Menus de configuração no Painel de Administração

  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

WordPress é bom? 9 Pontos que mostram que sim

Muita gente se pergunta se o WordPress é bom, se é adequado para o seu negócio ou projeto, se ele não é apenas para criar blogs, se é realmente gratuito e muitas outras dúvidas que pretendo esclarecer aqui neste post.

Se alguém me perguntasse um tempo atrás: WordPress é bom? Talvez minha resposta imediata seria: Depende! No entanto, hoje em dia me arrisco a dizer um fervoroso sim. Por quê? Porque o WordPress é capaz de atender a praticamente todo tipo de projeto baseado na internet e até em intranet.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o WordPress e por que ele é bom para você.

É fato: O WordPress é atualmente a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo (CMS), com 51% do mercado de CMS e 48% de todos os sites no mundo. A gente tá falando de uns 80 milhões de sites. Será que é porque o WordPress é bom? Será que ele é tão popular porque é realmente bom?

 

BuiltWith-CMS-WordPress

 

O que poderíamos definir como bom? O fato do WordPress ser gratuito e open-source? Poder criar qualquer site com WordPress? Por ser tão otimizado para SEO? Ou por ser fácil de usar? Fácil de personalizar? Por ter uma vasta comunidade que se ajuda para resolver os problemas mais comuns? Será que é seguro? Será que suporta todo tipo de conteúdo? Será que seria fácil integrá-lo com ferramentas de terceiros?

Pretendo com este post, mostrar alguns motivos que farão você achar que o WordPress é bom e querer usá-lo no seu próximo site.

Antes de detalhar alguns motivos, aqui estão mais alguns números incríveis do WordPress:

  • Mais de 140 milhões de downloads dos temas gratuitos disponíveis;
  • Mais de 50.000 sites sendo lançados diariamente;
  • Mais de 409 milhões de pessoas vendo mais de 20 bilhões de páginas;
  • Mais de 25 milhões de arquivos sendo enviados para o WordPress.com.

Acho que já deu para perceber que este barco vai muito bem e que você deveria estar nele, certo? Então, vamos falar um pouco sobre 9 motivos

Motivo#1: WordPress é gratuito e código-aberto (open-source)

Se você não sabe o que é Open-Source: Código aberto, ou open source em inglês, é um modelo de desenvolvimento que promove um licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto, e a redistribuição universal desse design ou esquema, dando a possibilidade para que qualquer um consulte, examine ou modifique o produto – Segundo a Wikipedia

Resumindo, WordPress é open-source porque você pode modificar seu código-fonte que é disponibilizado gratuitamente.

Há basicamente duas versões gratuitas do WordPress disponíveis em WordPress.org e WordPress.com. A principal diferença é que o WordPress.org vai oferecer gratuitamente o software (conjunto de arquivo), no entanto, você precisará de um servidor para hospedá-lo, podendo assim ter custos relacionados. Já o WordPress.com, vai oferecer o mesmo software sob termos de uso, mas com hospedagem gratuita e acessível através de um sub-domínio.

Então, o WordPress é bom porque você pode usar, editar, redistribuir, depois de baixá-lo do site oficial. E, se você optar por usar a versão auto-hospedada (WordPress.org) e decidir contratar um serviço de hospedagem, é bem provável que este provedor ofereça a você uma ferramenta para instalar o WordPress com poucos cliques.

Dependendo da sua necessidade, você pode querer usá-lo no seu computador local, o que é relativamente fácil de fazer também. Você pode decidir trabalhar localmente e depois migrá-lo para internet.

Motivo#2: Criar qualquer tipo de Site com WordPress

Você pode ter ouvido que o WordPress era uma ferramenta para criar blogs, e pode ser até que já tenha sido mais utilizado para este fim no início. Hoje, é muito mais do que uma plataforma de criação de blog. Você terá muita flexibilidade para criar qualquer tipo de site com WordPress.

Terá a sua disposição uma tonelada de temas e plugins, que oferece a versatilidade e as funcionalidades que você vai precisar para criar um site.

Você pode, por exemplo, criar um e-commerce usando um tema qualquer que suporte um plugin de e-commerce como o mais comum, o WooCommerce. Este plugin oferece uma solução completa para comércio eletrônico, e mais, mesmo que seja um e-commerce de médio ou grande porte.

Você terá um sistema completo de gerenciamento de conteúdo e usuários com diferentes níveis de permissão para criar:

  • Um site e-commerce
  • Um blog
  • Um site de vídeos
  • Um site de reservas
  • Um site de portfólio
  • Um site de anúncios
  • Um site de membros
  • Um fórum
  • Um site de base de conhecimento (Wiki)
  • E muito mais…

Motivo#3: WordPress é otimizado para SEO

SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar seu site para os buscadores, como o Google e Bing. O WordPress leva isto a sério e é um CMS que pretende atender aos parâmetros que os motores de busca exigem.

Você terá aliados como os plugins de SEO para ajudar a melhorar ainda mais sua relevância para os motores de busca.

Alguns dos critérios mais importantes que o WordPress busca validar:

  • Desempenho do Site: A velocidade de carregamento é um fator bem importante que o WordPress considera bastante. Você ainda encontra plugins que otimizam ainda mais o desempenho do seu site WordPress.
  • Coding Standard: Padrão de codificação do WordPress é top! Tem uma comunidade de desenvolvedores sérios trabalhando nisso.
  • Sitemap XML: Você consegue gerar e enviar facilmente, para ajudar os motores de busca a entender melhor a estrutura e conteúdo do seu site.
  • Navegabilidade: Você tem um sistema otimizado de menus com níveis no WordPress.
  • Otimização de Imagens: Além de poder editar atributos de título (Title) e texto alternativo (Alt), o WordPress já insere para você. Você pode ainda querer editar em massa ou até otimizar ainda mais suas imagens, utilizando alguns plugins.
  • Integração com Mídias Sociais: Os motores de busca estão valorizando cada vez mais o tráfego a partir das redes sociais. Integrá-las com o WordPress é muito fácil.
  • Experiência do Usuário: o WordPress é otimizada para cross-browser (funcionar em diversos browsers, os mais comuns pelo menos). Além disso tanto o painel administrativo quanto a maioria dos temas são totalmente responsivos, oferecendo suporte para a maioria dos dispositivos, sistemas e navegadores.

Motivo#4: WordPress é fácil de usar

Acredito que um dos fatores cruciais da popularização do WordPress é o fato de ser fácil de usar. Mesmo sem conhecimento técnico algum você será capaz de criar e gerenciar sites em WordPress. E, se tiver dificuldades, é bem provável que alguns poucos tutoriais o ajudem.

Depois de instalado, você vai se ambientar rápido com o WordPress. Terá recursos à mão, tais como: ferramenta de publicação de posts e páginas, gerenciamento de usuários, comentários, configurações e etc.

Motivo#5: WordPress é customizável

Você já conta com boas opções de personalização, mesmo em temas simples e gratuitos. Os temas mais sofisticados oferecem painéis de personalização intuitivos, para você deixar seu site exatamente como espera que ele fique, ou até melhor.

Você pode começar com o tema e personalizar cores, design e quase todos os recursos visuais. Atualmente, existem muitos construtores de páginas (Page Builders), como o Visual Composer, que permite criar páginas visualmente. Além disso, existem plugins que oferecem ferramentas e elementos de arrastar e soltar (Drag and Drop).

Não precisa ser um expert para conseguir um bom nível de personalização, mas quanto mais conhecimento e experiência, mais personalizados serão seus sites. Você terá a sua disposição os painéis de personalização e, em um nível mais avançado, a possibilidade de editar a codificação para explorar novos níveis de customização.

Motivo#6: Suporte online

Não é difícil de encontrar solução para seus problemas com WordPress nas várias comunidades online, começando do fórum oficial do WordPress, com milhões de soluções disponíveis para os problemas dos usuários.

Você tem, em muitos casos, o suporte do desenvolvedor do plugin ou tema, e além disso, pode perguntar livremente e, geralmente, obter uma resposta totalmente válida para sua questão.

Motivo#7: WordPress é bom porque é Seguro!

Diferente do que muita gente pensa, o WordPress tem um nível alto de segurança. Mas, como qualquer sistema que possua ¼ dos sites utilizando-o, terá sempre hackers tentando explorar cada brecha que possa existir.

Você precisa entender que isto é normal e não se preocupar. O que você tem a fazer, basicamente, é manter seu site atualizado (WP, plugins e tema) e fazer backups regularmente.

Poderíamos dizer que a grande maioria dos ataques bem sucedidos são culpa do próprio usuário e sua falta de conhecimento, e as vezes até bom senso.

Existem muitos métodos de segurança para WordPress, mas aqui estão os mais comuns:

  • Use plugins que fecham brechas e aumentam a segurança do WordPress;
  • Baixe plugins e temas apenas de sites confiáveis;
  • Atualize sua plataforma regularmente;
  • Backups automáticos e regulares.

Motivo#8: Trabalhe com vários tipos de mídia

WordPress oferece muito mais do que um simples editor de texto. Ele suporta imagens, vídeo, áudio, entre outros formatos. Você pode inserir manualmente com poucos cliques ou embedar conteúdo de mídias sociais como Youtube, Slideshare, Soudcloud, etc, facilmente.

Além de poder inserí-los, tornando seu conteúdo muito mais relevante, você pode editar algumas mídias que faz upload no WordPress.

Motivo#9: Integração com ferramentas

WordPress possui recursos nativos de integração, como os das mídias que citei acima. Mas, além disso, você tem uma biblioteca de plugins de integração com quase todo tipo de ferramenta baseada na web.

Basta instalar um plugin para ter funcionalidades extras que algumas destas ferramentas oferecem. Por exemplo, você pode querer inserir um formulário de optin para alimentar uma lista de e-mails de um serviço de e-mail marketing, como MailChimp.

WordPress é bom e tá ficando ainda melhor

Eu citei apenas 9 motivos para achar o WordPress incrível, mas o WordPress, assim como sua comunidade, evolui dia a dia. O WordPress está cada vez mais intuitivo, oferece cada vez mais recursos e aprimora seu sistema a cada nova versão.

Acredito que é um caminho sem volta – cada vez mais sites adotarão o WordPress. Se ele será o único no futuro ou se terá um concorrente à altura eu não sei, mas atualmente é o melhor software para criação de sites.

Você usa ou já usou o WordPress em algum projeto? Conte-nos como foi! Ou, se tem alguma dúvida de que ele é bom, deixe também nos comentários abaixo.

Espero que compartilhe seus pensamentos nos comentários e que tenha gostado deste post. Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e com seus amigos.

Até o próximo.

assinatura-asllan-maciel

0 responses on "WordPress é bom? 9 Pontos que mostram que sim"

Deixe sua mensagem

Copyright © WP24Horas. Todos os direitos reservados.  Desenvolvido por M3 Marketing Digital
X