixar, mas, para usar online, você vai precisar de um servidor de hospedagem e, preferencialmente, um nome de domínio.

Conheça as diferenças reais do WordPress.org e WordPress.com.

Agora, independente de escolher a versão auto-hospedada ou se preferir usar o “.com”, mesmo pagando por alguns recursos, o custo será relativamente baixo. Como falei, você terá basicamente o custo anual do domínio e o custo da hospedagem.

O WordPress, como você deve saber, trabalha com plugin e temas. Você vai encontrar milhares deles totalmente gratuitos no diretório oficial. Entretanto, se você busca soluções mais completas, temas mais atraentes, plugins mais completos e suporte, você precisará comprar alguns destes itens.

Marca Registrada

O WordPress é grátis para usar e está sob a licença GPL, no entanto, as palavras “WordPress”, “WordCamp” e o logotipo oficial do WordPress são marcas registradas da WordPress Fundation. Isto quer dizer por exemplo, que você não poderia usar a palavra “wordpress” no seu domínio.

É por isso que este site tem o domínio “wp24horas.com.br” e não wordpress24horas. Assim, qualquer site, curso ou recurso que utilize “wordpress” em seu domínio demonstra o quanto alguém não sabe sobre o WordPress – então sai fora quando vir.

Como as Pessoas Ganham Dinheiro com WordPress?

WordPress é Gratuito e isto abre portas, cria oportunidades, já que, sendo de qualidade, terá o interesse de uma massa. Assim, é fácil encontrar produtos e serviços baseados no WordPress.

Começando com o WordPress.com que é mantido pela Automatic do Matt Mullenweg, co-fundador do WordPress, que cobra taxas de upgrade caso você queira estender os recursos oferecidos, como ter um nome de domínio próprio, por exemplo.

Se você é desenvolvedor, pode fazer como milhares de outros que criam plugins e temas para WordPress. É um mercado muito aquecido e que movimenta milhões de dólares, inclusive com materiais de estudo: livros, cursos, treinamentos, etc.

Se você preferir, pode fazer como outros que prestam serviços ligados ao WordPress, como suporte e consultoria para implementação de recursos e solução de problemas.

Temos ainda todo mercado de desenvolvimento de sites, onde agências como a M3 Marketing Digital, cria sites altamente profissionais utilizando o WordPress. E, o legal disso é que você obtém uma ferramenta incrível pagando menos, já que todo o Core do Site utilizará o WordPress.

Conclusão

A resposta para a grande dúvida se o WordPress é gratuito, é um satisfatório SIM!

Você entendeu que pode ser necessário registrar um domínio, contratar uma hospedagem e até comprar plugins e temas, mas mesmo assim ainda é muito vantajoso utilizar o WordPress.

Se você está curioso mas ainda não tem nenhum ou quase isso de conhecimento sobre o WordPress, ainda pode instalá-lo e começar a utilizar pois é extremamente intuitivo.

Baixe uma cópia agora ou crie uma conta no WordPress.com, o que achar mais fácil. Em seguida, volte aqui para comentar a respeito do que achou, combinado?

Se você utilizar outro CMS ou outra tecnologia para criar seus projetos digitais, deixe seu comentário abaixo. Se você tem opiniões a respeito, idem. Se você já usou o WordPress, conte-nos como foi sua experiência, seus custos, e se acha que valeu a pena.

Espero que tenha gostado deste post simples, mas criado para esclarecer uma dúvida bem pontual da comunidade.

assinatura-asllan-maciel

0 responses on "WordPress é Gratuito? A Verdade Revelada"

Deixe sua mensagem

Copyright © WP24Horas. Todos os direitos reservados.  Desenvolvido por M3 Marketing Digital
X